segunda-feira, 14 de agosto de 2015 - 2ª semana
Prof.: Micheli
Atividades
Jogos em flash



segunda-feira, 12 de agosto de 2015 - 2ª semana
Prof.: Micheli
Atividades
Jogos em flash


segunda-feira, 10 de agosto de 2015 - 2ª semana
Prof.: Lilia
Os múltiplos do metro são utilizados para medir grandes distâncias, enquanto os submúltiplos, para pequenas distâncias. Para medidas milimétricas, em que se exige precisão, utilizamos:
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/pesos-e-medidas-grandeza-e-unidades-de-medida.htm
http://ajudandoosfilhosnaescola.blogspot.com.br/2012/10/unidades-de-medidas-aguarde-breve-as.html
http://www.escolakids.com/unidades-de-medida-de-capacidade.htm
Medidas de Volume e Capacidade
http://www.escolakids.com/medidas-de-volume-e-capacidade.htm
sexta-feira, 06 de agosto de 2015 - 1ª semana
Prof.: Micheli
Disciplina: Matemática
Turmas: 600 e 601
Assunto: Cálculo mentalTurmas: 600 e 601
Atividades
Jogos em flash
segunda-feira, 12 de agosto de 2015 - 2ª semana
Prof.: Micheli
Disciplina: Matemática
Turmas: 600 e 601
Assunto: Cálculo mentalTurmas: 600 e 601
Atividades
Jogos em flash
Prof.: Lilia
Disciplina: Geometria
Turmas: 600 e 601
Assunto: Unidades de medidaTurmas: 600 e 601
Medidas de Comprimento
Sistema Métrico Decimal
Desde a
Antiguidade os povos foram criando suas unidades de medida. Cada um deles
possuía suas próprias unidades-padrão. Com o desenvolvimento do comércio
ficavam cada vez mais difíceis a troca de informações e as negociações com
tantas medidas diferentes. Era necessário que se adotasse um padrão de medida único para cada grandeza.
Foi assim
que, em 1791, época da Revolução francesa, um grupo de representantes de vários
países reuniu-se para discutir a adoção de um sistema único de medidas. Surgia
o sistema métrico decimal.
Metro
A palavra metro vem do gegro métron e significa "o que
mede". Foi estabelecido inicialmente que a medida do metro seria a décima
milionésima parte da distância do Pólo Norte ao Equador, no meridiano que passa
por Paris. No Brasil o metro foi adotado oficialmente em 1928.
Múltiplos e Submúltiplos do Metro
Além da unidade
fundamental de comprimento, o metro, existem ainda os seus múltiplos e
submúltiplos, cujos nomes são formados com o uso dos prefixos: quilo, hecto,
deca, deci, centi e mili. Observe o quadro:
Múltiplos
|
Unidade
Fundamental |
Submúltiplos
|
||||
quilômetro
|
hectômetro
|
decâmetro
|
metro
|
decímetro
|
centímetro
|
milímetro
|
km
|
hm
|
dam
|
m
|
dm
|
cm
|
mm
|
1.000m
|
100m
|
10m
|
1m
|
0,1m
|
0,01m
|
0,001m
|
Os múltiplos do metro são utilizados para medir grandes distâncias, enquanto os submúltiplos, para pequenas distâncias. Para medidas milimétricas, em que se exige precisão, utilizamos:
mícron (µ)
= 10-6 m
|
angströn (Å)
= 10-10 m
|
Para distâncias
astronômicas utilizamos o Ano-luz (distância percorrida pela luz em um ano):
Ano-luz = 9,5 · 1012 km
O pé, a polegada, a
milha e a jarda são unidades não pertencentes ao sistemas métrico decimal, são
utilizadas em países de língua inglesa. Observe as igualdades abaixo:
Pé
|
=
|
30,48 cm
|
Polegada
|
=
|
2,54 cm
|
Jarda
|
=
|
91,44 cm
|
Milha terrestre
|
=
|
1.609 m
|
Milha marítima
|
=
|
1.852 m
|
Observe que:
1 pé = 12 polegadas
1 jarda = 3 pés
Para as medidas de tamanho ou comprimento, utilizamos como unidade o
metro, seus múltiplos e submúltiplos:
Pesquisas
http://ajudandoosfilhosnaescola.blogspot.com.br/2012/10/unidades-de-medidas-aguarde-breve-as.html
Unidades de Medida de Capacidade
http://www.escolakids.com/unidades-de-medida-de-capacidade.htm
Conhecendo as Medidas de Massa
Medidas de Volume e Capacidade
http://www.escolakids.com/medidas-de-volume-e-capacidade.htmAtividades
Quiz
Medidas
de comprimento
Fonte: http://www.escolagabrielmiranda.com.br
Nível fácil
Nível fácil
Nível
difícil
Só Matemática
http://www.somatematica.com.br/soexercicios/medidasc.php
Estudamos.com
Resolução de problemas
Exercício
online – Unidades de medida de comprimento (o metro)
http://www.auladoguto.com.br/exercicios-online-de-matematica/exercicio-online-unidades-de-medida-de-comprimento-o-metro
sexta-feira, 06 de agosto de 2015 - 1ª semana
Prof.: Christian
Disciplina: Educação Artística
Turmas: 600 e 601
Turmas: 600 e 601
Assunto: Pesquisa sobre a Pesca Artesanal no município de São Pedro da Aldeia
quinta-feira, 06 de agosto de 2015 - 1ª semana
Prof.: Bárbara
Disciplina: Geografia
Turmas: 600 e 601
Turmas: 600 e 601
Assunto: Planeta Terra
Vídeos no youtube
Documentário- A origem do Planeta Terra
Rotação da Terra - O que é dia e o que é noite
As estações do ano
segunda-feira, 13 de julho de 2015 - 3ª semana
Prof.: Lilia
Disciplina: Geometria
Turmas: 600 e 601
Turmas: 600 e 601
Assunto: Quadriláteros
Quadrilátero
Definição:
Quadrilátero é um polígono de quatro lados.
|
![]() Quadrilátero ABCD |
Em um quadrilátero, dois lados ou dois ângulos não-consecutivos são chamados opostos.
![]() ![]() |
Elementos
Na figura abaixo, temos:
![]() |
Vértices: A, B, C, e D.
Lados: ![]() Diagonais: ![]()
Ângulos internos ou ângulos do
quadrilátero ABCD: ![]() |
Observações
- Todo quadrilátero tem duas diagonais.
- O perímetro de um quadrilátero ABCD é a soma das medidas de seus lados, ou seja: AB + BC + CD + DA.
Côncavos e Convexos
Os quadriláteros podem ser convexos ou côncavos.
Um quadrilátero é convexo quando a reta que une dois vértices consecutivos não encontra o lado formado pelos dois outros vértices.
Um quadrilátero é convexo quando a reta que une dois vértices consecutivos não encontra o lado formado pelos dois outros vértices.
![]() | ![]() |
youtube.com/matematicatiago
Atividade no Writer
1. (Material de referência – Prova Brasil)
Alguns quadriláteros
estão representados nas figuras abaixo. Qual desses quadriláteros possui apenas
um par de lados paralelos?
Na foto abaixo, foi destacado o contorno de um quadrilátero em linha grossa preta.
Este quadrilátero é um
A) trapézio.
(B) retângulo.
(C) paralelogramo.
(D) losango.
quinta-feira, 18 de junho de 2015 - 3ª semana
Prof.: Dailton
Disciplina: Educação Física
Turmas: 600 e 601
Turmas: 600 e 601
Assunto: Futsal
Pesquisar na Internet e responder no Writer
( )
O futebol de salão começou a ser praticado no Brasil no estado do
Rio de Janeiro.
( ) Habib Maphuz criou a primeira entidade de futebol de salão do mundo.
( ) O Brasil conquistou em 2008 o título do mundial de futsal no Rio de Janeiro.
( ) Brasil e e Uruguai dizem que criaram o futebol de salão .
( ) A bola só está fora de jogo quando ultrapassa completamente as linhas da quadra.
3- Explique como é a regra do cartão vermelho em uma partida de futebol de salão ?
4- o que representa as datas de 1956 e 1989 para o futebol de salão?
5- O termo “esporte da bola pesada” foi criado por quê?
6- Explique como se deu a origem do futebol de salão, independentemente de onde teria surgido.
( ) Habib Maphuz criou a primeira entidade de futebol de salão do mundo.
( ) O Brasil conquistou em 2008 o título do mundial de futsal no Rio de Janeiro.
( ) Brasil e e Uruguai dizem que criaram o futebol de salão .
( ) A bola só está fora de jogo quando ultrapassa completamente as linhas da quadra.
3- Explique como é a regra do cartão vermelho em uma partida de futebol de salão ?
4- o que representa as datas de 1956 e 1989 para o futebol de salão?
5- O termo “esporte da bola pesada” foi criado por quê?
6- Explique como se deu a origem do futebol de salão, independentemente de onde teria surgido.
7- Qual o tempo oficial do
jogo?
8- Como é jogado o jogo de
futsal?
9- Quantos jogadores são no
futsal?
10- Quais são as regras do
futsal?
11- Onde se inicia o jogo?
13- Qual o objetivo do jogo?
14- Qual as posições dos
jogadores no futsal?
terça-feira, 14 de abril de 2015 - 3ª semana
Profª.: Cristina
Disciplina: Produção textual
Turmas: 600 e 601
Turmas: 600 e 601
Assunto: Texto informativo para HQ
Como fazer uma História em Quadrinhofazer uma História emadrinhos
Dicas de Evelyn Heine
Como fazer uma História em Quadrinhofazer uma História emadrinhos
http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html
Atividade
Transformar o texto abaixo em HQ
Ana Teberosky
e Cesar Coli
Aprendendo
Português, São Paulo; Ática,2000.
segunda-feira, 13 de abril de 2015 - 3ª semanaAtividade
Transformar o texto abaixo em HQ
TER CUIDADO COM A INTERNET
Há pessoas que usam tanto a Internet
que passa horas conectadas em rede na frente de um computador. Isso não é bom,
porque elas deixam de realizar muitas outras atividades fundamentais, como se
relacionar com a família e falar com amigos.
É necessário estar atento, pois nem
sempre a informação que encontramos na Internet é real.
Nos jornais, no rádio e na TV, a
veracidade da informação é de responsabilidade dos jornalistas e diretores que
respondem pelas consequências de uma informação falsa. No entanto, com a
Internet, não é bem assim. Por ser um meio de comunicação sem restrições,
qualquer pessoa pode passar mensagens e há quem se aproveita dessa liberdade
divulgando informações falsas ou enganosas.
Prof.: Everaldo
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Planificação dos cubos
Sítio da Matemática
http://www.sitiodosmiudos.pt/matematica/default.asp?url_area=E
terça-feira, 01 de abril de 2015 - 1ª semana
Profª.: Rose Mary
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 600 e 601
Turmas: 600 e 601
Assunto: Interpretação de texto
09
DICAS PARA MELHORAR A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
01) Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;
02) Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura;
03) Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos duas vezes;
04) Inferir;
05) Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
06) Não permitir que prevaleçam suas ideias sobre as do autor;
07) Fragmentar o texto (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
08) Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
09) O autor defende ideias e você deve percebê-las;
01) Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;
02) Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura;
03) Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos duas vezes;
04) Inferir;
05) Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
06) Não permitir que prevaleçam suas ideias sobre as do autor;
07) Fragmentar o texto (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
08) Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
09) O autor defende ideias e você deve percebê-las;
http://www.sol.eti.br/a/portugues/interpretacao_texto_joaninha.php
http://www.sol.eti.br/b/substantivos-coletivos/interpretacao-texto-substantivos-coletivos.php
http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/interpretacao-texto-adjetivos.php
http://www.sol.eti.br/b/substantivos-coletivos/interpretacao-texto-substantivos-coletivos.php
http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/interpretacao-texto-adjetivos.php
Profª.: Lilia
Disciplina: Geometria
Turmas: 600 e 601
Turmas: 600 e 601
Assunto: Sólidos geométricos
VÍDEOS
Figuras geométricas
https://www.youtube.com/watch?v=yMykwKILNCk
Sólidos geométricos para criação de embalagens
Planificação das pirâmides
http://www.sitiodosmiudos.pt/matematica/default.asp?url_area=E
Atividades
terça-feira, 01 de abril de 2015 - 1ª semana
Profª.: Rose Mary
Disciplina: Língua Inglesa
Turma: 601
Turma: 601
Assunto: Cores e Substantivos
Jogo das Cores
Pepa
Encontrando objetos
segunda-feira, 31 de março de 2015 - 5ª semana
Profª.: Mariana
Profª.: Mariana
Disciplina: Ciências
Turma: 600
Turma: 600
Assunto: Lagoa de Araruama
Iriruama
Iraruama Araruama
Lagoa de Araruama
Como
salvar uma lagoa?
Esgoto ameaça qualidade da água da Lagoa de Araruama
Programa "EXPEDIÇÕES" - Lagoa de Araruama
segunda-feira, 31 de março de 2015 - 5ª semana
Profª.: Ane Kele
Profª.: Ane Kele
Disciplina: Geografia
Turma: 601
Turma: 601
Assunto: Pesquisa
quinta-feira, 19 de março de 2015 - 3ª semana
Assunto: Arte Egípcia
http://piquiri.blogspot.com.br/2014/03/arte-egipcia.html
http://www.brasilescola.com/historiag/arte-egipcia.htm http://www.paralerepensar.com.br/arte_egipcia.htm
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015 - 4ª semana
Turma: 600
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 - 4ª Semana
Turma: 601
Exibição do filme: Prova de Fogo - Uma História de Vida
Assistir
ao filme Prova de Fogo, no Projetor Interativo Multimídia.
Ø Em seguida pedir que os alunos relatem oralmente e em forma de produção o que entenderam do filme;
Ø Em seguida pedir que os alunos relatem oralmente e em forma de produção o que entenderam do filme;
_
Perceber que um bom relacionamento depende de uma boa convivência com o
próximo.
_ Reconhecer o valor da amizade, cooperação e perseverança;
Ø Listar atitudes importantes que devemos ter com os outros.
_ Reconhecer o valor da amizade, cooperação e perseverança;
Ø Listar atitudes importantes que devemos ter com os outros.
quinta-feira, 13 de novembro de 2014 - 2ª Semana
Disciplina: Matemática
Turma: 600
Assunto: Porcentagem
Aprenda as ideias iniciais
Atividades
Disciplina: Educação Física
Turma: 600
Assunto: Oficina de Xadrez
terça-feira, 30 de setembro de 2014 - 5ª Semana
Disciplina: História
Turma: 600
Assunto: Eleições simulada
Utilizando o Software Educativo Aperta Quem com as funções:
Cadastro de candidatos com nome e
número;
Botões: CONFIRMA, BRANCO E CORRIGE
Impressão de relatório em PDF.
sexta-feira, 24 de setembro de 2014 - 4ª Semana
Profª.: Flávia
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 600
Assunto: Artigo
Se
organizem em grupos de três componentes e acompanhem a canção "Criança não Trabalha",
Criança Não Trabalha
Lápis, caderno,
chiclete, peão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão
Sol, bicicleta, skate, calção
Esconderijo, avião, correria,
Tambor, gritaria, jardim, confusão
Bola, pelúcia,
merenda, crayon
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga no pão
Banho de rio, banho de mar,
Pula sela, bombom
Tanque de areia, gnomo, sereia,
Pirata, baleia, manteiga no pão
Giz, merthiolate,
band aid, sabão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca,
Botão. pega-pega, papel papelão
Tênis, cadarço, almofada, colchão
Quebra-cabeça, boneca, peteca,
Botão. pega-pega, papel papelão
Criança não
trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha
Criança dá trabalho
Criança não trabalha
1, 2 feijão com arroz
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez
3, 4 feijão no prato
5, 6 tudo outra vez
Em
seguida, responda no BROffice Writer as questões:
1º) Os
substantivos não estão acompanhados por outros elementos, como, por
exemplo, o lápis, a bola. Por que isso teria acontecido?
2º) Que
elementos da língua acompanharia os substantivos abaixo, determinando-os em:
feminino/masculino; singular/plural?
lápis:
____________________;
chiclete:
_____________________;
peão:
___________
Sol:___________________;
bicicleta:____________________
skate:_____________
calção:________________;
esconderijo:_______________;
avião:_______________
tambor:________________;
jardim:_________________
bola:____________________
lápis: ________________
cadarço:
________________
Atividades sobre artigos com texto de
Monteiro Lobato

— E naquela casinha
minúscula? — perguntou Emília. — Quem mora lá?
— Lá moram o A, o O, o Um, Uma, umas pulgas de palavrinhas, mas que apesar disso são utilíssimas. A gente não dá um passo sem usá-las. São os ARTIGOS.
— Para que servem?
— Para individualizar um Nome. Individualizar quer dizer marcar um entre muitos. Quando a gente diz: A menina do nariz arrebitado, aquele A do começo marca, ou individualiza, esta menina que está aqui, esta neta de Dona Benta — e não uma menina qualquer. Tudo já fica muito diferente se dissermos: Menina do narizinho arrebitado — sem o A, porque então já não estaremos marcando estazinha aqui. O artigo Um também individualiza. Em Um Macaco, o Um individualiza, ou marca, um certo macaco entre toda a macacada.
— Mas Um Macaco não diz qual é o macaco. Um Macaco pode ser este ou aquele — objetou Emília.
— Por isso mesmo o O e o A recebem o nome de Artigos DEFINIDOS, e o casalzinho Um e Uma recebem o nome de Artigos INDEFINIDOS. O Artigo O é Definido porque marca com certeza; o Artigo Um é Indefinido porque marca sem certeza.
— A coisa é um tanto complicada; mas sem explicar eu entendo melhor do que explicado demais. Vamos adiante.
Lendo e conversando
Vamos recordar o que acontece no diálogo entre Emília e Quindim? Escrevam em seu caderno as perguntas a seguir:
1. Quem mora naquela casinha minúscula?
2. O que são as pulgas do texto e por que foram chamadas de pulgas?
3. O que o texto diz sobre a função destes elementos na nossa língua?
4. Que explicação é dada sobre os artigos definidos e indefinidos? Tente elaborar um conceito com suas próprias palavras, demonstrando compreensão do que foi explicado no trecho.
ESTUDOS GRAMATICAIS – ARTIGO
Chamamos de artigo a palavra variável que colocamos antes do substantivo para indicar, ao mesmo tempo, seu gênero e seu número.
O artigo é classificado como:
a) Definido: o, a, os, as; b) Indefinido: um, uma, uns, umas.
— Lá moram o A, o O, o Um, Uma, umas pulgas de palavrinhas, mas que apesar disso são utilíssimas. A gente não dá um passo sem usá-las. São os ARTIGOS.
— Para que servem?
— Para individualizar um Nome. Individualizar quer dizer marcar um entre muitos. Quando a gente diz: A menina do nariz arrebitado, aquele A do começo marca, ou individualiza, esta menina que está aqui, esta neta de Dona Benta — e não uma menina qualquer. Tudo já fica muito diferente se dissermos: Menina do narizinho arrebitado — sem o A, porque então já não estaremos marcando estazinha aqui. O artigo Um também individualiza. Em Um Macaco, o Um individualiza, ou marca, um certo macaco entre toda a macacada.
— Mas Um Macaco não diz qual é o macaco. Um Macaco pode ser este ou aquele — objetou Emília.
— Por isso mesmo o O e o A recebem o nome de Artigos DEFINIDOS, e o casalzinho Um e Uma recebem o nome de Artigos INDEFINIDOS. O Artigo O é Definido porque marca com certeza; o Artigo Um é Indefinido porque marca sem certeza.
— A coisa é um tanto complicada; mas sem explicar eu entendo melhor do que explicado demais. Vamos adiante.
Lendo e conversando
Vamos recordar o que acontece no diálogo entre Emília e Quindim? Escrevam em seu caderno as perguntas a seguir:
1. Quem mora naquela casinha minúscula?
2. O que são as pulgas do texto e por que foram chamadas de pulgas?
3. O que o texto diz sobre a função destes elementos na nossa língua?
4. Que explicação é dada sobre os artigos definidos e indefinidos? Tente elaborar um conceito com suas próprias palavras, demonstrando compreensão do que foi explicado no trecho.
ESTUDOS GRAMATICAIS – ARTIGO
Chamamos de artigo a palavra variável que colocamos antes do substantivo para indicar, ao mesmo tempo, seu gênero e seu número.
O artigo é classificado como:
a) Definido: o, a, os, as; b) Indefinido: um, uma, uns, umas.
sexta-feira, 15 de setembro de 2014 - 3ª Semana
Profª.: Marciele
Disciplina: Ciências
Turma: 600
Assunto: Experiências para a Feira de Ciências.
Sistema Solar
http://www.youtube.com/watch?v=Y2k0sEvCtL4

Vulcão
http://www.youtube.com/watch?v=gVro3NS2_ik
http://www.youtube.com/watch?v=FQUh4oQUFcE
Coleta seletiva
http://planeta10.com.br/Kids/alimentacao5.htm
Pirâmide alimentar
http://planeta10.com.br/Kids/alimentacao5.htm
Sistema Solar
http://www.youtube.com/watch?v=Y2k0sEvCtL4

Vulcão
http://www.youtube.com/watch?v=gVro3NS2_ik
http://www.youtube.com/watch?v=FQUh4oQUFcE
Coleta seletiva
http://planeta10.com.br/Kids/alimentacao5.htm
http://planeta10.com.br/Kids/alimentacao5.htm
terça-feira, 26 de agosto de 2014 - 4ª Semana
quarta-feira, 20 de agosto de 2014 - 3ª Semana
Profª.: Christian
Disciplina: Ed. Artística
Turma: 600
Assunto: Folclore da Região Sudeste
O que é Folclore
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para
geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos
moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens
importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em
lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos
quatro cantos do país.
Região Sudeste (Documentário)
Folclore da Região Sudeste
Cultura do Sudeste
Aspectos Culturais da Região Sudeste
Atividade
quarta-feira, 20 de agosto de 2014 - 3ª Semana
Profª.: Flávia
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 600
Assunto: Pronomes
Pronomes pessoais
|
São os
que indicam a pessoa gramatical.
Ex.: Ela estuda muito.
|
Pronomes possessivos
|
São os
que acrescentam à pessoa gramatical uma ideia de posse.
Ex.: A
minha caneta é melhor do que a tua.
|
Pronomes demonstrativos
|
São os
que situam o elemento designado, relativamente às pessoas gramaticais. Podem
situá-lo no espaço e no tempo.
Ex.:
Este livro é meu, aquele é teu.
|
Pronomes
relativos
|
São os
que se referem, por via de regra, a um termo anterior (0
antecedente).
Ex.: Os
livros que me deste são ótimos.
|
Pronomes interrogativos
|
São os
que se empregam para formular uma pergunta direta ou indireta.
Ex.: Quem disse tal coisa?
|
Pronomes indefinidos
|
São os
que se aplicam à 3ª pessoa gramatical, quando considerado de um modo vago e
indeterminado.
Ex.: várias
pessoas se queixam, algumas tinham
razão.
|
Atividades
Pronomes demonstrativos
Pronomes pessoais
Pronomes possessivos
quarta-feira, 06 de agosto de 2014 - 1ª Semana
Prof.ª: Rose Mary
Disciplina: Língua Inglesa
Turmas: 600
Assunto: Song Class
Atividades
1-CHOSSE THE
CORRECT WORD:
It might seem
CRAZY/LAZY what I’m about to say
Sunshine she’s
here you can take a FRIEND/BREAK
I’m a hot air
MOON/BALOON that could go to space
With the air,
like I don’t care baby by the WAY/DAY
2- FILL IN THE
BLANKS:
(Chorus)
Because I’m happy
Clap
along if you fell like a ____________
without a roof
Because
I’m happy
Clap along if you fell like happines is the ____________
Clap along if you fell like happines is the ____________
Because
I’m happy
Clap
along if you know what ____________ is to you
Because
I’m happy
Clap
along if you __________ like that’s what you wanna do
3-PUT
THESE LINES IN ORDER:
Yeah,
well I should probably warn you I’ll be just fine ( )
Here
come bad News talking this and that ( )
Yah,
no offense to you don’t waste your time (
)
Yeah,
give me all you got, don’t hold back (
)
Here’s
why
(Chorus
x2)
Happy,
come on, bring me down
Happy,
come on, bring me down
Love
is too high to bring me down
Come
on, bring me down
I
said bring me down
Come
on, bring me down
Love
is too high to bring me down
Come
on, bring me down
I
said
Bring
me down... can’t nothing...
Bring
me down... your love is too high
Bring
me down... can’t nothing...
Bring
me down, I said (let me tell you now)
Prof.ª: Christian
Disciplina: Ed. Artística
Turma: 600
Assunto: Mitologia grega
Grécia, período pré-homérico


Palácio de Cnossos na ilha de Creta. O principal palácio da ilha que na mitologia ficava sobre o labirinto do Minotauro
Pesquisar um deus grego e suas características e depois, fazer uma ilustração no caderno.
*Crédito das Imagens: Lefteris Papaulakis e Shutterstock.comGrécia, período pré-homérico

Selo representando o Cavalo de Troia. A imagem remete à vitória dos gregos, que teria ocorrido durante o período pré-homérico.*
As origens da civilização grega estão relacionadas à ocupação da região em torno do Mar Egeu (Grécia continental, Península do Peloponeso, Ásia Menor e uma infinidade de ilhas) e também à influência recebida da civilização cretense, uma formação social surgida na ilha de Creta, a maior do Mar Egeu, entre os anos 2000 a.C. e 1400 a.C. Este período da história grega é também conhecido como período pré-homérico.
Como os gregos criaram várias mitologias para poderem explicar suas origens, encontramos na lenda do Minotauro uma possível forma de manifestação do início desta civilização.
O Minotauro era uma criatura constituída por cabeça de touro e corpo de homem, que vivia em um labirinto, no palácio de Cnossos, na ilha de Creta. O labirinto havia sido construído a mando do lendário rei Minos. Como os cretenses dominavam os gregos, todos os anos estes eram obrigados a enviar ao Minotauro jovens moças e rapazes para saciar a criatura. Teseu, filho do rei grego Egeu, teria se dirigido ao labirinto para derrotar o Minotauro e acabar com o envio dos jovens. Chegando ao palácio de Cnossos foi auxiliado por Ariadne, filha do rei Minos, que o orientou a utilizar o fio de um novelo para poder encontrar o caminho de volta. Teseu derrotou o Minotauro e conseguiu sair do labirinto, seguindo o fio do novelo. Empolgado com a vitória, voltou à Grécia em seu barco, mas se esqueceu do que havia combinado com seu pai. Em caso de vitória, Teseu deveria trocar as velas da embarcação retirando a vela preta e colocando a branca, em sinal de vitória. Teseu manteve a vela preta e quando seu pai avistou a embarcação ao longe acreditou que seu filho havia morrido, jogando-se no mar. O mar passava a se chamar Egeu em homenagem ao pai de Teseu.
Esta lenda explicaria a libertação dos gregos do domínio dos cretenses, simbolizado na figura do rei Minos e do Minotauro (cujo nome derivaria do rei que o criou). Mas como se deu a dominação dos cretenses sobre os gregos?

Palácio de Cnossos na ilha de Creta. O principal palácio da ilha que na mitologia ficava sobre o labirinto do Minotauro
Não se sabe muito sobre a civilização cretense. Os conhecimentos adquiridos se devem às escavações arqueológicas, já que poucas fontes escritas se mantiveram desde aquela época, e mesmo as encontradas ainda não foram totalmente decifradas. Em contrapartida, sabe-se que desenvolveram um importante comércio marítimo na região do mar Egeu, que gerou prosperidade econômica à elite cretense e também a colocou em contato com diversos povos de outras regiões, como Oriente Médio e Egito. Os fenícios foram possivelmente um destes povos, eles talvez tenham influenciado no desenvolvimento da escrita ainda não decifrada dos cretenses.
As escavações arqueológicas mostram também que os cretenses construíram grandiosos palácios e que estes não tinham fortificações, o que sugere que não havia muitos perigos a serem enfrentados vindos de outros povos. Desenvolveram ainda uma variada e rica produção artesanal, que pode ser vista nos vasos, ânforas, tecidos e objetos de metal encontrados nas escavações. Os arqueólogos e antropólogos que estudam a civilização cretense acreditam ainda que eles adoravam uma divindade representada como a deusa-mãe, o que seria resquício da organização matriarcal dos povos primitivos. Pelo fato da principal divindade ser feminina, acredita-se que as mulheres em Creta eram mais valorizadas e tinham mais liberdade que nas outras civilizações da Antiguidade.
Pesquisar um deus grego e suas características e depois, fazer uma ilustração no caderno.
Por Tales Pinto
Graduado em História
quarta-feira, 16 de julho de 2014 - 3ª Semana
Prof.ª: Flávia
Disciplina: Língua Portuguesa
Turma: 600
Assunto: Charge
Atividade
terça-feira, 17 de junho de 2014 - 3ª Semana
GEOMETRIA
Turma: 600 – Proª. Cristiano
Turma: 600 – Proª. Cristiano
Ângulos
Videoaula – Ângulos
Videoaula – Ângulos entre duas retas
Videoaula – Classificação de ângulos
Videoaula
– Triângulos e quadriláteros
Atividades
http://matematica7.com.sapo.pt/7ano/cap0/ex2.html
http://matematica6.no.sapo.pt/quadrilateros.htm
http://www.slideshare.net/DiomedesProfessor/quadriltero-exercicios
http://matematica6.no.sapo.pt/quadrilateros.htm
http://www.slideshare.net/DiomedesProfessor/quadriltero-exercicios
CIÊNCIAS
Turma: 600 – Proª. Marciele
Assunto: Ar – Camadas atmosféricas
Turma: 600 – Proª. Marciele
Assunto: Ar – Camadas atmosféricas
Terra, A Força do
Planeta - Atmosfera
Camada de Ozônio
http://www.youtube.com/watch?v=JFgqgyqfIM0
Quiz sobre as Camadas atmosféricas
quarta-feira, 11 de junho de 2014 - 2ª Semana
MATEMÁTICA
Turma: 600 – Prof. Wanderson
Frações equivalentes
Turma: 600 – Prof. Wanderson
Frações equivalentes
Como identificar
uma fração equivalente em três passos
Vídeo aula
Frações equivalentes e simplificação de
frações
Exercício sobre frações equivalentes
e simplificação de frações.
terça-feira, 17 de junho de 2014 - 2ª Semana
HISTÓRIA
Turma: 600 - Profª Renata
Pesquisa sobre a História das Seleções em Copas do Mundo de Futebol
A presente pesquisa busca relacionar a História das seleções de futebol e de seus países.
O
aluno escolherá um país que participará da Copa do Mundo no Brasil, em
2014, além disso, fará uma pesquisa sobre a história da seleção
escolhida.
Abordaremos assuntos como:
- Qual a primeira vez que o país participou do mundial;
- Quantos títulos já conquistou ou não;
- Como esta seleção estará vindo para o mundial no Brasil;
- Lista com o nome dos jogadores convocados.
Além de outras características, o trabalho precisa ser apresentdo com capa, identificação e charges.
quarta-feira, 04 de junho de 2014 - 1ª Semana
INGLÊS
Turma: 600 - Profª Rose Mary
Ensaio das Músicas para o 2º Chocolate Literário
LÍNGUA PORTUGUESA - 04/06/14
Turma: 600 - Profª Flávia
Turma: 600 - Profª Flávia
Adjetivo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/buscaGeral.html?q=adjetivoEm grupo leiam o poema Borboletas de Vinícius de Moraes, o qual está disponível em:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/literatura-infantil-vinicius-de-moraes/as-borboletas.php
discutam e registrem no Editor de texto o seguinte roteiro de leitura:
- Como o poeta descreve as borboletas? No Editor de texto, escreva as palavras que caracterizam as borboletas do poema.
- Qual é a função destas palavras no poema?
- Que palavras sugerem alegria? sinceridade? claridade?
- Que borboleta foi comparada à noite?
- Essas palavras pertencem ao gênero masculino ou feminino?
- Essas palavras podem variar em número?
Faça uma
pesquisa online sobre a classe das palavras denominada pela gramática de
adjetivo. Disponível no site: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf32.php
Registre no Editor de texto o significado desta
palavra e sua função, usando suas próprias palavras.
Explorem
propagandas de viagem online. Depois, criem uma propaganda de um evento que vai
acontecer na escola, como o II Chocolate Literário a Festa Junina, por exemplo.
Para chamar a atenção usem adjetivos .
quarta-feira, 28 de maio de 2014 - 5ª Semana
INGLÊSTurma: 600 - Profª Rose Mary
Atividades no site ESL printables
Letra da Música
We Are One (Ole Ola)
Pitbull
Put your flags up in the sky (put them in the sky)
(Joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
When the goin' gets tough
The tough get goin'
One love, one life, one world
One fight, whole world, one night, one place
Brazil, everybody put your flags in the sky
And do what you feel
It's your world, my world, our world today
And we invite the whole world, whole world to play
It's your world, my world, our world today
And we invite the whole world, whole world to play
Es mi mundo, tu mundo, el mundo de nosotros
Invitamos a todo el mundo a jugar con nosotros
Put your flags up in the sky
(Put them in the sky) (joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Jenny, dalé
One night
Watch the world unite
Two sides, one fight and a million eyes
Full heart's gonna work so hard
Shoot, fall, the stars
Fists raised up towards the sky
Tonight watch the world unite, world unite, world unite
(Joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
When the goin' gets tough
The tough get goin'
One love, one life, one world
One fight, whole world, one night, one place
Brazil, everybody put your flags in the sky
And do what you feel
It's your world, my world, our world today
And we invite the whole world, whole world to play
It's your world, my world, our world today
And we invite the whole world, whole world to play
Es mi mundo, tu mundo, el mundo de nosotros
Invitamos a todo el mundo a jugar con nosotros
Put your flags up in the sky
(Put them in the sky) (joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Jenny, dalé
One night
Watch the world unite
Two sides, one fight and a million eyes
Full heart's gonna work so hard
Shoot, fall, the stars
Fists raised up towards the sky
Tonight watch the world unite, world unite, world unite
For the fight, fight, fight, one night
Watch the world unite
Two sides, one fight and a million eyes
Hey, hey, hey, força, força come and sing with me
Hey, hey, hey, ole ole come shout it out with me
Hey, hey, hey, come on now
Hey, hey, hey, come on now
Hey, hey, hey, hey, hey
Put your flags up in the sky
(Put them in the sky) (joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Claudia Leitte, obrigado
É meu, é seu, hoje é tudo nosso
Quando eu chamo o mundo inteiro pra jogar
É pra mostrar que eu posso
Torcer, chorar, sorrir, gritar
Não importa o resultado, vamos extravasar
Put your flags up in the sky
(Put them in the sky) (joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Link: http://www.vagalume.com.br/pitbull/we-are-one-ole-ola-feat-jennifer-lopez-claudia-leitte.html#ixzz32IpHKi85
Watch the world unite
Two sides, one fight and a million eyes
Hey, hey, hey, força, força come and sing with me
Hey, hey, hey, ole ole come shout it out with me
Hey, hey, hey, come on now
Hey, hey, hey, come on now
Hey, hey, hey, hey, hey
Put your flags up in the sky
(Put them in the sky) (joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Claudia Leitte, obrigado
É meu, é seu, hoje é tudo nosso
Quando eu chamo o mundo inteiro pra jogar
É pra mostrar que eu posso
Torcer, chorar, sorrir, gritar
Não importa o resultado, vamos extravasar
Put your flags up in the sky
(Put them in the sky) (joga ela pro alto)
And wave them side to side (side to side) (lado a lado)
Show the world where you're from
(Show them where you're from)
Show the world we are one (one love, life)
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Ole ole ole ola
Link: http://www.vagalume.com.br/pitbull/we-are-one-ole-ola-feat-jennifer-lopez-claudia-leitte.html#ixzz32IpHKi85
terça-feira, 15 de abril de 2014 - 3ª Semana
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Turmas: 600 - Prof. Christian
Chocolate Literário - "Centenário de Orlando Villas Bôas" Tema: Respeito gera paz.
Pesquisar sobre arquitetura do Parque do Xingu e características da Tribo Xingu.
Turmas: 600 - Prof. Christian
Chocolate Literário - "Centenário de Orlando Villas Bôas" Tema: Respeito gera paz.
Pesquisar sobre arquitetura do Parque do Xingu e características da Tribo Xingu.
terça-feira, 17 de junho de 2014 - 3ª Semana
GEOGRAFIA - 10/04/14
Turmas: 800 - Prof. Débora
Turmas: 800 - Prof. Débora
Chocolate Literário - "Centenário de Orlando Villas Bôas" Tema: Respeito gera paz.
Estudo dirigido
Responder as perguntas no editor de texto - Writer
1) Quando foi criado o Parque Nacional do Xingu?
2) Em qual Estado e Macrorregião brasileira está localizado o Parque Nacional do Xingu?
3) Qual foi o presidente que criou o Parque Nacional do Xingu?
4)Quais são os tipos de vegetações que ocorrem no Parque Nacional do Xingu?
5) Antes de começar sua expedição Orlando Villas Bôas trabalhava em uma empresa de qual ramo?
6) Quem foi o antropólogo que ajudou Orlando Villas Bôas a criar o Parque Nacional do Xingu?
7) A expedição de Orlando Villas Bôas criou quantas cidades no Brasil?
8) Aproximadamente quantos índios vivem hoje no parque Nacional do Xingu? E em quantas etnias eles são divididos?
8) Aproximadamente quantos índios vivem hoje no parque Nacional do Xingu? E em quantas etnias eles são divididos?
terça-feira, 01 de abril de 2014 - 1ª Semana
HISTÓRIA
Turma: 860 - Profª Renata
Chocolate Literário - "Centenário de Orlando Villas Bôas" Tema: Respeito gera paz.
Turma: 860 - Profª Renata
Chocolate Literário - "Centenário de Orlando Villas Bôas" Tema: Respeito gera paz.
Quem foi Orlando Villas Bôas?
Parque Nacional do Xingu - 50 anos
Parque Nacional do Xingu - Expedições
terça-feira, 25 de março de 2014 - 4ª Semana
GEOMETRIA
Turmas: 600 - Prof Christiano
Retas, Semirretas e Segmentos de retas
http://matematica7.com.sapo.pt/7ano/cap0/ex1.html
Figuras planas
http://provaonline.ev.org.br/q4/session.dll?SESSION=5503560010730073&NAME=anonymous&GROUP=&ACCESS=1749397917357849&EXPIRES=24:03:2014:22:48&
http://www.escolagames.com.br/jogos/formasGeometricas/
sexta-feira, 28 de março de 2014 - 3ª Semana
Turmas: 600 - Prof Wanderson
A Matemática em nosso dia-a-dia
http://www.youtube.com/watch?v=IWWPWF6CQ8M
Operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação ou divisão)
http://www.estudamos.com.br/adicao/adicao_tres_digitos_1.php
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=83
Números por extenso
http://www.exercicios-de-matematica.com/numeros/matematica-numeros-5-b.htm
quinta-feira, 20 de março de 2014 - 3ª Semana
CIÊNCIAS
Turma: 600 - Profª Marciele
Dia Mundial da Água
Ciclo da Água
O Mundo de Valentina - O futuro sem água
Carta 2070
A partir da visualização do vídeo escreva um texto sobre o descaso com o uso da água pelas pessoas e o que se pode fazer hoje para evitar a sua escassez no futuro.
Jogo da Água.
http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/jogos/jogodaagua/Jogo_da_Agua.swf
Show do Chuá.
http://www.copasa.com.br/media/ShowChua/jogo_internet.html
Show do Chuá.
http://www.copasa.com.br/media/ShowChua/jogo_internet.html
Obs.: não deu tempo para trabalhar o Ciclo da Água e o Jogo da Água.
Turma: 600 - Profª Flávia
Assunto: Linguagem coloquial e Linguagem formal
Atividade: copiar e colar a atividade no editor de texto BrOffice writer e salvar o arquivo com nome LP600_seunome
ESCOLA MUNICIPAL LUIZA TERRA DE ANDRADE
Língua Portuguesa Profª: Flávia
Data: 12/03/14
Data: 12/03/14
Aluno(a): Turma:600
1) Que tipo de linguagem (formal ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações:
2) Leia o texto retirado do Orkut de um adolescente e responda as perguntas:
1) Que tipo de linguagem (formal ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações:
a) Falando em público sobre política.
b) Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
c) Numa pequena mensagem de celular para o seu professor de português.
d) Numa carta de reclamação para a presidente Dilma.
e) Numa conversa na praça entre amigos.
f f) Um debate numa conferencia nacional sobre meio ambiente.
g) Um bilhete para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.
h) Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta.
i) Uma redação solicitada pelo professor de português.
2) Leia o texto retirado do Orkut de um adolescente e responda as perguntas:
E aí, moral! Tu vai p/ ksa do Paulin estudar hj?
Se for, chama o kbça tbm q ele disse q keria ir.
Vlw, muleq! Jo@o
|
a) A linguagem deste texto é considerada formal ou coloquial?
b) Por que o autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?
c) Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por que?
d) Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?
e) Reescreva essa mesma mensagem usando a linguagem formal.
f) Retire desta mensagem duas expressões que são consideradas gírias.
Rejane, parabéns pela organização e criatividade em seu blog ! As atividades também estão bem elaboradas !
ResponderExcluir