6º Ano

segunda-feira, 14 de agosto de 2015 - 2ª semana

Prof.: Micheli
Disciplina: Matemática
Turmas: 600 e 601 
Assunto: Cálculo mental

Atividades

Jogos em flash













segunda-feira, 12 de agosto de 2015 - 2ª semana

Prof.: Micheli
Disciplina: Matemática
Turmas: 600 e 601 
Assunto: Cálculo mental

Atividades

Jogos em flash









 segunda-feira, 10 de agosto de 2015 - 2ª semana

Prof.: Lilia
Disciplina: Geometria
Turmas: 600 e 601 
Assunto: Unidades de medida


Medidas de Comprimento
 Sistema Métrico Decimal
Desde a Antiguidade os povos foram criando suas unidades de medida. Cada um deles possuía suas próprias unidades-padrão. Com o desenvolvimento do comércio ficavam cada vez mais difíceis a troca de informações e as negociações com tantas medidas diferentes. Era necessário que se adotasse um padrão de medida único para cada grandeza. 
Foi assim que, em 1791, época da Revolução francesa, um grupo de representantes de vários países reuniu-se para discutir a adoção de um sistema único de medidas. Surgia o sistema métrico decimal.


 Metro
A palavra metro vem do gegro métron e significa  "o que mede". Foi estabelecido inicialmente que a medida do metro seria a décima milionésima parte da distância do Pólo Norte ao Equador, no meridiano que passa por Paris. No Brasil o metro foi adotado oficialmente em 1928.

 Múltiplos e Submúltiplos do Metro
    Além da unidade fundamental de comprimento, o metro, existem ainda os seus múltiplos e submúltiplos, cujos nomes são formados com o uso dos prefixos: quilo, hecto, deca, deci, centi e mili. Observe o quadro:

Múltiplos
Unidade
Fundamental
Submúltiplos
quilômetro
hectômetro
decâmetro
metro
decímetro
centímetro 
milímetro
km
hm
dam
m
dm
cm
mm
1.000m
100m
10m
1m
0,1m
0,01m
0,001m
   
 Os múltiplos do metro são utilizados para medir grandes distâncias, enquanto os submúltiplos, para pequenas distâncias. Para medidas milimétricas, em que se exige precisão, utilizamos:
mícron (µ) = 10-6 m
angströn (Å) = 10-10 m
    Para distâncias astronômicas utilizamos o Ano-luz (distância percorrida pela luz em um ano):
Ano-luz = 9,5 · 1012 km

    O pé, a polegada, a milha e a jarda são unidades não pertencentes ao sistemas métrico decimal, são utilizadas em países de língua inglesa. Observe as igualdades abaixo:

=
 30,48 cm
Polegada
=
 2,54 cm
Jarda
=
 91,44 cm
Milha terrestre
=
 1.609 m
Milha marítima
=
 1.852 m
Observe que:
1 pé = 12 polegadas
1 jarda = 3 pés

Para as medidas de tamanho ou comprimento, utilizamos como unidade o metro, seus múltiplos e submúltiplos:

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/pesos-e-medidas-grandeza-e-unidades-de-medida.htm

Pesquisas

http://ajudandoosfilhosnaescola.blogspot.com.br/2012/10/unidades-de-medidas-aguarde-breve-as.html

 Unidades de Medida de Capacidade

http://www.escolakids.com/unidades-de-medida-de-capacidade.htm

 Conhecendo as Medidas de Massa

Medidas de Volume e Capacidade

http://www.escolakids.com/medidas-de-volume-e-capacidade.htm

Atividades

Quiz

Medidas de comprimento



Fonte: http://www.escolagabrielmiranda.com.br 

Nível fácil

Nível difícil
Só Matemática
http://www.somatematica.com.br/soexercicios/medidasc.php

Estudamos.com

Resolução de problemas 

Exercício online – Unidades de medida de comprimento (o metro)


http://www.auladoguto.com.br/exercicios-online-de-matematica/exercicio-online-unidades-de-medida-de-comprimento-o-metro





sexta-feira, 06 de agosto de 2015 - 1ª semana


Prof.: Christian
Disciplina: Educação Artística
Turmas: 600 e 601 
Assunto: Pesquisa sobre a Pesca Artesanal no município de São Pedro da Aldeia



quinta-feira, 06 de agosto de 2015 - 1ª semana

Prof.: Bárbara
Disciplina: Geografia
Turmas: 600 e 601 
Assunto: Planeta Terra

Vídeos no youtube

Documentário- A origem do Planeta Terra

Rotação da Terra - O que é dia e o que é noite

As estações do ano







segunda-feira, 13 de julho de 2015 - 3ª semana

Prof.: Lilia
Disciplina: Geometria
Turmas: 600 e 601 
Assunto: Quadriláteros

Quadrilátero
  Definição:
Quadrilátero é um polígono de quatro lados.

Quadrilátero ABCD
   Em um quadrilátero, dois lados ou dois ângulos não-consecutivos são chamados opostos.

  Elementos
   Na figura abaixo, temos:
Quadrilátero ABCD
Vértices:  A, B, C, e D.
Lados:
Diagonais:

Ângulos internos ou ângulos do
quadrilátero ABCD: .
   Observações
  1. Todo quadrilátero tem duas diagonais.
  2. O perímetro de um quadrilátero ABCD é a soma das medidas de seus lados, ou seja: AB + BC + CD + DA.


   Côncavos e Convexos
    Os quadriláteros podem ser convexos ou côncavos.
   
Um quadrilátero é convexo quando a reta que une dois vértices consecutivos não encontra o lado formado pelos dois outros vértices.
Quadrilátero convexo Quadrilátero côncavo


youtube.com/matematicatiago







Atividade no Writer

1. (Material de referência – Prova Brasil)

Alguns quadriláteros estão representados nas figuras abaixo. Qual desses quadriláteros possui apenas um par de lados paralelos?


2. (Simulado Sistemas Abril – Prova Brasil)

Na foto abaixo, foi destacado o contorno de um quadrilátero em linha grossa preta.




Este quadrilátero é um

A) trapézio.
(B) retângulo.
(C) paralelogramo.
(D) losango.


Atividade online 

 
 
quinta-feira, 18 de junho de 2015 - 3ª semana


Prof.: Dailton
Disciplina: Educação Física
Turmas: 600 e 601 
Assunto: Futsal
Pesquisar na Internet e responder no Writer
  1. O que é futsal?
  2. O que significa a palavra futsal?
  3. Existem duas versões para a criação do futsal, explique as duas versões.
    Marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
    ( ) Juan Carlos Ceriani foi professor da ACM ( Associação Cristã de Moços) em São Paulo.
( ) O futebol de salão começou a ser praticado no Brasil no estado do Rio de Janeiro.
( ) Habib Maphuz criou a primeira entidade de futebol de salão do mundo.
( ) O Brasil conquistou em 2008 o título do mundial de futsal no Rio de Janeiro.
( ) Brasil e e Uruguai dizem que criaram o futebol de salão .
( ) A bola só está fora de jogo quando ultrapassa completamente as linhas da quadra.

3- Explique como é a regra do cartão vermelho em uma partida de futebol de salão ?
4- o que representa as datas de 1956 e 1989 para o futebol de salão?
5- O termo “esporte da bola pesada” foi criado por quê?
6- Explique como se deu a origem do futebol de salão, independentemente de onde teria surgido.
7- Qual o tempo oficial do jogo?
8- Como é jogado o jogo de futsal?
9- Quantos jogadores são no futsal?
10- Quais são as regras do futsal?
11- Onde se inicia o jogo?
13- Qual o objetivo do jogo?
14- Qual as posições dos jogadores no futsal?
 


terça-feira, 14 de abril de 2015 - 3ª semana

Profª.: Cristina
Disciplina: Produção textual
Turmas: 600 e 601 
Assunto: Texto informativo para HQ 

Como fazer uma História em Quadrinhofazer uma História emadrinhos
Dicas de Evelyn Heine 
 http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html

Atividade 
Transformar o texto abaixo em HQ


TER CUIDADO COM A INTERNET

Há pessoas que usam tanto a Internet que passa horas conectadas em rede na frente de um computador. Isso não é bom, porque elas deixam de realizar muitas outras atividades fundamentais, como se relacionar com a família e falar com amigos.

É necessário estar atento, pois nem sempre a informação que encontramos na Internet é real.

Nos jornais, no rádio e na TV, a veracidade da informação é de responsabilidade dos jornalistas e diretores que respondem pelas consequências de uma informação falsa. No entanto, com a Internet, não é bem assim. Por ser um meio de comunicação sem restrições, qualquer pessoa pode passar mensagens e há quem se aproveita dessa liberdade divulgando informações falsas ou enganosas.

 Ana Teberosky e Cesar Coli
Aprendendo Português, São Paulo; Ática,2000. 
 
segunda-feira, 13 de abril de 2015 - 3ª semana

Prof.: Everaldo

Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 600 e 601 
Assunto: Interpretação de texto

09 DICAS PARA MELHORAR A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

01) Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;
02) Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura;
03) Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos duas vezes;
04) Inferir;
05) Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
06) Não permitir que prevaleçam suas ideias sobre as do autor;
07) Fragmentar o texto (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
08) Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
09) O autor defende ideias e você deve percebê-las;


 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO





Profª.: Lilia

Disciplina: Geometria
Turmas: 600 e 601 

Assunto: Sólidos geométricos

VÍDEOS

Figuras  geométricas
https://www.youtube.com/watch?v=yMykwKILNCk

Sólidos geométricos para criação de embalagens

Planificação dos cubos


Planificação das pirâmides

Sítio da Matemática
http://www.sitiodosmiudos.pt/matematica/default.asp?url_area=E

Atividades












terça-feira, 01 de abril de 2015 - 1ª semana

Profª.: Rose Mary
Disciplina: Língua Inglesa
Turma: 601 
Assunto: Cores e Substantivos


Jogo das Cores




 Pintando com a cor correta.




 Diversão com balões coloridos




 Rachacuca


 Teste



Jogo Identificando o nome dos objetos




Pepa



 Cruzada dos animais


 Cruzada dos utensílios domésticos
Encontrando objetos
 Encontrar palavras

 
segunda-feira, 31 de março de 2015 - 5ª semana

Profª.: Mariana

Disciplina: Ciências
Turma: 600 
Assunto: Lagoa de Araruama 
Iriruama Iraruama Araruama


Lagoa de Araruama





Como salvar uma lagoa?





Esgoto ameaça qualidade da água da Lagoa de Araruama





Programa "EXPEDIÇÕES" - Lagoa de Araruama








segunda-feira, 31 de março de 2015 - 5ª semana

Profª.: Ane Kele

Disciplina: Geografia
Turma: 601 

Assunto: Pesquisa


quinta-feira, 19 de março de 2015 - 3ª semana





Prof.: Christian
Disciplina: Ed. Artística
Turma: 601 

Assunto: Arte Egípcia



quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015 - 4ª semana

Turma: 600

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 -  4ª Semana 

Turma: 601        

Exibição do filme: Prova de Fogo - Uma História de Vida


         Assistir ao filme Prova de Fogo, no Projetor Interativo Multimídia.
          Ø Em seguida pedir que os alunos relatem oralmente e em forma de produção o         que  entenderam do filme;
        _ Perceber que um bom relacionamento depende de uma boa convivência com o             próximo.
        _ Reconhecer o valor da amizade, cooperação e perseverança;
         Ø Listar atitudes importantes que devemos  ter com os outros.

  

quinta-feira, 13 de novembro de 2014 -  2ª Semana 




Prof.: Wuanderson
Disciplina: Matemática
Turma: 600         
Assunto: Porcentagem



Aprenda as ideias iniciais


Atividades



quinta-feira, 16 de outubro de 2014 -  3ª Semana 




Prof.: Dailton

Disciplina: Educação Física

Turma: 600         
Assunto: Oficina de Xadrez


terça-feira, 30 de setembro de 2014 -  5ª Semana 




Profª.: Renata
Disciplina: História
Turma: 600         
Assunto: Eleições simulada


Utilizando o Software Educativo Aperta Quem com as funções:


Cadastro de candidatos com nome e número; 


Botões: CONFIRMA, BRANCO E CORRIGE


Impressão de relatório em PDF.
 

sexta-feira, 24 de setembro de 2014 -  4ª Semana 


Profª.: Flávia
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 600         
Assunto: Artigo


Se organizem em grupos de três componentes e acompanhem  a canção "Criança não Trabalha",

Criança Não Trabalha                       

Lápis, caderno, chiclete, peão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão

Bola, pelúcia, merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga no pão

Giz, merthiolate, band aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca,
Botão. pega-pega, papel papelão

Criança não trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha

1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez

Em seguida, responda no BROffice Writer  as questões:

1º)  Os substantivos não estão acompanhados por outros elementos, como, por exemplo, o lápis, a bola. Por que isso teria acontecido?

2º) Que elementos da língua acompanharia os substantivos abaixo, determinando-os em: feminino/masculino; singular/plural?

 lápis: ____________________;

chiclete: _____________________;

peão: ___________

Sol:___________________;

bicicleta:____________________

skate:_____________

calção:________________;

esconderijo:_______________;

avião:_______________

 tambor:________________;

jardim:_________________

bola:____________________

lápis:  ________________

cadarço: ________________
 

Atividades sobre artigos com texto de Monteiro Lobato

Leia o diálogo entre Emília e Quindim (capítulo VII – Artigos e Numerais – p. 41 e 42), de Monteiro Lobato.

   — E naquela casinha minúscula? — perguntou Emília. — Quem mora lá?
   — Lá moram o A, o O, o Um, Uma, umas pulgas de palavrinhas, mas que apesar disso são utilíssimas. A gente não dá um passo sem usá-las. São os ARTIGOS.
   — Para que servem?
   — Para individualizar um Nome. Individualizar quer dizer marcar um entre muitos. Quando a gente diz: A menina do nariz arrebitado, aquele A do começo marca, ou individualiza, esta menina que está aqui, esta neta de Dona Benta — e não uma menina qualquer. Tudo já fica muito diferente se dissermos: Menina do narizinho arrebitado — sem o A, porque então já não estaremos marcando estazinha aqui. O artigo Um também individualiza. Em Um Macaco, o Um individualiza, ou marca, um certo macaco entre toda a macacada.
   — Mas Um Macaco não diz qual é o macaco. Um Macaco pode ser este ou aquele — objetou Emília.
   — Por isso mesmo o O e o A recebem o nome de Artigos DEFINIDOS, e o casalzinho Um e Uma recebem o nome de Artigos INDEFINIDOS. O Artigo O é Definido porque marca com certeza; o Artigo Um é Indefinido porque marca sem certeza.
   — A coisa é um tanto complicada; mas sem explicar eu entendo melhor do que explicado demais. Vamos adiante.

Lendo e conversando

Vamos recordar o que acontece no diálogo entre Emília e Quindim? Escrevam em seu caderno as perguntas a seguir:
1.       Quem mora naquela casinha minúscula?
2.       O que são as pulgas do texto e por que foram chamadas de pulgas?
3.       O que o texto diz sobre a função destes elementos na nossa língua?
4.       Que explicação é dada sobre os artigos definidos e indefinidos? Tente elaborar um conceito com suas próprias palavras, demonstrando compreensão do que foi explicado no trecho.

ESTUDOS GRAMATICAIS – ARTIGO

Chamamos de artigo a palavra variável que colocamos antes do substantivo para indicar, ao mesmo tempo, seu gênero e seu número.
O artigo é classificado como:
a) Definido: o, a, os, as;                                    b) Indefinido: um, uma, uns, umas.

Fonte: http://keylapinheiro.blogspot.com.br/ Descrição: Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Obs.: a turma foi dispensada pela direção.

sexta-feira, 15 de setembro de 2014 - 3ª Semana 
Profª.: Marciele
Disciplina: Ciências
Turma: 600         


terça-feira, 26 de agosto de 2014 - 4ª Semana 

Profª.: Christian
Disciplina: Ed. Artística
Turma: 600         
Assunto: Folclore da Região Sudeste



O que é Folclore

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

Região Sudeste (Documentário)


Folclore da Região Sudeste


Cultura do Sudeste


Aspectos Culturais da Região Sudeste



Atividade  
                                                                    


quarta-feira, 20 de agosto de 2014 - 3ª Semana 

Profª.: Flávia
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 600         
Assunto: Pronomes 


Pronomes pessoais
São os que indicam a pessoa gramatical.
Ex.: Ela estuda muito.
Pronomes possessivos
São os que acrescentam à pessoa gramatical uma ideia de posse.
Ex.: A minha caneta é melhor do que a tua.
Pronomes demonstrativos
São os que situam o elemento designado, relativamente às pessoas gramaticais. Podem situá-lo no espaço e no tempo.
Ex.: Este livro é meu, aquele é teu.
 Pronomes relativos
São os que se referem, por via de regra, a um termo anterior   (0 antecedente).
Ex.: Os livros que me deste são ótimos.
Pronomes interrogativos
São os que se empregam para formular uma pergunta direta ou indireta.
Ex.: Quem disse tal coisa?
Pronomes indefinidos
São os que se aplicam à 3ª pessoa gramatical, quando considerado de um modo vago e indeterminado.
Ex.: várias pessoas se queixam, algumas tinham razão.
Atividades
Pronomes demonstrativos


Pronomes pessoais


Pronomes possessivos

 

quarta-feira, 06 de agosto de 2014 - 1ª Semana 

Prof.ª: Rose Mary

Disciplina: Língua Inglesa

Turmas: 600                      

Assunto: Song Class


Atividades


1-CHOSSE THE CORRECT WORD:


It might seem CRAZY/LAZY what I’m about to say


Sunshine she’s here you can take a FRIEND/BREAK


I’m a hot air MOON/BALOON that could go to space


With the air, like I don’t care baby by the WAY/DAY


2- FILL IN THE BLANKS:


(Chorus)


Because I’m happy


Clap along if you fell like a ____________  without a roof


Because I’m happy
Clap along if you fell like happines is the ____________


Because I’m happy


Clap along if you know what ____________ is to you


Because I’m happy


Clap along if you __________ like that’s what you wanna do     


3-PUT THESE LINES IN ORDER:        


Yeah, well I should probably warn you I’ll be just fine (   )


Here come bad News talking this and that (   )


Yah, no offense to you don’t waste your time (   )


Yeah, give me all you got, don’t hold back (   )


Here’s why


(Chorus x2)


Happy, come on, bring me down


Happy, come on, bring me down


Love is too high to bring me down


Come on, bring me down


I said bring me down


Come on, bring me down


Love is too high to bring me down


Come on, bring me down


I said


Bring me down... can’t nothing...


Bring me down... your love is too high


Bring me down... can’t nothing...


Bring me down, I said (let me tell you now)


(Chorus x2)





segunda-feira, 04 de agosto de 2014 - 1ª Semana 



Prof.ª: Lydia
Disciplina: Produção Textual
Turma: 600  
Assunto: Alimentação saudável


Alimentação na Adolescência


Transtornos alimentares: entenda a bulimia e a anorexia



Atividades
O que escolher: alimentação saudável ou alimentação fast food? Por quê?

Qual alimentação é mais atraente? Por quê

Quais as consequências da alimentação fast food?

Organize um manual de alimentação saudável para a sua faixa etária.

Os manuais podem ser produzidos no BrOffice Writer ou Impress

sexta-feira, 22 de julho de 2014 - 4ª Semana 


Prof.ª: Christian

Disciplina: Ed. Artística
Turma: 600  

Assunto: Mitologia grega


Grécia, período pré-homérico    
Grécia, período pré-homérico
Selo representando o Cavalo de Troia. A imagem remete à vitória dos gregos, que teria ocorrido durante o período pré-homérico.*

As origens da civilização grega estão relacionadas à ocupação da região em torno do Mar Egeu (Grécia continental, Península do Peloponeso, Ásia Menor e uma infinidade de ilhas) e também à influência recebida da civilização cretense, uma formação social surgida na ilha de Creta, a maior do Mar Egeu, entre os anos 2000 a.C. e 1400 a.C. Este período da história grega é também conhecido como período pré-homérico.
Como os gregos criaram várias mitologias para poderem explicar suas origens, encontramos na lenda do Minotauro uma possível forma de manifestação do início desta civilização.
O Minotauro era uma criatura constituída por cabeça de touro e corpo de homem, que vivia em um labirinto, no palácio de Cnossos, na ilha de Creta. O labirinto havia sido construído a mando do lendário rei Minos. Como os cretenses dominavam os gregos, todos os anos estes eram obrigados a enviar ao Minotauro jovens moças e rapazes para saciar a criatura. Teseu, filho do rei grego Egeu, teria se dirigido ao labirinto para derrotar o Minotauro e acabar com o envio dos jovens. Chegando ao palácio de Cnossos foi auxiliado por Ariadne, filha do rei Minos, que o orientou a utilizar o fio de um novelo para poder encontrar o caminho de volta. Teseu derrotou o Minotauro e conseguiu sair do labirinto, seguindo o fio do novelo. Empolgado com a vitória, voltou à Grécia em seu barco, mas se esqueceu do que havia combinado com seu pai. Em caso de vitória, Teseu deveria trocar as velas da embarcação retirando a vela preta e colocando a branca, em sinal de vitória. Teseu manteve a vela preta e quando seu pai avistou a embarcação ao longe acreditou que seu filho havia morrido, jogando-se no mar. O mar passava a se chamar Egeu em homenagem ao pai de Teseu.
Esta lenda explicaria a libertação dos gregos do domínio dos cretenses, simbolizado na figura do rei Minos e do Minotauro (cujo nome derivaria do rei que o criou). Mas como se deu a dominação dos cretenses sobre os gregos?
Palácio de Cnossos na ilha de Creta. O principal palácio da ilha que na mitologia ficava sobre o labirinto do Minotauro
Palácio de Cnossos na ilha de Creta. O principal palácio da ilha que na mitologia ficava sobre o labirinto do Minotauro
Não se sabe muito sobre a civilização cretense. Os conhecimentos adquiridos se devem às escavações arqueológicas, já que poucas fontes escritas se mantiveram desde aquela época, e mesmo as encontradas ainda não foram totalmente decifradas. Em contrapartida, sabe-se que desenvolveram um importante comércio marítimo na região do mar Egeu, que gerou prosperidade econômica à elite cretense e também a colocou em contato com diversos povos de outras regiões, como Oriente Médio e Egito. Os fenícios foram possivelmente um destes povos, eles talvez tenham influenciado no desenvolvimento da escrita ainda não decifrada dos cretenses.
As escavações arqueológicas mostram também que os cretenses construíram grandiosos palácios e que estes não tinham fortificações, o que sugere que não havia muitos perigos a serem enfrentados vindos de outros povos. Desenvolveram ainda uma variada e rica produção artesanal, que pode ser vista nos vasos, ânforas, tecidos e objetos de metal encontrados nas escavações. Os arqueólogos e antropólogos que estudam a civilização cretense acreditam ainda que eles adoravam uma divindade representada como a deusa-mãe, o que seria resquício da organização matriarcal dos povos primitivos. Pelo fato da principal divindade ser feminina, acredita-se que as mulheres em Creta eram mais valorizadas e tinham mais liberdade que nas outras civilizações da Antiguidade.

Pesquisar  um deus grego e suas características e depois, fazer uma ilustração no caderno.
*Crédito das Imagens: Lefteris Papaulakis e Shutterstock.com

Por Tales Pinto
Graduado em História

quarta-feira, 16 de julho de 2014 - 3ª Semana 

Prof.ª: Flávia

Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 600  

Assunto: Charge


Atividade
 Pesquisar charges da Copa 2014 e criar uma charge no BrOfice Writer.

terça-feira, 17 de junho de 2014 - 3ª Semana 

GEOMETRIA
Turma: 600 – Proª. Cristiano
Ângulos 

Videoaula – Ângulos



Videoaula – Ângulos entre duas retas



Videoaula – Classificação de ângulos


Videoaula – Triângulos e quadriláteros



segunda-feira, 16 de junho de 2014 - 3ª Semana 
CIÊNCIAS
Turma: 600 – Proª.  Marciele
Assunto: Ar – Camadas atmosféricas
Terra, A Força do Planeta - Atmosfera



 Camada de Ozônio

http://www.youtube.com/watch?v=JFgqgyqfIM0

Quiz sobre as Camadas atmosféricas
http://rachacuca.com.br/quiz/306/atmosfera/

quarta-feira, 11 de junho de 2014 - 2ª Semana 
MATEMÁTICA
Turma: 600 – Prof.  Wanderson
Frações equivalentes
Como identificar uma fração equivalente em três passos
Vídeo aula
Frações equivalentes e simplificação de frações
Exercício sobre frações equivalentes e simplificação de frações.
terça-feira, 17 de junho de 2014 - 2ª Semana 
HISTÓRIA
Turma: 600 - Profª Renata
Pesquisa sobre a História das Seleções em Copas do Mundo de Futebol

A presente pesquisa busca relacionar  a História das seleções de futebol e de seus países.
O aluno escolherá um país que participará da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, além disso, fará uma pesquisa sobre a história da seleção escolhida.
Abordaremos assuntos como:
- Qual a primeira vez que o país participou do mundial;
- Quantos títulos já conquistou ou não;
- Como esta seleção estará vindo para o mundial no Brasil;
- Lista com o nome dos jogadores convocados.
Além de outras características, o trabalho precisa ser apresentdo com capa, identificação e charges.

quarta-feira, 04 de junho de 2014 - 1ª Semana 
INGLÊS
Turma: 600 - Profª Rose Mary
Ensaio das Músicas para o 2º Chocolate Literário 

LÍNGUA PORTUGUESA - 04/06/14
Turma: 600 - Profª Flávia 
Adjetivo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscaGeral.html?q=adjetivo

Em grupo leiam o poema Borboletas de Vinícius de Moraes, o qual está disponível em:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-vinicius-de-moraes/as-borboletas.php

discutam e registrem no Editor de texto o seguinte roteiro de leitura:

 - Como o poeta descreve as borboletas? No Editor de texto, escreva as palavras que caracterizam as borboletas do poema.

- Qual é a função destas palavras no poema?

- Que palavras sugerem alegria? sinceridade? claridade?

- Que borboleta foi comparada à noite?

- Essas palavras pertencem ao gênero masculino ou feminino?

 - Essas palavras podem variar em número?


Faça uma pesquisa online sobre a classe das palavras denominada pela gramática de adjetivo. Disponível no site: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf32.php


 Registre no Editor de texto o significado desta palavra e sua função, usando suas próprias palavras.


Explorem propagandas de viagem online. Depois, criem uma propaganda de um evento que vai acontecer na escola, como o II Chocolate Literário a Festa Junina, por exemplo. Para chamar a atenção usem adjetivos .

quarta-feira, 28 de maio de 2014 - 5ª Semana 
INGLÊS
Turma: 600 - Profª Rose Mary


Atividades no site ESL printables

Letra da Música
We Are One (Ole Ola)
Pitbull
(Feat. Jennifer Lopez & Claudia Leitte)

Put your flags up in the sky (put them in the sky)
(Joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)

Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola

When the goin' gets tough
The tough get goin'
One love, one life, one world
One fight, whole world, one night, one place
Brazil, everybody put your flags in the sky
And do what you feel

It's your world, my world, our world today
And we invite the whole world, whole world to play
It's your world, my world, our world today
And we invite the whole world, whole world to play

Es mi mundo, tu mundo, el mundo de nosotros
Invitamos a todo el mundo a jugar con nosotros

Put your flags up in the sky
(Put them in the sky) (joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)

Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola

Jenny, dalé
One night
Watch the world unite
Two sides, one fight and a million eyes
Full heart's gonna work so hard
Shoot, fall, the stars
Fists raised up towards the sky
Tonight watch the world unite, world unite, world unite

For the fight, fight, fight, one night
Watch the world unite
Two sides, one fight and a million eyes

Hey, hey, hey, força, força come and sing with me
Hey, hey, hey, ole ole come shout it out with me
Hey, hey, hey, come on now
Hey, hey, hey, come on now
Hey, hey, hey, hey, hey

Put your flags up in the sky
(Put them in the sky) (joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)

Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola

Claudia Leitte, obrigado

É meu, é seu, hoje é tudo nosso
Quando eu chamo o mundo inteiro pra jogar
É pra mostrar que eu posso
Torcer, chorar, sorrir, gritar
Não importa o resultado, vamos extravasar

Put your flags up in the sky
(Put them in the sky) (joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)

Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola

Link: http://www.vagalume.com.br/pitbull/we-are-one-ole-ola-feat-jennifer-lopez-claudia-leitte.html#ixzz32IpHKi85


terça-feira, 15 de abril  de 2014 - 3ª Semana 
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA 
Turmas: 600  - Prof. Christian

Chocolate Literário - "Centenário de Orlando Villas Bôas"  Tema:  Respeito gera paz.


Pesquisar sobre arquitetura do  Parque do Xingu e características da Tribo  Xingu.

terça-feira, 17 de junho de 2014 - 3ª Semana 
GEOGRAFIA - 10/04/14
Turmas: 800  - Prof. Débora
Chocolate Literário - "Centenário de Orlando Villas Bôas"  Tema:  Respeito gera paz.

Estudo dirigido
Responder as perguntas no editor de texto - Writer

1) Quando foi criado o Parque Nacional do Xingu?
2) Em qual Estado e Macrorregião brasileira está localizado o Parque Nacional do Xingu?
3) Qual foi o presidente que criou o Parque Nacional do Xingu?
4)Quais são os tipos de vegetações que ocorrem no Parque Nacional do Xingu?
5) Antes de começar sua expedição Orlando Villas Bôas trabalhava em uma empresa de qual ramo?
6) Quem foi o antropólogo que ajudou Orlando Villas Bôas a criar o Parque Nacional do Xingu?
7) A  expedição de Orlando Villas Bôas criou quantas cidades no Brasil?
8) Aproximadamente quantos índios vivem hoje no parque Nacional do Xingu? E em quantas etnias eles são divididos?

terça-feira, 01 de abril de 2014 - 1ª Semana
HISTÓRIA
Turma: 860 - Profª Renata
Chocolate Literário - "Centenário de Orlando Villas Bôas"  Tema:  Respeito gera paz.
 
Quem foi Orlando Villas Bôas?

Parque Nacional do Xingu - 50 anos
Parque Nacional do Xingu - Expedições

terça-feira, 25 de março de 2014 - 4ª Semana

GEOMETRIA 
Turmas: 600  - Prof  Christiano

Retas, Semirretas e Segmentos de retas

http://matematica7.com.sapo.pt/7ano/cap0/ex1.html

Figuras planas
http://provaonline.ev.org.br/q4/session.dll?SESSION=5503560010730073&NAME=anonymous&GROUP=&ACCESS=1749397917357849&EXPIRES=24:03:2014:22:48&

http://www.escolagames.com.br/jogos/formasGeometricas/



sexta-feira, 28 de março de 2014 - 3ª Semana
MATEMÁTICA
Turmas: 600  - Prof Wanderson

A Matemática em nosso dia-a-dia
http://www.youtube.com/watch?v=IWWPWF6CQ8M

Operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação ou divisão)
http://www.estudamos.com.br/adicao/adicao_tres_digitos_1.php

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=83

Números por extenso
http://www.exercicios-de-matematica.com/numeros/matematica-numeros-5-b.htm



quinta-feira, 20 de março de 2014 - 3ª Semana

CIÊNCIAS
Turma: 600 - Profª  Marciele
Dia Mundial da Água 

Ciclo da Água
http://rived.mec.gov.br/atividades/ciencias/ciclo/obj_ped_ciclo_das_aguas.swf

O Mundo de Valentina - O futuro sem água

http://www.youtube.com/watch?v=1MF-Vfntfyw


 Carta 2070

A partir da visualização do vídeo escreva um texto sobre o descaso com o uso da água pelas pessoas e o que se pode fazer hoje para evitar a sua escassez no futuro.

Jogo da Água.
http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/jogos/jogodaagua/Jogo_da_Agua.swf


Show do Chuá.
http://www.copasa.com.br/media/ShowChua/jogo_internet.html

Obs.: não deu tempo para trabalhar o Ciclo da Água e o Jogo da Água.


quarta-feira, 12 de março de 2014 - 2ª Semana

LÍNGUA PORTUGUESA
Turma: 600 - Profª Flávia
Assunto: Linguagem coloquial e Linguagem formal 




Atividade: copiar e colar a atividade no editor de texto BrOffice writer e salvar o arquivo com nome LP600_seunome
ESCOLA MUNICIPAL LUIZA TERRA DE ANDRADE
Língua Portuguesa               Profª: Flávia
Data: 12/03/14
Aluno(a):                              Turma:600
                                                                         
 1) Que tipo de linguagem (formal ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações:
   a)  Falando em público sobre política.
   b)  Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
   c)  Numa pequena mensagem de celular para o seu professor de português.
   d)  Numa carta de reclamação para a presidente Dilma.
   e)   Numa conversa na praça entre amigos.
f  f)  Um debate numa conferencia nacional sobre meio ambiente.
   g)  Um bilhete para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.
   h) Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta.
   i)   Uma redação solicitada pelo professor de português.

2) Leia o texto retirado do Orkut de um adolescente e responda as perguntas:


E aí, moral! Tu vai p/ ksa do Paulin estudar hj?
Se for, chama o kbça tbm q ele disse q keria ir.
Vlw, muleq! Jo@o
  
a)    A linguagem deste texto é considerada formal ou coloquial?
b)    Por que o autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?
c)    Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por que?
d)    Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?
e)    Reescreva essa mesma mensagem usando a linguagem  formal.
f)     Retire desta mensagem duas expressões que são consideradas gírias.



Um comentário:

  1. Rejane, parabéns pela organização e criatividade em seu blog ! As atividades também estão bem elaboradas !

    ResponderExcluir