8º Ano

terça-feira,  06  de outubro de 2015 - 2ª semana

Produção Textual
Profª.:Ana Neri
Turmas: 800   e 801
Assunto:  Livros interessantes

Atividade
Recomendar alguns livros lidos no decorrer do ano letivo de 2015 criando uma propaganda no Editor de Texto - Writer.

Um país é feito de homens e de livros.” (Monteiro Lobato)

Queridos alunos,

Ler ainda é o principal meio para a transmissão e aquisição de cultura.
Durante a leitura descobrimos um novo mundo, recheado de coisas desconhecidas, viajamos no tempo, conhecemos lugares, novas culturas, vencemos dificuldades na escrita, adquirimos melhor pronúncia das palavras, abrimos as portas ao conhecimento e com ele alcançamos sabedoria que nunca termina.
O ato de ler deve ser prazeroso , pois a leitura é um processo constante que deve ter início na família, aperfeiçoar-se na escola e continuar ao longo da vida.

Boa leitura para todos.

Um abraço,

Profª Ana Neri

















terça-feira, 22 de setembro de 2015 - 4ª semana

Geometria
Profª.: Lilia
Turmas: 801                    


segunda-feira, 31 de agosto de 2015 - 2ª semana

Inglês
Profª.: Keli

Turmas:  800 e 801                    




Assunto: Songs


Leitura de música com anotações no Writer  estabelecendo relações entre a letra e as imagens apresentadas no videoclipe


História
Profª.: Tania


Turmas:  800 e 801                    




Assunto: Abdicação de Dom Pedro I

Pesquisa sobre as revoltas que antecederam o período de abdicação de Dom. Pedro I









sexta-feira, 14 de agosto de 2015 - 2ª semana

Produção Textual
Profª.: Gleysa
Turmas:  800                    

Assunto: Conselho Tutelar

Palestra com o Presidente do Conselho tutelar de São Pedro da Aldeia  professor Luiz medina.













quarta-feira, 12 de agosto de 2015 - 2ª semana

História
Profª.:Tânia
Turmas:  800 e 801                       

Assunto: Criação do Quilombo dos Palmares








quarta-feira, 12 de agosto de 2015 - 2ª semana

Ciências
Profª.:Dayse
Turmas:  801                       

Assunto: Sistema respiratório

Vídeo aula

Sistema Respiratório - Anatomia Humana - Estrutura e funções gerais das vias aéreas
https://www.youtube.com/watch?v=vmVl1631iRo





segunda-feira, 10 de agosto de 2015 - 2ª semana

Matemática
Profª.: Lilia
Turmas: 800 e 801                       


segunda-feira, 13 de julho de 2015 - 3ª semana

História
Profª.: Tania
Turmas:  801                       

Assunto: Abdicação de D. pedro I.

Pesquisa

As revoltas do período que antecedeu a abdicação de D. Pedro I.

segunda-feira, 13 de julho de 2015 - 3ª semana

Matemática
Profª.: Lilia
Turmas: 800 e 801                       

Assunto: Sistema de equações do 1º grau



Um sistema de equações do 1º grau com duas incógnitas é formado por duas equações, onde cada equação possui duas variáveis x e y. Veja o exemplo:

A resolução de um sistema consiste em calcular o valor de x e y que satisfazem as equações do sistema. A solução de um sistema pode ser feita através de dois métodos resolutivos: adição e substituição.

Método da Adição

Consiste em somarmos as variáveis semelhantes das duas equações no intuito de obter resultado igual à zero. Veja a resolução do sistema a seguir:

Método da Substituição
Consiste em isolar x ou y em qualquer uma das equações do sistema, e substituir o valor isolado na outra equação. Observe:

Podemos observar através dos exemplos resolvidos que, de acordo com a configuração do sistema, podemos resolvê-lo utilizando o método da adição ou o método da substituição.




Vídeo aula

PENSI – Matemática


Atividades





segunda-feira, 06 de julho de 2015 - 2ª semana

Língua Inglesa
Profª.: Keli
Turmas: 800 e 801                       

Assunto: Regular Verbs

Atividades


http://www.adelescorner.org/grammar/past_tense/past_regular.html

sexta-feira, 19 de junho de 2015 - 3ª semana

Educação Física
Prof.: Paulo
Turma: 801                       

Assunto: Voleibol

Vídeos

História do vôlei

O Voleibol parte 1

O Voleibol parte 2

Sistema de rodízio 4 x 2 com infiltração

Aprenda o sistema 5 x 1 no voleibol

ATIVIDADES

Racha cuca
Vôlei I

Vôlei II
http://rachacuca.com.br/quiz/solve/76011/volei-ii/


Vôlei Feminino

http://rachacuca.com.br/quiz/45833/volei-feminino-olimpiadas-2012/

 

Brasil na liga mundial

http://rachacuca.com.br/quiz/60417/brasil-na-liga-mundial-2013/

 

Trivias


terça-feira, 28 de abril de 2015 -  5ª Semana

Produção Textual
Profª.: Ana Neri
Turma: 800 
Assunto: Texto informativo
Nesta atividade, você produzirá um texto para compor um livro junto com sua turma. Escolha uma das imagens a seguir para servir de tema para seu texto.  









terça-feira, 28 de abril de 2015 -  5ª Semana

Língua Portuguesa
Profª.: Ana Neri
Turmas: 800 e 801
Assunto: Concordância Verbal

Vídeos
Pesquisas
Atividades
sexta-feira, 27 de março de 2015 -  4ª Semana

Educação Física
Prof.: Dailton e Paulo
Turmas: 800 e 801
Assunto: Atividade física
 Qual a atividade física ideal para você?

http://saude.ig.com.br/bemestar/qual-a-atividade-fisica-ideal-para-voce/n1237863260132.html

Vídeos

Benefícios da Prática de Atividades Físicas

https://www.youtube.com/watch?v=9iGPOsk9tIo

Os 10 Mitos da Atividade Física

https://www.youtube.com/watch?v=MNJyR_xV5AE

Alimentação antes e depois da atividade física


A importância da atividade física








10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Atividade Física




Jogos

http://jogosonlinegratis.uol.com.br/cat/jogos-de-basquete/



quinta-feira,  19 de março de 2015 - 3ª semana

Profª.:  Christian
Disciplina: Ed. Artística
Turmas: 800 e 801
Assunto: Arte Barroca 




 terça-feira,  24 de fevereiro de 2015 - 4ª semana

Turma:  800 

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015 - 4ª semana
Turma: 801        
Exibição do filme: Prova de Fogo - Uma História de Vida
Assistir ao filme Prova de Fogo, no Projetor Interativo Multimídia
          Ø Em seguida pedir que os alunos relatem oralmente e em forma de produção o         que  entenderam do filme;


        _ Perceber que um bom relacionamento depende de uma boa convivência com o             próximo.
        _ Reconhecer o valor da amizade, cooperação e perseverança;
    

          Ø Listar atitudes   importantes que devemos  ter com os outros.



segunda-feira, 02 de março de 2015 -  1ª Semana 
Profª.:  Keli

segunda-feira, 02 de março de 2015 -  1ª Semana 




Profª.:  Ana Neri
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 800 e 801
Assunto: Novo acordo Ortográfico

Um game para você treinar os pontos principais do novo acordo ortográfico da língua portuguesa



 Um game para você treinar as regras de utilização do hífen, de acordo com a nova ortografia da língua portuguesa



Brinque neste jogo e evite 100 erros comuns da língua portuguesa



Jogo interativo criado pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) em parceria com a empresa Retoque Comunicação e o portal LivroClip (São Paulo, Brasil).
Uma forma divertida de aprender e praticar as novas regras ortográficas num jogo de excelente qualidade.
Atenção às especificidades do português do Brasil!




quinta-feira, 16 de outubro de 2014 -  3ª Semana 




Prof.: Dailton

Disciplina: Educação Física

Turmas: 700 e 701

Assunto: Oficina de Xadrez


terça-feira, 14 de outubro de 2014 -  3ª Semana

Produção Textual
Prof.ª: Vera
Turma: 802   
                   
Gravar apresentação da paródia: O que é que a Luiza tem?

terça-feira, 14 de outubro de 2014 -  3ª Semana

Produção Textual

Prof.ª: Ana Neri

Turma: 800                       
Gravar entrevista com a Diretora Adjunta (Deise), com a Supervisora (Maria José) e funcionários da Escola.
terça-feira, 30 de setembro de 2014 -  3ª Semana

História

Prof.ª: Renata
Turma: 800                       

Assunto: Eleições  simulada 2014

Simulado/Eleições 2014 utilizando o Software Aperta Quem , com as funções:
Cadastro de candidatos com nome e número; 
Botões: CONFIRMA, BRANCO E CORRIGE

Impressão de relatório em PDF.


terça-feira, 16 de setembro de 2014 -  3ª Semana

Língua Portuguesa

Prof.ª: Flávia 
Turma: 800                       

Assunto: Vozes Verbais

Vozes do Verbo
Dá-se o nome de voz à forma assumida pelo verbo para indicar se o sujeito gramatical é agente ou paciente da ação. São três as vozes verbais:
a) Ativa: quando o sujeito é agente, isto é, pratica a ação expressa pelo verbo.
Por exemplo:

O repórterleu a notícia
Sujeito agenteVerbo na voz ativa
b) Passiva: quando o sujeito é paciente, recebendo a ação expressa pelo verbo.
Por exemplo:

A notíciafoi lida pelo repórter
Sujeito paciente Verbo na voz passiva


c) Reflexiva: quando o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente, isto é, pratica e recebe a ação.
Por exemplo:

A garotapenteou-se diante do espelho
Sujeito agente Verbo na voz reflexiva
É importante entendermos que desta forma a garota praticou a ação de pentear-se e recebeu a ação de ser penteada.
Formação da Voz Passiva
A voz passiva pode ser formada por dois processos: analítico e sintético.


1- Voz Passiva Analítica
Constrói-se da seguinte maneira: Verbo SER + particípio do verbo principal.
Por exemplo:

Ações solidárias foram praticadas
Sujeito pacienteVoz passiva analítica
foram – verbo ser / praticadas - particípio




























A escola será pintada.
O trabalho é feito por ele.

Obs. : o agente da passiva geralmente é acompanhado da preposição por, mas pode ocorrer a construção com a preposição de.
Por exemplo:




























A casa ficou cercada de soldados.
- Pode acontecer ainda que o agente da passiva não esteja explícito na frase.
Por exemplo:




























A exposição será aberta amanhã.
- A variação temporal é indicada pelo verbo auxiliar (SER), pois o particípio é invariável. Observe a transformação das frases seguintes:
a)Ele fez o trabalho. (pretérito perfeito do indicativo)
O trabalho foi feito por ele. (pretérito perfeito do indicativo)
b)Ele faz o trabalho. (presente do indicativo)
O trabalho é feito por ele. (presente do indicativo)
c)Ele fará o trabalho. (futuro do presente)
O trabalho será feito por ele. (futuro do presente)
- Nas frases com locuções verbais, o verbo SER assume o mesmo tempo e modo do verbo principal da voz ativa. Observe a transformação da frase seguinte:




























O vento ia levando as folhas. (gerúndio)
As folhas iam sendo levadas pelo vento. (gerúndio)

Obs.: é menos frequente a construção da voz passiva analítica com outros verbos que podem eventualmente funcionar como auxiliares.
Por exemplo:




























A moça ficou marcada pela doença.
2- Voz Passiva Sintética
A voz passiva sintética ou pronominal constrói-se com o verbo na 3ª pessoa, seguido do pronome apassivador SE.
Por exemplo:

Praticaram-seações solidárias
Voz passiva sintética Sujeito paciente

Abriram-se as inscrições para o concurso.
Destruiu-se o velho prédio da escola.

Obs.: o agente não costuma vir expresso na voz passiva sintética.
Curiosidade A palavra passivo possui a mesma raiz latina de paixão (latim passio, passionis) e ambas se relacionam com o significado sofrimento, padecimento. Daí vem o significado de voz passiva como sendo a voz que expressa a ação sofrida pelo sujeito.
Na voz passiva temos dois elementos que nem sempre aparecem: SUJEITO PACIENTE e AGENTE DA PASSIVA.

Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf72.php


1) O homem comenta com a namorada uma notícia. Como ele a interpreta?

2) Ele parece partilhar dos mesmos planos que a namorada? Justifique sua resposta com elementos da tirinha.

3) A frase “Esses novos financiamentos estão facilitando bastante a compra da casa própria” está na voz:
(  ) ativa                       (  ) passiva                   (  ) reflexiva

4) Reescreva a frase anterior na voz passiva:
A compra da casa própria ____________________ por esses financiamentos.

5) A mulher poderia dizer: “Vamos nos casar então!”. Essa frase está na voz:
(  ) ativa                       (  ) passiva                   (  ) reflexiva

6) Observe as construções a seguir e marque a que está classificada de forma incorreta:
(  ) Todos queriam sair de lá. – Voz Ativa
(  ) Eles foram deixados para trás. – Voz Passiva
(  ) Eles caíram no buraco. – Voz Reflexiva

7) Escreva as orações na voz passiva:
a) O delegado interroga as testemunhas.

b) Os mestres analisarão a prova.

c) Ele tratava com amor as crianças.

segunda-feira, 15  de setembro de 2014 -  3ª Semana

Ciências

Prof.ª: Marciele
Turma: 800                    
 Assunto: Experiências para Feira de Ciências.

Pesquisar experiências para apresentar na feira de Ciências. 

sexta-feira, 29 de agosto de 2014 -  5ª Semana

Educação Artística

Prof.ª: Christian
Turma: 800                    

Assunto: Cinema


Charles Chaplin em um de seus trabalhos no cinema mudo
Quem não se encantou quando foi pela primeira vez ao cinema assistir a um filme? Imagine então como ficaram as pessoas que assistiram o primeiro filme do mundo. Até o início do século XVIII, as únicas formas encontradas pelo homem para conservar a imagem de uma paisagem ou pessoa era guardando-a na memória ou sendo retratada em tela por um pintor. Essa realidade mudou quando, na França, em 1826, o inventor Nicephóre Niepce conseguiu registrar uma paisagem sem pintá-la, demorou 14 horas para alcançar o feito. A imagem foi registrada com o auxílio de uma câmera escura numa placa de vidro. O filme fotográfico só foi inventado em 1879, por Ferrier e aperfeiçoado pelo americano George Eastman. Algum tempo depois os irmãos Lumière criaram o cinematógrafo, que era uma câmera de filmar e projetar imagens em movimento.
A estrutura de um cinematógrafo

Com o cinematógrafo em mãos, os irmãos Lumière começaram a produzir seus filmes, cuja apresentação pública foi realizada pela primeira vez em 1895, na França. Para o público que assistiu ao filme aquilo era algo maravilhoso e surpreendente, pois até aquele momento a fotografia ainda era novidade. Foi pelo fato dos filmes não terem sons que surgiu a expressão “cinema mudo”, os atores falavam e em seguida surgia a legenda na tela. Um dos grandes destaques do cinema mudo foi Charles Chaplin.
O cinema com som surgiu em 1926, com o filme "The Jazz Singer", da Warner Brothers, recurso criado com o auxílio de um sistema de som Vitaphone, porém o som do filme não era totalmente sincronizado. Somente em 1928 a Warner Brothers obteve sucesso com a sincronização entre o som e a cena, no filme “The Lights of New York". A partir desse momento o cinema passou por um processo de evolução até chegar aos dias atuais, com todo seu glamour e encantamento aliado à sofisticação e modernidade.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, Hollywood não é o maior produtor de filmes, a maior indústria cinematográfica do mundo na verdade é a Índia.
Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola

Vídeos
Um pouco da História do Cinema - Parte 01

https://www.youtube.com/watch?v=KvLGo8wQUI0

Um pouco da História do Cinema - Parte 02

https://www.youtube.com/watch?v=RDJ4nQ1Tejw

 

Cinema mudo 

https://www.youtube.com/watch?v=QkqZLTrFDao
https://www.youtube.com/watch?v=HshIW9Z4pgk
https://www.youtube.com/watch?v=xaCMDBPWqus

https://www.youtube.com/watch?v=q2xdkW2loWs

Atividade

Gravar um vídeo de 1 minuto com imagens em movimento.



quarta-feira, 20 de agosto de 2014 -  4ª Semana


Educação Física

Prof.:  Dailton
Turma: 800    
Assunto: Handebol


Regras do jogo

Tipos de arremesso

Mundial Handebol de areia  




quinta-feira, 14 de agosto de 2014 -  3ª Semana 

Educação Física

Prof.:  Paulo
Turmas: 801  e 802    
Assunto: Handebol

Regras do jogo


Tipos de arremesso


Mundial Handebol de areia

 
quinta-feira, 14 de agosto de 2014 -  3ª Semana
Língua Portuguesa

Prof.ª: Elizete 
Turmas: 801         
Assunto: Expressões adjetivas

Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=OFQ4UIiHwYk 


Atividades


http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/interpretacao-texto-adjetivos.php

http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/arrastar-soltar-adjetivos.php 


NOME: ____________________________________________________
DATA: _____________ PROFESSORA: _______________________
Objetivo: utilizar conhecimentos gramaticais referentes à adjetivos para completar um texto, de modo a fazê-lo de maneira coerente, bem como produzir sequência coesa e coerente de um texto, de modo a continuar um encadeamento literário de acordo com ideias próprias, exercitando assim a escrita, a criatividade e o planejamento de histórias de autoria.

SURPRESA NO ARRAIÁ

  • Leia a história junina e complete as lacunas somente com adjetivos. Atenção: não é permitido repetir palavras:

Como todos sabem, junho é época de festas juninas, tradicionais em nosso país. Muita dança, muita comida típica, muita alegria e algumas surpresas...é... surpresas, mesmo.
Você não sabe o que aconteceu há alguns anos, aqui mesmo, neste arraial ___________! Se soubesse, iria ficar _______________.
Diz a lenda, que a noite estava ___________, como todas as outras anteriores e todos os participantes tinham semblantes ______________ e pareciam estar gostando bastante da festança.
Crianças ______________ brincavam de pescaria, tiro ao alvo, jogo do dado e de outras brincadeiras _______________. Mocinhas _____________ olhavam os mocinhos e davam risadinhas _________________. Muitas pessoas se animavam com as danças, tão _______________ daquela noite.
O fato ______________ aconteceu quando a festa estava em seu auge. Como todos estavam tão _______________, não perceberam que algumas sombras ________________ se esgueiravam próximas ao arraial e, sem que alguém realmente percebesse, logo as luzes ________________ se apagaram totalmente, dando lugar a gritos _______________, sussurros ___________ e sentimentos ______________. Todos os participantes faziam barulhos _________________ insistentemente, até que, subitamente, um silêncio ______________ tomou conta do lugar.
Os presentes começaram a prestar atenção, ____________ com tudo o que lhes acontecia. Alguns ruídos _______________ foram ouvidos muito próximos das pessoas e todos ficaram ________________. Não sabiam o que estava acontecendo. Seriam animais ______________? Algum ser ____________? Vândalos ________________ que tentavam assustar as pessoas? Alguém que pregava uma peça ________________?
Ninguém sabia dizer. Os pensamentos fervilhavam nas cabeças dos presentes e a espera se mostrou ___________________.
Após momentos ________________, uma grande surpresa tomou conta dos corações _______________ das pessoas, que antes estavam tão ______________.

( Janaína Spolidorio )
  • Pois bem, como você pôde perceber, a história é realmente uma surpresa e você será o responsável por revelá-la. Pense o que aconteceu de tão marcante na festa e dê continuidade ao texto anterior:

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________

Em dupla, pesquisarem sobre pronome relativo e orações subordinadas adjetivas. Durante a pesquisa,  fazer anotações relativas ao assunto pesquisado, atendendo ao seguinte roteiro:

1. Pronome relativo: conceito e emprego e função.

2. Quadro dos pronomes relativos: variáveis e invariáveis.


Disponíveis nos sites:

quarta-feira, 13 de agosto de 2014 -  3ª Semana


Geometria

Profª.: Clarice
Turma: 800                    

Assunto:  Quadriláteros

Videoaula – Triângulos e quadriláteros


 
Atividades
 
Observe o quadrilátero da figura seguinte: 

Identifique, nesse quadrilátero: 

a) Pares de lados oposto. __________________________ 

b) Um par de ângulos oposto. _______________________   

❷ - O quadrilátero da figura ao lado é um paralelogramo. 

Qual é o nome desse paralelogramo? ___________________        

❸ - Observe a figura ao lado. 

a) Existem lados oposto paralelos? Quais são esses lados? ____________________________________________
 b) Qual o nome desse quadrilátero?
____________________________________________     

❹ - Complete corretamente as afirmações. 

a) Trapézio é um quadrilátero que tem apenas __________ lados paralelos. 

b) O quadrilátero que tem os lados oposto paralelos chama-se __________. 

c) Os lados paralelos de um trapézio recebem o nome de __________. 

d) Retângulo é um paralelogramo com os quatro ângulos __________. 

e) Um trapézio é escaleno quando os lados __________ não são __________. 

f) O trapézio que tem dois ângulos internos retos (90°) recebe o nome de trapézio __________. 

❺ - Paralelogramo ou trapézio?                           

❻ - Trace os segmentos   ̅̅̅̅   ̅̅̅̅   ̅̅̅̅ e   ̅̅̅̅ e desenhe um trapézio. 

a) Qual é o nome do trapézio que você desenhou? ____________________ b) Qual é o segmento que representa a base maior desse trapézio? ____________________ c) E a base menor? ____________________   

 ❼ - Identifique cada como isósceles ou retângulo.          

❽ - Identifique como paralelogramo, retângulo, losango ou quadrado:     

segunda-feira, 04 de agosto de 2014 -  2ª Semana
 
Língua Inglesa

Prof.ª: Keli
Turma: 800                       

Assunto: Song Class


Atividades


1-CHOSSE THE CORRECT WORD:


It might seem CRAZY/LAZY what I’m about to say


Sunshine she’s here you can take a FRIEND/BREAK


I’m a hot air MOON/BALOON that could go to space


With the air, like I don’t care baby by the WAY/DAY


2- FILL IN THE BLANKS:


(Chorus)


Because I’m happy


Clap along if you fell like a ____________  without a roof


Because I’m happy
Clap along if you fell like happines is the ____________


Because I’m happy


Clap along if you know what ____________ is to you


Because I’m happy


Clap along if you __________ like that’s what you wanna do     


3-PUT THESE LINES IN ORDER:        


Yeah, well I should probably warn you I’ll be just fine (   )


Here come bad News talking this and that (   )


Yah, no offense to you don’t waste your time (   )


Yeah, give me all you got, don’t hold back (   )


Here’s why


(Chorus x2)


Happy, come on, bring me down


Happy, come on, bring me down


Love is too high to bring me down


Come on, bring me down


I said bring me down


Come on, bring me down


Love is too high to bring me down


Come on, bring me down


I said


Bring me down... can’t nothing...


Bring me down... your love is too high


Bring me down... can’t nothing...


Bring me down, I said (let me tell you now)


(Chorus x2)
sexta-feira, 25 de julho de 2014 -  4ª Semana


Educação Artística

Profª: Christian
Turma: 800

Assunto: Debret
Jean-Baptiste Debret foi um pintor francês de grande importância para a história da arte no Brasil.

Filho de um funcionário do parlamento francês, Jean-Baptiste Debret nasceu em Paris no dia 18 de abril de 1768. Era primo de Jacques-Luis David, que era um grande artista da França e líder da chamada escola neoclássica. Assim, Debret logo se aventurou pelo caminho da arte estudando no Lycée Luis-le-Grand e, em seguida, na Escola de Belas Artes de Paris. Foi aluno de seu primo e chegou ao Institut de France.
Debret foi selecionado pela Revolução Francesa para o curso de engenharia, o qual frequentou durante cinco anos. Todavia, o grande prazer de sua vida era a pintura, para a qual retornou logo em seguida. Suas obras se tornaram cada vez mais conhecidas e muitos prêmios foram conquistados, especialmente com as telas financiadas pelo próprio Napoleão Bonaparte.
A queda de Napoleão foi impactante também para os artistas neoclássicos. Paralelamente, Jean-Baptiste Debret ficou muito abalado após perder um filho com apenas 18 anos. Foi nesse período que o pintor foi convidado para uma missão artística, chefiada por Joachim Lebreton, que viria ao Brasil a pedido de Dom João VI. Debret aceitou o desafio e chegou ao território brasileiro no dia 26 de março de 1816 com a missão de criar as bases de uma Academia de Belas Artes.
Jean-Baptiste Debret viveu durante 15 anos no Brasil e desenvolveu uma intensa relação pessoal e emocional com o território brasileiro. Seu trabalho é considerado de grande importância para o Brasil na medida em que se dedicou a retratar o cotidiano e a sociedade do século XIX, especialmente no Rio de Janeiro.
Mesmo sendo considerado um pintor neoclássico, aluno e seguidor de seu primo David, Debret está numa posição de transição entre o neoclassicismo e o romantismo. Suas representações dos indígenas apresentam condições idealizadas, há um privilégio da emoção valorizando o individualismo, o sofrimento amoroso, a religiosidade cristã, a natureza e os temas do passado.
No ano de 1831, Jean-Baptiste Debret retornou à França alegando problemas de saúde. Sua volta ao território francês foi seguida pela publicação do livro intitulado Viagem Pitoresca ao Brasil. Neste, o autor tenta apresentar um panorama além do que era popularmente conhecido como exótico e interessante por causa da história natural. A iniciativa procurava criar uma obra histórica que desse conta da formação do povo e da nação brasileira, registrando suas peculiaridades e representando o passado do povo que aqui vivia. A obra completa foi publicada em Paris entre 1834 e 1839 e é composta de 153 pranchas dotadas de textos que elucidam cada retrato apresentado.
Jean-Baptiste Debret cumpriu sua função em território do Brasil e deu origem a uma Academia de Artes e Ofícios que, com a Independência do Brasil, passou a ser chamada de Academia Imperial de Belas Artes. Foi um importante mestre para a pintura brasileira, lecionando na instituição que ajudou a criar até sua volta para a França. Seu trabalho influenciou também na Proclamação da República do Brasil, uma vez que a bandeira do Brasil teve como base para as cores e formas geométricas a obra de Debret. Já em idade avançada, Jean-Baptiste Debret faleceu em Paris no dia 28 de junho de 1848.
Atividade
Pesquisar as obras de Debret e escolher uma para fazer a releitura.


sexta-feira, 16 de junho de 2014 -  4ª Semana

Ciências

Proª.  Marciele
Turma: 800

Assunto: Sistema Respiratório




Atividade Ática Educacional


quarta-feira, 11 de junho de 2014 - 2ª Semana


Matemática

Prof.  Wanderson
Turma: 800
Expressões algébricas – valor numérico



Vídeo aula Valor numérico


Teste sobre valor numérico de expressões algébricas.


segunda-feira, 16 de junho de 2014 -  3ª Semana

História

Profª Renata
Turma: 800

Pesquisa sobre a História das Seleções em Copas do Mundo de Futebol

A presente pesquisa busca relacionar  a História das seleções de futebol e de seus países.
O aluno escolherá um país que participará da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, além disso, fará uma pesquisa sobre a história da seleção escolhida.
Abordaremos assuntos como:
- Qual a primeira vez que o país participou do mundial;
- Quantos títulos já conquistou ou não;
- Como esta seleção estará vindo para o mundial no Brasil;
- Lista com o nome dos jogadores convocados.
Além de outras características, o trabalho precisa ser apresentdo com capa, identificação e charges.







sexta-feira, 27 de maio de 2014 -  5ª Semana

Produção Textual

Profª Ana Neri
Turma: 800
Texto dissertativo e Narrativo

 Atividades no BrOffice-Writer
1 - Analisar o texto e transformar o texto poético em narração ou dissertação, observando a paragrafação e pontuação.
2 -Criação de uma tirinha sobre a copa 2014.

 Somos um Só - Copa 2014
Compositor: Tavito e Aldir Blanc







Dessa vez é no Brasil
Essa bola tá com a gente, o desafio
É juntar talento lá do coração
Com a força da união
Fazer brilhar de novo, o campeão
No Brasil, isso é normal
Em todo canto tem um craque mundial
Feito de paixão
Buscando a vitória, sempre a vitória
Persegue a taça e vai com raça até o final

E a galera, veste a camisa amarela
E entra em campo
Pra jogar junto na fé
Um drible, uma esticada
Toque em toque até a rede
Chegou a hora
Agora somos um só
É nossa escola
De super, superação
Vai que dá Brasil, hexacampeão
Eu sei que vou
Vou do jeito que eu sei
De gol em gol
Com direito a replay
Eu sei que vou
Com o coração batendo a mil
É taça na raça, Brasil!
Eu sei que vou
Vou do jeito que eu sei
De gol em gol
Com direito a replay
Eu sei que vou
Com o coração batendo a mil
É taça na raça, Brasil!

É taça na raça, Brasil!
Link: http://www.vagalume.com.br/temas-rede-globo/somos-um-so-copa-2014.html#ixzz32lX23oJ9





quarta-feira, 30 de abril de 2014 - 5ª Semana

Educação Física

Profº Dailton 
Turmas: 800

 Jogos, Desporto e Atividade Física

No sentido figurado são muitas as expressões populares em que surge o termo “jogo”. Por exemplo:
“Abrir o jogo”: falar abertamente, com franqueza.
“Esconder o jogo”: não revelar a verdadeira intenção de uma atitude ou de um comportamento.
“Virar o jogo”: sair vencedor de uma situação que antes não era favorável.
“Ter jogo de cintura”: saber improvisar e ter habilidade para contornar uma situação complicada.
“Fazer o jogo de”: colaborar ou participar de forma dissimulada em benefício próprio.


 Informações sobre a Lei Pelé:
Atividade
Responder as perguntas no editor de texto - Writer
 1  - O que é Jogo?
 2 - O que é Desporto?
3 - Qual a diferença entre jogo e esporte?
4 -  Qual a importância do jogo no contexto escolar?


terça, 15 de abril de 2014 -  3ª Semana

Produção Textual

Profª  Ana Neri
Turma: 800
Artigo de Informação
Panfleto - Centenário Luiza Terra de Andrade

 Após pesquisa e entrevista com funcionários da escola, montar um texto informativo (panfleto), contendo texto e imagens. Escolha imagens abaixo.





















segunda-feira, 14 de abril de 2014 -  3ª Semana

Língua Inglesa

Profª Keli
Turma: 800

Chocolate Literário - "Centenário de Orlando Villas Bôas"  Tema:  Respeito gera paz.

Pesquisa - Letra e Vídeo: Tributo a Paz (HEAL THE WORLD) - Michael JacksonEnsaio do Coral


GEOGRAFIA - 10/04/14
Turma: 800 - Profª Débora
Chocolate Literário - "Centenário de Orlando Villas Bôas"  Tema:  Respeito gera paz.

Estudo dirigido
Responder as perguntas no editor de texto - Writer

1) Quando foi criado o Parque Nacional do Xingu?
2) Em qual Estado e Macrorregião brasileira está localizado o Parque Nacional do Xingu?
3) Qual foi o presidente que criou o Parque Nacional do Xingu?
4)Quais são os tipos de vegetações que ocorrem no Parque Nacional do Xingu?
5) Antes de começar sua expedição Orlando Villas Bôas trabalhava em uma empresa de qual ramo?
6) Quem foi o antropólogo que ajudou Orlando Villas Bôas a criar o Parque Nacional do Xingu?
7) A  expedição de Orlando Villas Bôas criou quantas cidades no Brasil?
8) Aproximadamente quantos índios vivem hoje no parque Nacional do Xingu? E em quantas etnias eles são divididos?

terça-feira, 01 de abril de 2014 -  1ª Semana

Produção Textual

Profª  Ana Neri
Turma: 800
Produzir, no Writer, um Folder com texto informativo - Tema: Café



Terça-feira, 01 de abril de 2014 -  1ª Semana

História

Profª Renata
Turma: 800

Chocolate Literário - "Centenário de Orlando Villas Bôas"  Tema:  Respeito gera paz.

Quem foi Orlando Villas Bôas?
Documentário sobre o Xingu
Parque Nacional do Xingu - 50 anos
Parque Nacional do Xingu - Expedições
Trailer do filme Xingu

Fazer  análise do vídeo Parque Nacional do Xingu - Expedições
Objetivo: conhecer várias etnias e culturas indígenas valorizando-as e respeitando-as. Repudiando a discriminação baseada em diferentes tipos de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo. Além disso,  trabalhar especificamente:
  • Conhecer a História dos irmãos Villas Bôas;
  • Resgatar valores indígenas;
  • Criar oportunidade de discussões sobre os vídeos exibidos
  • Estimular a criatividade com a montagem de maquetes e apresentação cultural.
"Nas comunidades indígenas, o homem é o dono da aldeia; o velho, o dono da história e a criança, o dono do mundo" (Orlando Villas Bôas)


quarta-feira, 26 de março de 2014 -  4ª Semana
Geometria

Profª Clarice
Turma: 800
Ângulos formados por retas paralelas e transversais

http://pt.slideshare.net/prof.andrea/gulos-formados-por-duas-retas-paralelas-e-uma-transversal

http://misteriomatematico.blogspot.com.br/2011/09/angulos-formados-por-duas-retas.html

Atividades
1. Copiar as questões e colar no Writer. Depois, responder.

a) 5x + 40º = 3x + 20º


b) 2x + 10º = x + 30º

c) 2x + x = 180º


d) 3b - 11º = 2b + 6º



quarta-feira, 26 de março de 2014 -  4ª Semana
Matemática

Prof Wanderson
Turma: 800

Números irracionais

http://www.youtube.com/watch?v=JtkI3nGPkrU

http://pt.slideshare.net/fcmat/conjuntos-numricos-16979777

Atividade: copiar e colar no Writer. Depois, responder.

1- Assinale com um X os números irracionais:
a) 1,1 f) 0,777...
b) − 4 g) 2 + 0,777...
c) 2 √ 4 h) 3 √7
d) 3,9876543210987... i) 3,14
e) 0,5222... j) 2 2 √ 2

2- Assinale se as frases abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F):
a - ( ) Nem todo número inteiro ´e natural.
b- ( ) Nem todo número irracional ´e real.
c- ( ) O número 0 não ´e natural.
d- ( ) O número −1 ´e real, racional e inteiro.
e- ( ) Números inteiros podem ser irracionais.
f- ( ) Todo número inteiro ´e real e racional.
g- ( ) Nem toda dízima periódica ´e racional.
h- ( ) O número 3 √
8 ´e irracional.
i- ( ) O número 1 2 ´e racional.
j- ( ) Nem todo número que pode ser escrito em forma de fração ´e racional.
k- ( ) O número −1,111 ´e irracional.
l- ( ) O número 3,121212... ´e racional.
m- ( ) Todo número natural ´e racional e real.
n- ( ) Todo número inteiro ´e racional e real.

3) Construir a reta dos números racionais e localizar os números 1 .  -0,7, 11 , V4 e   V5                                                                                                                   3            4


Quinta-feira, 20 de março de 2014 -  3ª Semana

Ciências

Profª Marciele
Turma: 800

A Água 

  O Mundo de Valentina - O futuro sem água


10 benefícios que a água pode trazer para o organismo


Qual a importância da água para o corpo humano 


 Carta 2070

A partir da visualização do vídeo escreva um texto sobre o descaso com o uso da água pelas pessoas e o que se pode fazer hoje para evitar a sua escassez no futuro.



Show do Chuá


Jogo da Forca


 

quinta-feira, 13 de março de 2014 -  2ª Semana
Língua Portuguesa

Profª Elizete
Turma: 800
Sujeito e predicado 


Rachacuca

Funções Sintáticas - Tipos de Sujeito
  

Quiz




quarta-feira, 12 de março de 2014 -  2ª Semana

 
Língua Portuguesa
Profª Flávia
Turma: 600
Linguagem coloquial e Linguagem formal 


Atividade: copiar e colar a atividade no Writer e salvar LP600_seunome
ESCOLA MUNICIPAL LUIZA TERRA DE ANDRADE
Língua Portuguesa               Profª: Flávia                    
Data:13/03/14
Dinamizadora: Rejane Goulart
Aluno(a):                              Turma: 800
                                                                         
 1) Que tipo de linguagem (formal ou coloquial) podemos ou devemos usar nas seguintes situações:
   a)  Falando em público sobre política.
   b)  Numa pequena mensagem de celular para um amigo próximo.
   c)  Numa pequena mensagem de celular para o seu professor de português.
   d)  Numa carta de reclamação para a presidente Dilma.
   e)   Numa conversa na praça entre amigos.
f  f)  Um debate numa conferencia nacional sobre meio ambiente.
   g)  Um bilhete para irmã explicando que você foi à padaria comprar pão.
   h) Um bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta.
   i)   Uma redação solicitada pelo professor de português.

2) Leia o texto retirado do Orkut de um adolescente e responda as perguntas:


E aí, moral! Tu vai p/ ksa do Paulin estudar hj?
Se for, chama o kbça tbm q ele disse q keria ir.
Vlw, muleq! Jo@o
  
a)    A linguagem deste texto é considerada formal ou coloquial?
b)    Por que o autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?
c)    Essa escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por que?
d)    Essa escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?
e)    Reescreva essa mesma mensagem usando a linguagem  formal.
f)     Retire desta mensagem duas expressões que são consideradas gírias.

terça-feira, 11 de março de 2014 -  2ª Semana 
 

Produção Textual
Profª Ana Neri
Turma: 800
Artigo de informação



Atividade: copiar e colar a atividade no Writer e salvar PT800_seunome

ESCOLA MUNICIPAL LUIZA TERRA DE ANDRADE

Produção Textual                   Profª: Ana Neri                       11/03/14
Dinamizadora: Rejane Goulart
Aluno(a):                                                                               Turma: 800 

Texto informativo 

TER CUIDADO COM A INTERNET
Há pessoas que usam tanto a Internet que passa horas conectadas em rede na frente de um computador. Isso não é bom, porque elas deixam de realizar muitas outras atividades fundamentais, como se relacionar com a família e falar com amigos.
É necessário estar atento, pois nem sempre a informação que encontramos na Internet é real.
Nos jornais, no rádio e na TV, a veracidade da informação é de responsabilidade dos jornalistas e diretores que respondem pelas consequências de uma informação falsa. No entanto, com a Internet, não é bem assim. Por ser um meio de comunicação sem restrições, qualquer pessoa pode passar mensagens e há quem se aproveita dessa liberdade divulgando informações falsas ou enganosas.

Ana Teberosky e Cesar Coli
Aprendendo Português, São Paulo; Ática,2000. 

Compreensão e interpretação:
1)      De acordo com o texto, qual seria o  lado negativo da Internet? 

2)      Além da Internet, quais outros meios de comunicação citadas no texto? 

3)      Segundo o texto, por que não é bom que as pessoas passem horas conectadas em rede na frente do computador?
4)      Leia o trecho:

“... isso não é bom, porque ELAS deixam de realizar muitas outras atividades fundamentais, como se relacionar com a família e falar com amigos”.

A palavra destacada refere-se a:

(   ) internet                            (   ) pessoas                             (    ) liberdade

5)      Criar um artigo informativo.





http://educarparacrescer.abril.com.br/regras-hifen/index.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário