terça-feira, 06 de outubro de 2015 - 2ª semana
Produção Textual
Profª.:Ana Neri
Turmas: 800 e 801
Assunto: Livros interessantes
Atividade
Recomendar alguns livros lidos no decorrer do ano letivo de 2015 criando uma propaganda no Editor de Texto - Writer.
“Um
país é feito de homens e de livros.” (Monteiro Lobato)
Queridos
alunos,
Ler
ainda é o principal meio para a transmissão e aquisição de
cultura.
Durante
a leitura descobrimos um novo mundo, recheado de coisas
desconhecidas, viajamos no tempo, conhecemos lugares, novas culturas,
vencemos dificuldades na escrita, adquirimos melhor pronúncia das
palavras, abrimos as portas ao conhecimento e com ele alcançamos
sabedoria que nunca termina.
O
ato de ler deve ser prazeroso , pois a leitura é um processo
constante que deve ter início na família, aperfeiçoar-se na
escola e continuar ao longo da vida.
Boa
leitura para todos.
Um
abraço,







terça-feira, 22 de setembro de 2015 - 4ª semana
Geometria
Profª.: Lilia
Turmas: 801
Teleaula
Atividades
O que vc já sabe?
Jogo: construindo com cubinhos
Contagem de cubos
Jogo: volume com centímetros cúbicos
segunda-feira, 31 de agosto de 2015 - 2ª semana
Inglês
Profª.: Keli
Turmas: 800 e 801
Leitura de música com anotações no Writer estabelecendo relações entre a letra e as imagens apresentadas no videoclipe
História
Profª.: Tania
Turmas: 800 e 801
Pesquisa sobre as revoltas que antecederam o período de abdicação de Dom. Pedro I
sexta-feira, 14 de agosto de 2015 - 2ª semana
Produção Textual
Profª.: Gleysa
Turmas: 800
Ciências
Profª.:Dayse
Turmas: 801
Vídeo aula
Sistema Respiratório - Anatomia Humana - Estrutura e funções gerais das vias aéreas
https://www.youtube.com/watch?v=vmVl1631iRo
segunda-feira, 10 de agosto de 2015 - 2ª semana
Matemática
Profª.: Lilia
Turmas: 800 e 801
segunda-feira, 13 de julho de 2015 - 3ª semana
História
Profª.: Tania
Turmas: 801
segunda-feira, 13 de julho de 2015 - 3ª semana
Profª.: Lilia
Turmas: 800 e 801
Assunto: Sistema de equações do 1º grau
Um sistema de
equações do 1º grau com duas incógnitas é formado por duas equações, onde cada
equação possui duas variáveis x e y. Veja o exemplo:
A resolução de um sistema consiste em calcular o valor de x e y que satisfazem as equações do sistema. A solução de um sistema pode ser feita através de dois métodos resolutivos: adição e substituição.
Método da Adição
Consiste em somarmos as variáveis semelhantes das duas equações no intuito de obter resultado igual à zero. Veja a resolução do sistema a seguir:

A resolução de um sistema consiste em calcular o valor de x e y que satisfazem as equações do sistema. A solução de um sistema pode ser feita através de dois métodos resolutivos: adição e substituição.
Método da Adição
Consiste em somarmos as variáveis semelhantes das duas equações no intuito de obter resultado igual à zero. Veja a resolução do sistema a seguir:
Método
da Substituição
Consiste em isolar x ou y em qualquer uma das equações do sistema, e substituir
o valor isolado na outra equação. Observe:
Podemos observar através dos exemplos
resolvidos que, de acordo com a configuração do sistema, podemos resolvê-lo
utilizando o método da adição ou o método da substituição.
Vídeo
aula
PENSI
– Matemática
Atividades
segunda-feira, 06 de julho de 2015 - 2ª semana
Língua Inglesa
Profª.: Keli
Turmas: 800 e 801
Atividades
http://www.adelescorner.org/grammar/past_tense/past_regular.html
sexta-feira, 19 de junho de 2015 - 3ª semana
Educação Física
Prof.: Paulo
Turma: 801
Assunto: Voleibol
Vídeos
História do vôlei
O Voleibol parte 1
O Voleibol parte 2
Sistema de rodízio 4 x 2 com infiltração
Aprenda o sistema 5 x 1 no voleibol
ATIVIDADES
Racha cuca
Vôlei I
Vôlei II
http://rachacuca.com.br/quiz/solve/76011/volei-ii/
Vôlei Feminino
http://rachacuca.com.br/quiz/45833/volei-feminino-olimpiadas-2012/
Brasil na liga mundial
http://rachacuca.com.br/quiz/60417/brasil-na-liga-mundial-2013/
Trivias
terça-feira, 28 de abril de 2015 - 5ª Semana
Produção Textual
Profª.: Ana Neri
Turma: 800
Nesta atividade, você produzirá um texto para
compor um livro junto com sua turma. Escolha uma das imagens a seguir para
servir de tema para seu texto.
terça-feira, 28 de abril de 2015 - 5ª Semana
Língua Portuguesa
Profª.: Ana Neri
Turmas: 800 e 801
Vídeos
Pesquisas
Atividades
sexta-feira, 27 de março de 2015 - 4ª Semana
Qual a atividade física ideal para você?
http://saude.ig.com.br/bemestar/qual-a-atividade-fisica-ideal-para-voce/n1237863260132.html
Vídeos
Benefícios da Prática de Atividades Físicas
https://www.youtube.com/watch?v=9iGPOsk9tIo
Os 10 Mitos da Atividade Física
https://www.youtube.com/watch?v=MNJyR_xV5AE
Alimentação antes e depois da atividade física
A importância da atividade física
10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Atividade Física
Jogos
http://jogosonlinegratis.uol.com.br/cat/jogos-de-basquete/
quinta-feira, 19 de março de 2015 - 3ª semana
Profª.: Christian
Disciplina: Ed. Artística
Turmas: 800 e 801
Assunto: Arte Barroca
Turmas: 800 e 801
Assunto: Arte Barroca
https://www.google.com.br/search?q=caravaggio+sepultura+de+cristo&espv=2&biw=1366&bih=667&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=L7MKVbroGMbYggSywoGAAw&ved=0CBwQsAQ
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/01/28/908088/conheca-deposico-da-cruz-peter-paul-rubens.html
http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/01/28/908088/conheca-deposico-da-cruz-peter-paul-rubens.html
Turma: 800
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 - 4ª semana
Turma: 801
Exibição do filme: Prova de Fogo - Uma História de Vida
Assistir ao filme Prova de Fogo, no Projetor Interativo Multimídia
terça-feira, 14 de outubro de 2014 - 3ª Semana
Produção Textual
História
Educação Artística
Profª: Christian
Turma: 800
Assunto: Debret
A queda de Napoleão foi impactante também para os artistas neoclássicos. Paralelamente, Jean-Baptiste Debret ficou muito abalado após perder um filho com apenas 18 anos. Foi nesse período que o pintor foi convidado para uma missão artística, chefiada por Joachim Lebreton, que viria ao Brasil a pedido de Dom João VI. Debret aceitou o desafio e chegou ao território brasileiro no dia 26 de março de 1816 com a missão de criar as bases de uma Academia de Belas Artes.
Atividade
Pesquisar as obras de Debret e escolher uma para fazer a releitura.
sexta-feira, 16 de junho de 2014 - 4ª Semana
Ciências
Proª. Marciele
Turma: 800
Assunto: Sistema Respiratório

quarta-feira, 11 de junho de 2014 - 2ª Semana
Matemática
Prof. Wanderson
Turma: 800
Expressões algébricas – valor numérico
Vídeo aula Valor numérico
segunda-feira, 16 de junho de 2014 - 3ª Semana
História
Profª Renata
Turma: 800
Pesquisa sobre a História das Seleções em Copas do Mundo de Futebol
A presente pesquisa busca relacionar a História das seleções de futebol e de seus países.
O aluno escolherá um país que participará da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, além disso, fará uma pesquisa sobre a história da seleção escolhida.
Abordaremos assuntos como:
- Qual a primeira vez que o país participou do mundial;
- Quantos títulos já conquistou ou não;
- Como esta seleção estará vindo para o mundial no Brasil;
- Lista com o nome dos jogadores convocados.
Além de outras características, o trabalho precisa ser apresentdo com capa, identificação e charges.
sexta-feira, 27 de maio de 2014 - 5ª Semana
Produção Textual
Profª Ana Neri
Turma: 800
Texto dissertativo e Narrativo
Atividades no BrOffice-Writer
1 - Analisar o texto e transformar o texto poético em narração ou dissertação, observando a paragrafação e pontuação.
2 -Criação de uma tirinha sobre a copa 2014.
Somos um Só - Copa 2014
Compositor: Tavito e Aldir Blanc

Dessa vez é no Brasil
Essa bola tá com a gente, o desafio
É juntar talento lá do coração
Com a força da união
Fazer brilhar de novo, o campeão
No Brasil, isso é normal
Em todo canto tem um craque mundial
Feito de paixão
Buscando a vitória, sempre a vitória
Persegue a taça e vai com raça até o final
E a galera, veste a camisa amarela
E entra em campo
Pra jogar junto na fé
Um drible, uma esticada
Toque em toque até a rede
Chegou a hora
Agora somos um só
É nossa escola
De super, superação
Vai que dá Brasil, hexacampeão
Eu sei que vou
Vou do jeito que eu sei
De gol em gol
Com direito a replay
Eu sei que vou
Com o coração batendo a mil
É taça na raça, Brasil!
Eu sei que vou
Vou do jeito que eu sei
De gol em gol
Com direito a replay
Eu sei que vou
Com o coração batendo a mil
É taça na raça, Brasil!
É taça na raça, Brasil!
Link: http://www.vagalume.com.br/temas-rede-globo/somos-um-so-copa-2014.html#ixzz32lX23oJ9
quarta-feira, 30 de abril de 2014 - 5ª Semana
Educação Física
Profº Dailton
Ø Em seguida pedir que os alunos relatem oralmente e em forma de produção o que entenderam do filme;
_ Perceber que um bom relacionamento depende de uma boa convivência com o próximo.
_ Reconhecer o valor da amizade, cooperação e perseverança;
Ø Listar atitudes importantes que devemos ter com os outros.
_ Reconhecer o valor da amizade, cooperação e perseverança;
Ø Listar atitudes importantes que devemos ter com os outros.
segunda-feira, 02 de março de 2015 - 1ª Semana
Profª.: Keli
Disciplina: Inglês
Turmas: 800 e 801
Assunto: Corpo humano e Cores
http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoInglesCorpoHumano/
http://www.escolagames.com.br/jogos/coresModa/ http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoIngles/
Turmas: 800 e 801
Assunto: Corpo humano e Cores
http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoInglesCorpoHumano/
http://www.escolagames.com.br/jogos/coresModa/ http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoIngles/
segunda-feira, 02 de março de 2015 - 1ª Semana
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 800 e 801
Assunto: Novo acordo Ortográfico
Um game para você treinar os pontos principais do novo acordo ortográfico da língua portuguesa
Um game para você treinar as regras de utilização do hífen, de acordo com a nova ortografia da língua portuguesa
Brinque neste jogo e evite 100 erros comuns da língua portuguesa
Jogo interativo criado pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) em parceria com a empresa Retoque Comunicação e o portal LivroClip (São Paulo, Brasil).
Uma forma divertida de aprender e praticar as novas regras ortográficas num jogo de excelente qualidade.
Atenção às especificidades do português do Brasil!
quinta-feira, 16 de outubro de 2014 - 3ª Semana
Disciplina: Educação Física
Turmas: 700 e 701
Assunto: Oficina de Xadrez
terça-feira, 14 de outubro de 2014 - 3ª Semana
Produção Textual
Turma: 802
Prof.ª: Ana Neri
Turma: 800
Gravar entrevista com a Diretora Adjunta (Deise), com a Supervisora (Maria José) e funcionários da Escola.
terça-feira, 30 de setembro de 2014 - 3ª Semana
História
Prof.ª: Renata
Turma: 800
terça-feira, 16 de setembro de 2014 - 3ª Semana
Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf72.php
Exercícios - Vozes Verbais
http://sugestoesdeatividades.blogspot.com.br/2012/09/exercicios-vozes-verbais.html
Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=OFQ4UIiHwYk
Atividades
http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/interpretacao-texto-adjetivos.php
http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/arrastar-soltar-adjetivos.php
1. Pronome relativo: conceito e emprego e função.
2. Quadro dos pronomes relativos: variáveis e invariáveis.
Disponíveis nos sites:
quarta-feira, 13 de agosto de 2014 - 3ª Semana
Atividades
segunda-feira, 04 de agosto de 2014 - 2ª Semana Língua Inglesa
sexta-feira, 25 de julho de 2014 - 4ª Semana
Assunto: Eleições simulada 2014
Simulado/Eleições 2014 utilizando o Software Aperta Quem , com as funções:
Cadastro de candidatos com nome e número;
Impressão de relatório em PDF.
terça-feira, 16 de setembro de 2014 - 3ª Semana
Língua Portuguesa
Prof.ª: Flávia
Prof.ª: Flávia
Turma: 800
Assunto: Vozes Verbais
Vozes do Verbo
Dá-se o nome de voz à forma assumida pelo verbo para indicar se o sujeito gramatical é agente ou paciente da ação. São três as vozes verbais:
a) Ativa: quando o sujeito é agente, isto é, pratica a ação expressa pelo verbo.
Por exemplo:
b) Passiva: quando o sujeito é paciente, recebendo a ação expressa pelo verbo.
O repórter | leu a notícia |
Sujeito agente | Verbo na voz ativa |
Por exemplo:
A notícia | foi lida pelo repórter |
Sujeito paciente | Verbo na voz passiva |
c) Reflexiva: quando o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente, isto é, pratica e recebe a ação.
Por exemplo:
É importante entendermos que desta forma a garota praticou a ação de pentear-se e recebeu a ação de ser penteada.
A garota | penteou-se diante do espelho |
Sujeito agente | Verbo na voz reflexiva |
Formação da Voz Passiva
A voz passiva pode ser formada por dois processos: analítico e sintético.
1- Voz Passiva Analítica
Constrói-se da seguinte maneira: Verbo SER + particípio do verbo principal.
Por exemplo:
A escola será pintada.
O trabalho é feito por ele.
Ações solidárias | foram praticadas |
Sujeito paciente | Voz passiva analítica |
foram – verbo ser / praticadas - particípio |
O trabalho é feito por ele.
Obs. : o agente da passiva geralmente é acompanhado da preposição por, mas pode ocorrer a construção com a preposição de.
Por exemplo:
A casa ficou cercada de soldados.
- Pode acontecer ainda que o agente da passiva não esteja explícito na frase.
Por exemplo:
A exposição será aberta amanhã.
O vento ia levando as folhas. (gerúndio)
As folhas iam sendo levadas pelo vento. (gerúndio)
- A variação temporal é indicada pelo verbo auxiliar (SER), pois o particípio é invariável. Observe a transformação das frases seguintes:
a) | Ele fez o trabalho. (pretérito perfeito do indicativo) |
O trabalho foi feito por ele. (pretérito perfeito do indicativo) | |
b) | Ele faz o trabalho. (presente do indicativo) |
O trabalho é feito por ele. (presente do indicativo) | |
c) | Ele fará o trabalho. (futuro do presente) |
O trabalho será feito por ele. (futuro do presente) |
- Nas frases com locuções verbais, o verbo SER assume o mesmo tempo e modo do verbo principal da voz ativa. Observe a transformação da frase seguinte:
As folhas iam sendo levadas pelo vento. (gerúndio)
Obs.: é menos frequente a construção da voz passiva analítica com outros verbos que podem eventualmente funcionar como auxiliares.
Por exemplo:
A moça ficou marcada pela doença.
2- Voz Passiva Sintética
A voz passiva sintética ou pronominal constrói-se com o verbo na 3ª pessoa, seguido do pronome apassivador SE.
Por exemplo:
Abriram-se as inscrições para o concurso.
Destruiu-se o velho prédio da escola.
Praticaram-se | ações solidárias |
Voz passiva sintética | Sujeito paciente |
Abriram-se as inscrições para o concurso.
Destruiu-se o velho prédio da escola.
Obs.: o agente não costuma vir expresso na voz passiva sintética.
Curiosidade A palavra passivo possui a mesma raiz latina de paixão (latim passio, passionis) e ambas se relacionam com o significado sofrimento, padecimento. Daí vem o significado de voz passiva como sendo a voz que expressa a ação sofrida pelo sujeito. Na voz passiva temos dois elementos que nem sempre aparecem: SUJEITO PACIENTE e AGENTE DA PASSIVA. |
Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf72.php
Exercícios - Vozes Verbais
http://sugestoesdeatividades.blogspot.com.br/2012/09/exercicios-vozes-verbais.html
1) O homem comenta com a namorada uma notícia. Como ele a interpreta?
2) Ele parece partilhar dos mesmos planos que a namorada? Justifique sua resposta com elementos da tirinha.
3) A frase “Esses novos financiamentos estão facilitando bastante a compra da casa própria” está na voz:
( ) ativa ( ) passiva ( ) reflexiva
4) Reescreva a frase anterior na voz passiva:
A compra da casa própria ____________________ por esses financiamentos.
5) A mulher poderia dizer: “Vamos nos casar então!”. Essa frase está na voz:
( ) ativa ( ) passiva ( ) reflexiva
6) Observe as construções a seguir e marque a que está classificada de forma incorreta:
( ) Todos queriam sair de lá. – Voz Ativa
( ) Eles foram deixados para trás. – Voz Passiva
( ) Eles caíram no buraco. – Voz Reflexiva
7) Escreva as orações na voz passiva:
a) O delegado interroga as testemunhas.
b) Os mestres analisarão a prova.
c) Ele tratava com amor as crianças.
d) O filho do vizinho entrega as correspondências.
Fonte: http://sugestoesdeatividades.blogspot.com.br/2012/09/exercicios-vozes-verbais.html
Atividade online
http://www.graudez.com.br/portugues/verbos2.htm
Fonte: http://sugestoesdeatividades.blogspot.com.br/2012/09/exercicios-vozes-verbais.html
Atividade online
http://www.graudez.com.br/portugues/verbos2.htm
segunda-feira, 15 de setembro de 2014 - 3ª Semana
Ciências
Prof.ª: Marciele
Prof.ª: Marciele
Turma: 800
Assunto: Experiências para Feira de Ciências.
Pesquisar experiências para apresentar na feira de Ciências.
Pesquisar experiências para apresentar na feira de Ciências.
sexta-feira, 29 de agosto de 2014 - 5ª Semana
Educação Artística
Prof.ª: Christian
Turma: 800
Assunto: Cinema
Prof.ª: Christian
Assunto: Cinema
Charles
Chaplin em um de seus trabalhos no cinema mudo
Quem não se encantou quando foi pela
primeira vez ao cinema assistir a um filme? Imagine então como ficaram as
pessoas que assistiram o primeiro filme do mundo. Até o início do século XVIII,
as únicas formas encontradas pelo homem para conservar a imagem de uma paisagem
ou pessoa era guardando-a na memória ou sendo retratada em tela por um pintor.
Essa realidade mudou quando, na França, em 1826, o inventor Nicephóre Niepce
conseguiu registrar uma paisagem sem pintá-la, demorou 14 horas para alcançar o
feito. A imagem foi registrada com o auxílio de uma câmera escura numa placa de
vidro. O filme fotográfico só foi inventado em 1879, por Ferrier e aperfeiçoado
pelo americano George Eastman. Algum tempo depois os irmãos Lumière criaram o
cinematógrafo, que era uma câmera de filmar e projetar imagens em movimento.
A estrutura de um cinematógrafo
Com o cinematógrafo em mãos, os irmãos Lumière começaram a produzir seus
filmes, cuja apresentação pública foi realizada pela primeira vez em 1895, na
França. Para o público que assistiu ao filme aquilo era algo maravilhoso e
surpreendente, pois até aquele momento a fotografia ainda era novidade. Foi
pelo fato dos filmes não terem sons que surgiu a expressão “cinema mudo”, os
atores falavam e em seguida surgia a legenda na tela. Um dos grandes destaques
do cinema mudo foi Charles Chaplin.
O cinema com som surgiu em 1926, com
o filme "The Jazz Singer", da Warner Brothers, recurso criado com o
auxílio de um sistema de som Vitaphone, porém o som do filme não era totalmente
sincronizado. Somente em 1928 a Warner Brothers obteve sucesso com a sincronização
entre o som e a cena, no filme “The Lights of New York". A partir desse
momento o cinema passou por um processo de evolução até chegar aos dias atuais,
com todo seu glamour e encantamento aliado à sofisticação e modernidade.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, Hollywood não é o maior produtor
de filmes, a maior indústria cinematográfica do mundo na verdade é a Índia.
Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola
Vídeos
Um pouco da História do Cinema - Parte 01
Equipe Brasil Escola
Vídeos
Um pouco da História do Cinema - Parte 01
https://www.youtube.com/watch?v=RDJ4nQ1Tejw
Cinema mudo
https://www.youtube.com/watch?v=QkqZLTrFDao
https://www.youtube.com/watch?v=HshIW9Z4pgk
https://www.youtube.com/watch?v=xaCMDBPWqus
https://www.youtube.com/watch?v=q2xdkW2loWs
https://www.youtube.com/watch?v=q2xdkW2loWs
Atividade
Gravar um vídeo de 1 minuto com imagens em movimento.
quarta-feira, 20 de agosto de 2014 - 4ª Semana
Mundial Handebol de areia
Educação Física
Prof.: Dailton
Prof.: Dailton
Turma: 800
Assunto: Handebol
Regras do jogo
Tipos de arremesso
Mundial Handebol de areia
quinta-feira, 14 de agosto de 2014 - 3ª Semana
Educação Física
Prof.: Paulo
Prof.: Paulo
Turmas: 801 e 802
Assunto: Handebol
Regras do jogo
Tipos de
arremesso
Mundial
Handebol de areia
quinta-feira, 14 de agosto de 2014 - 3ª Semana
Língua Portuguesa
Prof.ª: Elizete
Prof.ª: Elizete
Turmas: 801
Assunto: Expressões adjetivas
Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=OFQ4UIiHwYk
Atividades
http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/interpretacao-texto-adjetivos.php
http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/arrastar-soltar-adjetivos.php
NOME:
____________________________________________________
DATA:
_____________ PROFESSORA: _______________________
Objetivo:
utilizar conhecimentos gramaticais referentes à adjetivos para
completar um texto, de modo a fazê-lo de maneira coerente, bem como
produzir sequência coesa e coerente de um texto, de modo a continuar
um encadeamento literário de acordo com ideias próprias,
exercitando assim a escrita, a criatividade e o planejamento de
histórias de autoria.
SURPRESA NO ARRAIÁ
- Leia a história junina e complete as lacunas somente com adjetivos. Atenção: não é permitido repetir palavras:
Como
todos sabem, junho é época de festas juninas, tradicionais em nosso
país. Muita dança, muita comida típica, muita alegria e algumas
surpresas...é... surpresas, mesmo.
Você
não sabe o que aconteceu há alguns anos, aqui mesmo, neste arraial
___________! Se soubesse, iria ficar _______________.
Diz
a lenda, que a noite estava ___________, como todas as outras
anteriores e todos os participantes tinham semblantes ______________
e pareciam estar gostando bastante da festança.
Crianças
______________ brincavam de pescaria, tiro ao alvo, jogo do dado e de
outras brincadeiras _______________. Mocinhas _____________ olhavam
os mocinhos e davam risadinhas _________________. Muitas pessoas se
animavam com as danças, tão _______________ daquela noite.
O
fato ______________ aconteceu quando a festa estava em seu auge. Como
todos estavam tão _______________, não perceberam que algumas
sombras ________________ se esgueiravam próximas ao arraial e, sem
que alguém realmente percebesse, logo as luzes ________________ se
apagaram totalmente, dando lugar a gritos _______________, sussurros
___________ e sentimentos ______________. Todos os participantes
faziam barulhos _________________ insistentemente, até que,
subitamente, um silêncio ______________ tomou conta do lugar.
Os
presentes começaram a prestar atenção, ____________ com tudo o que
lhes acontecia. Alguns ruídos _______________ foram ouvidos muito
próximos das pessoas e todos ficaram ________________. Não sabiam o
que estava acontecendo. Seriam animais ______________? Algum ser
____________? Vândalos ________________ que tentavam assustar as
pessoas? Alguém que pregava uma peça ________________?
Ninguém
sabia dizer. Os pensamentos fervilhavam nas cabeças dos presentes e
a espera se mostrou ___________________.
Após
momentos ________________, uma grande surpresa tomou conta dos
corações _______________ das pessoas, que antes estavam tão
______________.
(
Janaína Spolidorio )
- Pois bem, como você pôde perceber, a história é realmente uma surpresa e você será o responsável por revelá-la. Pense o que aconteceu de tão marcante na festa e dê continuidade ao texto anterior:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
Em dupla, pesquisarem sobre pronome relativo e orações
subordinadas adjetivas. Durante a pesquisa, fazer
anotações relativas ao assunto pesquisado, atendendo ao seguinte
roteiro:
1. Pronome relativo: conceito e emprego e função.
2. Quadro dos pronomes relativos: variáveis e invariáveis.
Disponíveis nos sites:
Geometria
Profª.: Clarice
Profª.: Clarice
Turma: 800
Assunto: Quadriláteros
Videoaula – Triângulos e quadriláteros
Atividades
http://matematica6.no.sapo.pt/quadrilateros.htm
http://www.slideshare.net/DiomedesProfessor/quadriltero-exercícios
http://www.slideshare.net/DiomedesProfessor/quadriltero-exercícios
Observe o quadrilátero da figura seguinte:
Identifique, nesse quadrilátero:
a) Pares de lados oposto. __________________________
b) Um par de ângulos oposto. _______________________
❷ - O quadrilátero da figura ao lado é um
paralelogramo.
Qual é o nome desse paralelogramo? ___________________
❸ - Observe a figura ao lado.
a) Existem lados oposto paralelos? Quais são esses lados?
____________________________________________
b) Qual o nome desse quadrilátero?
____________________________________________
b) Qual o nome desse quadrilátero?
____________________________________________
❹ - Complete corretamente as afirmações.
a) Trapézio é um quadrilátero que tem apenas __________
lados paralelos.
b) O quadrilátero que tem os lados oposto paralelos chama-se
__________.
c) Os lados paralelos de um trapézio recebem o nome de
__________.
d) Retângulo é um paralelogramo com os quatro ângulos
__________.
e) Um trapézio é escaleno quando os lados __________ não são
__________.
f) O trapézio que tem dois ângulos internos retos (90°)
recebe o nome de trapézio __________.
❺ - Paralelogramo ou trapézio?
❻ - Trace os segmentos
̅̅̅̅ ̅̅̅̅ ̅̅̅̅ e
̅̅̅̅ e desenhe um trapézio.
a) Qual é o nome do trapézio que você desenhou?
____________________ b) Qual é o segmento que representa a base maior desse
trapézio? ____________________ c) E a base menor? ____________________
❼ - Identifique cada
como isósceles ou retângulo.
❽ - Identifique como paralelogramo, retângulo, losango ou
quadrado:
segunda-feira, 04 de agosto de 2014 - 2ª Semana Língua Inglesa
Prof.ª: Keli
Turma: 800
Assunto: Song Class
Atividades
1-CHOSSE THE
CORRECT WORD:
It might seem
CRAZY/LAZY what I’m about to say
Sunshine she’s
here you can take a FRIEND/BREAK
I’m a hot air
MOON/BALOON that could go to space
With the air,
like I don’t care baby by the WAY/DAY
2- FILL IN THE
BLANKS:
(Chorus)
Because I’m happy
Clap
along if you fell like a ____________
without a roof
Because
I’m happy
Clap along if you fell like happines is the ____________
Clap along if you fell like happines is the ____________
Because
I’m happy
Clap
along if you know what ____________ is to you
Because
I’m happy
Clap
along if you __________ like that’s what you wanna do
3-PUT
THESE LINES IN ORDER:
Yeah,
well I should probably warn you I’ll be just fine ( )
Here
come bad News talking this and that ( )
Yah,
no offense to you don’t waste your time (
)
Yeah,
give me all you got, don’t hold back (
)
Here’s
why
(Chorus
x2)
Happy,
come on, bring me down
Happy,
come on, bring me down
Love
is too high to bring me down
Come
on, bring me down
I
said bring me down
Come
on, bring me down
Love
is too high to bring me down
Come
on, bring me down
I
said
Bring
me down... can’t nothing...
Bring
me down... your love is too high
Bring
me down... can’t nothing...
Bring
me down, I said (let me tell you now)
(Chorus
x2)
Educação Artística
Profª: Christian
Turma: 800
Assunto: Debret
Jean-Baptiste Debret foi um pintor francês de grande importância para a história da arte no Brasil.
Filho de um funcionário do parlamento francês, Jean-Baptiste Debret nasceu em Paris no dia 18 de abril de 1768. Era primo de Jacques-Luis David, que era um grande artista da França e líder da chamada escola neoclássica. Assim, Debret logo se aventurou pelo caminho da arte estudando no Lycée Luis-le-Grand e, em seguida, na Escola de Belas Artes de Paris. Foi aluno de seu primo e chegou ao Institut de France.
Debret foi selecionado pela Revolução Francesa para o curso de engenharia, o qual frequentou durante cinco anos. Todavia, o grande prazer de sua vida era a pintura, para a qual retornou logo em seguida. Suas obras se tornaram cada vez mais conhecidas e muitos prêmios foram conquistados, especialmente com as telas financiadas pelo próprio Napoleão Bonaparte.
Jean-Baptiste Debret viveu durante 15 anos no Brasil e desenvolveu uma intensa relação pessoal e emocional com o território brasileiro. Seu trabalho é considerado de grande importância para o Brasil na medida em que se dedicou a retratar o cotidiano e a sociedade do século XIX, especialmente no Rio de Janeiro.
Mesmo sendo considerado um pintor neoclássico, aluno e seguidor de seu primo David, Debret está numa posição de transição entre o neoclassicismo e o romantismo. Suas representações dos indígenas apresentam condições idealizadas, há um privilégio da emoção valorizando o individualismo, o sofrimento amoroso, a religiosidade cristã, a natureza e os temas do passado.
No ano de 1831, Jean-Baptiste Debret retornou à França alegando problemas de saúde. Sua volta ao território francês foi seguida pela publicação do livro intitulado Viagem Pitoresca ao Brasil. Neste, o autor tenta apresentar um panorama além do que era popularmente conhecido como exótico e interessante por causa da história natural. A iniciativa procurava criar uma obra histórica que desse conta da formação do povo e da nação brasileira, registrando suas peculiaridades e representando o passado do povo que aqui vivia. A obra completa foi publicada em Paris entre 1834 e 1839 e é composta de 153 pranchas dotadas de textos que elucidam cada retrato apresentado.
Jean-Baptiste Debret cumpriu sua função em território do Brasil e deu origem a uma Academia de Artes e Ofícios que, com a Independência do Brasil, passou a ser chamada de Academia Imperial de Belas Artes. Foi um importante mestre para a pintura brasileira, lecionando na instituição que ajudou a criar até sua volta para a França. Seu trabalho influenciou também na Proclamação da República do Brasil, uma vez que a bandeira do Brasil teve como base para as cores e formas geométricas a obra de Debret. Já em idade avançada, Jean-Baptiste Debret faleceu em Paris no dia 28 de junho de 1848.
Pesquisar as obras de Debret e escolher uma para fazer a releitura.
sexta-feira, 16 de junho de 2014 - 4ª Semana
Ciências
Proª. Marciele
Turma: 800
Assunto: Sistema Respiratório

Atividade Ática Educacional
quarta-feira, 11 de junho de 2014 - 2ª Semana
Matemática
Prof. Wanderson
Turma: 800
Expressões algébricas – valor numérico
Vídeo aula – Expressões algébricas
Exercício online
Vídeo aula Valor numérico
Teste sobre valor numérico de expressões algébricas.
segunda-feira, 16 de junho de 2014 - 3ª Semana
História
Profª Renata
Turma: 800
Pesquisa sobre a História das Seleções em Copas do Mundo de Futebol
A presente pesquisa busca relacionar a História das seleções de futebol e de seus países.
O aluno escolherá um país que participará da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, além disso, fará uma pesquisa sobre a história da seleção escolhida.
Abordaremos assuntos como:
- Qual a primeira vez que o país participou do mundial;
- Quantos títulos já conquistou ou não;
- Como esta seleção estará vindo para o mundial no Brasil;
- Lista com o nome dos jogadores convocados.
Além de outras características, o trabalho precisa ser apresentdo com capa, identificação e charges.
sexta-feira, 27 de maio de 2014 - 5ª Semana
Produção Textual
Profª Ana Neri
Turma: 800
Texto dissertativo e Narrativo
Atividades no BrOffice-Writer
1 - Analisar o texto e transformar o texto poético em narração ou dissertação, observando a paragrafação e pontuação.
2 -Criação de uma tirinha sobre a copa 2014.

Dessa vez é no Brasil
Essa bola tá com a gente, o desafio
É juntar talento lá do coração
Com a força da união
Fazer brilhar de novo, o campeão
No Brasil, isso é normal
Em todo canto tem um craque mundial
Feito de paixão
Buscando a vitória, sempre a vitória
Persegue a taça e vai com raça até o final
E a galera, veste a camisa amarela
E entra em campo
Pra jogar junto na fé
Um drible, uma esticada
Toque em toque até a rede
Chegou a hora
Agora somos um só
É nossa escola
De super, superação
Vai que dá Brasil, hexacampeão
Eu sei que vou
Vou do jeito que eu sei
De gol em gol
Com direito a replay
Eu sei que vou
Com o coração batendo a mil
É taça na raça, Brasil!
Eu sei que vou
Vou do jeito que eu sei
De gol em gol
Com direito a replay
Eu sei que vou
Com o coração batendo a mil
É taça na raça, Brasil!
É taça na raça, Brasil!
Link: http://www.vagalume.com.br/temas-rede-globo/somos-um-so-copa-2014.html#ixzz32lX23oJ9
quarta-feira, 30 de abril de 2014 - 5ª Semana
Educação Física
Profº Dailton
Jogos, Desporto e Atividade Física
No sentido figurado são muitas as expressões populares em que surge o termo “jogo”. Por exemplo:
“Abrir o jogo”: falar abertamente, com franqueza.
“Esconder o jogo”: não revelar a verdadeira intenção de uma atitude ou de um comportamento.
“Virar o jogo”: sair vencedor de uma situação que antes não era favorável.
“Ter jogo de cintura”: saber improvisar e ter habilidade para contornar uma situação complicada.
“Fazer o jogo de”: colaborar ou participar de forma dissimulada em benefício próprio.
AtividadeNo sentido figurado são muitas as expressões populares em que surge o termo “jogo”. Por exemplo:
“Abrir o jogo”: falar abertamente, com franqueza.
“Esconder o jogo”: não revelar a verdadeira intenção de uma atitude ou de um comportamento.
“Virar o jogo”: sair vencedor de uma situação que antes não era favorável.
“Ter jogo de cintura”: saber improvisar e ter habilidade para contornar uma situação complicada.
“Fazer o jogo de”: colaborar ou participar de forma dissimulada em benefício próprio.
Informações sobre a Lei Pelé:
Responder as perguntas no editor de texto - Writer
1 - O que é Jogo?
2 - O que é Desporto?
3 - Qual a diferença entre jogo e esporte?
4 - Qual a importância do jogo no contexto escolar?
terça, 15 de abril de 2014 - 3ª Semana
Produção Textual
Profª Ana Neri
Turma: 800
Artigo de Informação
Panfleto - Centenário Luiza Terra de Andrade
Após pesquisa e entrevista com funcionários da escola, montar um texto informativo (panfleto), contendo texto e imagens. Escolha imagens abaixo.

segunda-feira, 14 de abril de 2014 - 3ª Semana
Língua Inglesa
Profª Keli
Turma: 800
Chocolate Literário - "Centenário de Orlando Villas Bôas" Tema: Respeito gera paz.
Pesquisa - Letra e Vídeo: Tributo a Paz (HEAL THE WORLD) - Michael JacksonEnsaio do Coral
GEOGRAFIA - 10/04/14
Turma: 800 - Profª Débora
Chocolate Literário - "Centenário de Orlando Villas Bôas" Tema: Respeito gera paz.
Estudo dirigido
Responder as perguntas no editor de texto - Writer
1) Quando foi criado o Parque Nacional do Xingu?
2) Em qual Estado e Macrorregião brasileira está localizado o Parque Nacional do Xingu?
3) Qual foi o presidente que criou o Parque Nacional do Xingu?
4)Quais são os tipos de vegetações que ocorrem no Parque Nacional do Xingu?
5) Antes de começar sua expedição Orlando Villas Bôas trabalhava em uma empresa de qual ramo?
6) Quem foi o antropólogo que ajudou Orlando Villas Bôas a criar o Parque Nacional do Xingu?
8) Aproximadamente quantos índios vivem hoje no parque Nacional do Xingu? E em quantas etnias eles são divididos?
terça-feira, 01 de abril de 2014 - 1ª Semana
Produção Textual
Profª Ana Neri
Turma: 800
Produzir, no Writer, um Folder com texto informativo - Tema: Café
Terça-feira, 01 de abril de 2014 - 1ª Semana
História
Profª Renata
Turma: 800
Chocolate Literário - "Centenário de Orlando Villas Bôas" Tema: Respeito gera paz.
Quem foi Orlando Villas Bôas?
Documentário sobre o Xingu
Parque Nacional do Xingu - 50 anos
Parque Nacional do Xingu - Expedições
Trailer do filme Xingu
Fazer análise do vídeo Parque Nacional do Xingu - Expedições
Objetivo: conhecer várias etnias e culturas indígenas valorizando-as e respeitando-as. Repudiando a discriminação baseada em diferentes tipos de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo. Além disso, trabalhar especificamente:
- Conhecer a História dos irmãos Villas Bôas;
- Resgatar valores indígenas;
- Criar oportunidade de discussões sobre os vídeos exibidos
- Estimular a criatividade com a montagem de maquetes e apresentação cultural.
"Nas comunidades indígenas, o homem é o dono da aldeia; o velho, o dono da história e a criança, o dono do mundo" (Orlando Villas Bôas)
quarta-feira, 26 de março de 2014 - 4ª Semana
Geometria
Profª Clarice
Turma: 800
Profª Clarice
Turma: 800
Ângulos formados por retas paralelas e transversais
http://pt.slideshare.net/prof.andrea/gulos-formados-por-duas-retas-paralelas-e-uma-transversal
http://misteriomatematico.blogspot.com.br/2011/09/angulos-formados-por-duas-retas.html
Atividades
1. Copiar as questões e colar no Writer. Depois, responder.
a) 5x + 40º = 3x + 20º
http://pt.slideshare.net/prof.andrea/gulos-formados-por-duas-retas-paralelas-e-uma-transversal
http://misteriomatematico.blogspot.com.br/2011/09/angulos-formados-por-duas-retas.html
Atividades
1. Copiar as questões e colar no Writer. Depois, responder.
a) 5x + 40º = 3x + 20º
b) 2x + 10º = x + 30º
c) 2x + x = 180º
d) 3b - 11º = 2b + 6º
quarta-feira, 26 de março de 2014 - 4ª Semana
Matemática
Prof Wanderson
Turma: 800
Números irracionais
http://www.youtube.com/watch?v=JtkI3nGPkrU
http://pt.slideshare.net/fcmat/conjuntos-numricos-16979777
Atividade: copiar e colar no Writer. Depois, responder.
1- Assinale com um X os números irracionais:
a) 1,1 f) 0,777...
b) − 4 g) 2 + 0,777...
c) 2 √ 4 h) 3 √7
d) 3,9876543210987... i) 3,14
e) 0,5222... j) 2 2 √ 2
2- Assinale se as frases abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F):
a - ( ) Nem todo número inteiro ´e natural.
b- ( ) Nem todo número irracional ´e real.
c- ( ) O número 0 não ´e natural.
d- ( ) O número −1 ´e real, racional e inteiro.
e- ( ) Números inteiros podem ser irracionais.
f- ( ) Todo número inteiro ´e real e racional.
g- ( ) Nem toda dízima periódica ´e racional.
h- ( ) O número 3 √
8 ´e irracional.
i- ( ) O número 1 2 ´e racional.
j- ( ) Nem todo número que pode ser escrito em forma de fração ´e racional.
k- ( ) O número −1,111 ´e irracional.
l- ( ) O número 3,121212... ´e racional.
m- ( ) Todo número natural ´e racional e real.
n- ( ) Todo número inteiro ´e racional e real.
Prof Wanderson
Turma: 800
Números irracionais
http://www.youtube.com/watch?v=JtkI3nGPkrU
http://pt.slideshare.net/fcmat/conjuntos-numricos-16979777
Atividade: copiar e colar no Writer. Depois, responder.
1- Assinale com um X os números irracionais:
a) 1,1 f) 0,777...
b) − 4 g) 2 + 0,777...
c) 2 √ 4 h) 3 √7
d) 3,9876543210987... i) 3,14
e) 0,5222... j) 2 2 √ 2
2- Assinale se as frases abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F):
a - ( ) Nem todo número inteiro ´e natural.
b- ( ) Nem todo número irracional ´e real.
c- ( ) O número 0 não ´e natural.
d- ( ) O número −1 ´e real, racional e inteiro.
e- ( ) Números inteiros podem ser irracionais.
f- ( ) Todo número inteiro ´e real e racional.
g- ( ) Nem toda dízima periódica ´e racional.
h- ( ) O número 3 √
8 ´e irracional.
i- ( ) O número 1 2 ´e racional.
j- ( ) Nem todo número que pode ser escrito em forma de fração ´e racional.
k- ( ) O número −1,111 ´e irracional.
l- ( ) O número 3,121212... ´e racional.
m- ( ) Todo número natural ´e racional e real.
n- ( ) Todo número inteiro ´e racional e real.
3) Construir a reta dos números racionais e localizar os números 1 . -0,7, 11 , V4 e V5 3 4
Quinta-feira, 20 de março de 2014 - 3ª Semana
Ciências
Profª Marciele
Turma: 800
Turma: 800
A Água
O Mundo de Valentina
- O futuro sem água
10 benefícios que a
água pode trazer para o organismo
Qual a importância da
água para o corpo humano
Carta 2070
A partir da visualização do vídeo escreva um texto sobre o descaso com
o uso da água pelas pessoas e o que se pode fazer hoje para evitar a
sua escassez no futuro.
Show do Chuá
Jogo da Forca
quinta-feira, 13 de março de 2014 - 2ª Semana
Língua Portuguesa
Profª Elizete
Turma: 800
Sujeito e predicado
Turma: 800
Sujeito e predicado
Rachacuca
Funções Sintáticas - Tipos de Sujeito
Quiz
quarta-feira, 12 de março de 2014 - 2ª Semana
Língua Portuguesa
Profª Flávia
Turma: 600
Linguagem coloquial e Linguagem formal
Atividade: copiar e colar a atividade no Writer e salvar LP600_seunome
ESCOLA MUNICIPAL LUIZA TERRA DE ANDRADE
Língua Portuguesa Profª: Flávia
Data:13/03/14
Data:13/03/14
Dinamizadora: Rejane Goulart
Aluno(a): Turma: 800
1) Que tipo de linguagem (formal ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações:
2) Leia o texto retirado do Orkut de um adolescente e responda as perguntas:
1) Que tipo de linguagem (formal ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações:
a) Falando em público sobre política.
b) Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
c) Numa pequena mensagem de celular para o seu professor de português.
d) Numa carta de reclamação para a presidente Dilma.
e) Numa conversa na praça entre amigos.
f f) Um debate numa conferencia nacional sobre meio ambiente.
g) Um bilhete para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.
h) Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta.
i) Uma redação solicitada pelo professor de português.
2) Leia o texto retirado do Orkut de um adolescente e responda as perguntas:
E aí, moral! Tu vai p/ ksa do Paulin estudar hj?
Se for, chama o kbça tbm q ele disse q keria ir.
Vlw, muleq! Jo@o
|
a) A linguagem deste texto é considerada formal ou coloquial?
b) Por que o autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?
c) Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por que?
d) Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?
e) Reescreva essa mesma mensagem usando a linguagem formal.
f) Retire desta mensagem duas expressões que são consideradas gírias.
terça-feira, 11 de março de 2014 - 2ª Semana
Produção Textual
Profª Ana Neri
Turma: 800
Artigo de informação
Atividade: copiar e colar a atividade no Writer e salvar PT800_seunome
ESCOLA MUNICIPAL
LUIZA TERRA DE ANDRADE
Produção Textual Profª:
Ana Neri 11/03/14
Dinamizadora: Rejane Goulart
Aluno(a): Turma:
800
Texto informativo
TER CUIDADO COM A INTERNET
Há pessoas que usam tanto a
Internet que passa horas conectadas em rede na frente de um computador. Isso
não é bom, porque elas deixam de realizar muitas outras atividades
fundamentais, como se relacionar com a família e falar com amigos.
É necessário estar atento, pois
nem sempre a informação que encontramos na Internet é real.
Nos jornais, no rádio e na TV, a
veracidade da informação é de responsabilidade dos jornalistas e diretores que
respondem pelas consequências de uma informação falsa. No entanto, com a Internet,
não é bem assim. Por ser um meio de comunicação sem restrições, qualquer pessoa
pode passar mensagens e há quem se aproveita dessa liberdade divulgando
informações falsas ou enganosas.
Ana Teberosky e Cesar Coli
Aprendendo Português, São Paulo; Ática,2000.
Compreensão e interpretação:
1)
De acordo com o texto, qual seria o lado negativo da Internet?
2)
Além da Internet, quais outros meios de
comunicação citadas no texto?
3)
Segundo o texto, por que não é bom que as
pessoas passem horas conectadas em rede na frente do computador?
4)
Leia o trecho:
“... isso não é bom, porque ELAS deixam de realizar muitas outras atividades fundamentais, como
se relacionar com a família e falar com amigos”.
A palavra
destacada refere-se a:
( ) internet ( ) pessoas (
) liberdade
5)
Criar um artigo informativo.
http://educarparacrescer.abril.com.br/regras-hifen/index.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário