segunda-feira, 17 de agosto de 2015 - 3ª semana
Profª.: Ane Kele
Turma: 700
Disciplina: Geografia
Assunto: Região Norte do Brasil
Turma: 700
Disciplina: Geografia
Assunto: Região Norte do Brasil
wwweriusblogblogspotcom
Natgeotv.com
Documentário: Amazônia Selvagem
Atividade
Elaborar no Editor de Texto (Writer) um texto com as principais características da Região Norte do Brasil.
sexta-feira, 29 de maio de 2015 - 4ª semana
Profª.: Christian
Turma: 700
Disciplina: Arte
Assunto: Meio Ambiente
Turma: 700
Disciplina: Arte
Assunto: Meio Ambiente
quarta-feira, 13 de maio de 2015 - 2ª semana
Profª.: Ana Neri
Turma: 700
Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Produção de Histórias em Quadrinhos
quarta-feira, 06 de maio de 2015 - 1ª semana
Profª.: Cristina
Turma: 700
Disciplina: Produção Textual
Assunto: Publicação de texto no Blog
Correção dos textos no Writer.
terça-feira, 05 de maio de 2015 - 1ª semana
Prof.: Theno
Turma: 700
Disciplina: Geografia
Assunto: Problemas sociais
Turma: 700
Disciplina: Geografia
Assunto: Problemas sociais
Vídeo "Novos idosos velhos desafios" - caminhos da reportagem.
quarta-feira, 29 de abril de 2015 - 5ª semana
Profª.: Ana Neri
Turma: 700
Disciplina: Língua portuguesa
Assunto: Crase
Música http://www.youtube.com/watch?v=Efk0b8VOXpQ
Vídeo
Racha Cuca
http://rachacuca.com.br/educacao/portugues/crase/
http://rachacuca.com.br/quiz/58989/exercicios-de-crase/
http://rachacuca.com.br/quiz/58989/exercicios-de-crase/
Resolva os exercícios abaixo no processador de texto writer.
EXERCÍCIO I
Aqui você tem a oportunidade de estudar a crase a fundo, essa importante matéria, presente na maioria dos concursos públicos.
01. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale a alternativa em que deve usar crase:
a) Tendo sido escolhida, Maria iniciaria daí a uma semana.
b) A uma hora da manhã, Antônio já caia de bebêdo.
c) Ela amava ir a festas.
d) As folhas do coqueiro caíam, uma a uma.
e) O Arnaldo seria chamado a qualquer momento.
a) Tendo sido escolhida, Maria iniciaria daí a uma semana.
b) A uma hora da manhã, Antônio já caia de bebêdo.
c) Ela amava ir a festas.
d) As folhas do coqueiro caíam, uma a uma.
e) O Arnaldo seria chamado a qualquer momento.
02. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale a frase em que o A está indevidamente acentuado.
a) Hora à hora os beatas repetiam as preces.
b) A fórmula fria e constante de desprendimento à qual se referia Miguel Couto era típica.
c) Os monges não se referiam, evidentemente, àquelas paredes esterroadas.
d) O amor à educação faz pensar o brasileiro.
e) À uma hora da tarde reuniam se os monges.
a) Hora à hora os beatas repetiam as preces.
b) A fórmula fria e constante de desprendimento à qual se referia Miguel Couto era típica.
c) Os monges não se referiam, evidentemente, àquelas paredes esterroadas.
d) O amor à educação faz pensar o brasileiro.
e) À uma hora da tarde reuniam se os monges.
03. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale o item em que há ERRO por ausência ou presença do acento no A indicativo de crase.
a) À cada gol, Pelé exultava.
b) Assisti a uma partida sem gols.
c) O juiz terminou a partida às pressas.
d) À uma hora se iniciaria o último jogo do torneio.
e) Fui à praia e não vi futebol na areia.
a) À cada gol, Pelé exultava.
b) Assisti a uma partida sem gols.
c) O juiz terminou a partida às pressas.
d) À uma hora se iniciaria o último jogo do torneio.
e) Fui à praia e não vi futebol na areia.
04. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale o item cujas lacunas devem ser preenchidas pela sequência HÁ A À.
a) Daqui __ alguns dias, __ diretoria apresentará __ algumas pessoas o programa.
b) __ vários exemplares de livros __ disposição dos que __ secretaria indicar.
c) __ melhor colocação receberá __ recompensa __ que tem direito.
d) __ dois dias, __ prova chega __ banca.
e) __ tempos, vem __ jovem visando __ colocação digna de seu mérito.
a) Daqui __ alguns dias, __ diretoria apresentará __ algumas pessoas o programa.
b) __ vários exemplares de livros __ disposição dos que __ secretaria indicar.
c) __ melhor colocação receberá __ recompensa __ que tem direito.
d) __ dois dias, __ prova chega __ banca.
e) __ tempos, vem __ jovem visando __ colocação digna de seu mérito.
05. (CRASE EXERCÍCIOS) Nas alternativas a seguir, marque o único caso em que o uso da crase é facultativo.
a) À vista não se podia comprar, pois o preço era muito alto.
b) Indo à Bahia, não se esqueça de que há belas igrejas por lá.
c) Fomos à casa em que Maria passou os últimos dias e sentimos a sua presença.
d) Entregou à sua mulher a maior parte dos bens.
e) Àquele rapaz não se pode entregar tarefa de responsabilidade.
a) À vista não se podia comprar, pois o preço era muito alto.
b) Indo à Bahia, não se esqueça de que há belas igrejas por lá.
c) Fomos à casa em que Maria passou os últimos dias e sentimos a sua presença.
d) Entregou à sua mulher a maior parte dos bens.
e) Àquele rapaz não se pode entregar tarefa de responsabilidade.
06. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale a opção em que o uso do acento grave indicativo de crase constituiria erro:
a) uma ameaça as funções.
b) uma ameaça a função.
c) uma ameaça a nossa função.
d) uma ameaça a esta função.
e) uma ameaça as principais funções.
a) uma ameaça as funções.
b) uma ameaça a função.
c) uma ameaça a nossa função.
d) uma ameaça a esta função.
e) uma ameaça as principais funções.
07. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale a opção em que há ERRO no emprego do acento indicativo de crase.
a) passeio à Tijuca.
b) passeio à Urca.
c) passeio à Ipanema.
d) passeio à Barra Tijuca.
e) passeio à Gávea.
a) passeio à Tijuca.
b) passeio à Urca.
c) passeio à Ipanema.
d) passeio à Barra Tijuca.
e) passeio à Gávea.
08. (CRASE EXERCÍCIOS) Em qual das seguintes opções seria ERRADO o uso do acento grave indicativo de crase?
a) doença que representam uma ameaça as populações periféricas.
b) doenças que representam uma ameaça a população rural.
c) doenças que representam uma ameaça as grandes cidades.
d) doenças que representam uma ameaça a qualquer população.
e) doenças que representam uma ameaça a nossa cidade.
a) doença que representam uma ameaça as populações periféricas.
b) doenças que representam uma ameaça a população rural.
c) doenças que representam uma ameaça as grandes cidades.
d) doenças que representam uma ameaça a qualquer população.
e) doenças que representam uma ameaça a nossa cidade.
09. (CRASE EXERCÍCIOS) Na frase “Das revoltas da polícia africana às usinas de alumínio no Canadá.”, observa-se a utilização de sinal indicativo de crase. A opção em que a utilização deste mesmo sinal é obrigatória, é:
a) A menina estava atenta a tudo o que se passava.
b) Do fato ocorrido as notícias de jornal vai uma grande diferença.
c) Temos que medir as consequências do gesto político.
d) As novas gerações têm uma grande responsabilidade ambiental.
e) O Presidente vai analisar as medidas de segurança.
a) A menina estava atenta a tudo o que se passava.
b) Do fato ocorrido as notícias de jornal vai uma grande diferença.
c) Temos que medir as consequências do gesto político.
d) As novas gerações têm uma grande responsabilidade ambiental.
e) O Presidente vai analisar as medidas de segurança.
10. ((CRASE EXERCÍCIOS) Assinale a opção que se usou A por HÀ:
a) O poeta viajará daqui a dois meses para reencontrar seus amigos.
b) Recife fica a alguns quilômetros da fazenda.
c) O fato ocorreu a pouco mais de um ano.
d) Ele deverá chegar a tempo de reencontrá-los.
e) O poeta retornou a casa bem cedo.
a) O poeta viajará daqui a dois meses para reencontrar seus amigos.
b) Recife fica a alguns quilômetros da fazenda.
c) O fato ocorreu a pouco mais de um ano.
d) Ele deverá chegar a tempo de reencontrá-los.
e) O poeta retornou a casa bem cedo.
EXERCÍCIO II
EXERCÍCIOS DE CRASE
1- Use crase quando necessário:
01. (UNIRIO) Assinale o item em que se deveria colocar acento indicativo de crase.
a) Depois de assinalado, o pinheiro cairia daí a uma semana.
b) A uma hora da tarde, o pinheiro seria cortado.
c) Ninguém iria a festas de Natal sem pinheiro enfeitado.
d) As folhas do pinheiro caíam, uma a uma.
e) O pinheiro seria colocado a qualquer momento.
02. (UNIRIO) Assinale a frase em que A está indevidamente acentuado.
a) Hora à hora os monges renovavam as preces.
b) A fórmula fria e constante de desprendimento à qual se referia Miguel Couto era típica.
c) Os monges não se referiam, evidentemente, àquelas paredes esterroadas.
d) O amor à educação faz pensar o brasileiro.
e) À uma hora da tarde reuniam‑se os monges.
03. (UNIRIO) Assinale o item em que há ERRO por ausência ou presença do acento no A indicativo de crase.
a) À cada gol, Pelé exultava.
b) Assisti a uma partida sem gols.
c) O juiz terminou a partida às pressas.
d) À uma hora se iniciaria o último jogo do torneio.
e) Fui à praia e não vi futebol na areia.
04. (UNIRIO) Assinale o item cujas lacunas devem ser preenchidas pela sequência HÁ ‑ A ‑ À.
a) Daqui __ alguns dias, __ diretoria apresentará __ algumas pessoas o programa.
b) __ vários exemplares de livros __ disposição dos que __ secretaria indicar.
c) __ melhor colocação receberá __ recompensa __ que tem direito.
d) __ dois dias, __ prova chega __ banca.
e) __ tempos, vem __ jovem visando __ colocação digna de seu mérito.
05. (UFRRJ) Nas alternativas a seguir, marque o único caso em que o uso da crase é facultativo.
a) À vista não se podia comprar, pois o preço era muito alto.
b) Indo à Bahia, não se esqueça de que há belas igrejas por lá.
c) Fomos à casa em que Maria passou os últimos dias e sentimos a sua presença.
d) Entregou à sua mulher a maior parte dos bens.
e) Àquele rapaz não se pode entregar tarefa de responsabilidade.
06. (EXERCÍCIOS DE CRASE) (CESGRANRIO) Assinale a opção em que o uso do acento grave indicativo de crase constituiria erro:
a) uma ameaça as funções.
b) uma ameaça a função.
c) uma ameaça a nossa função.
d) uma ameaça a esta função.
e) uma ameaça as principais funções.
07. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que há ERRO no emprego do acento indicativo de crase.
a) passeio à Tijuca.
b) passeio à Urca.
c) passeio à Ipanema.
d) passeio à Barra Tijuca.
e) passeio à Gávea.
08. (USU) Em qual das seguintes opções seria ERRADO o uso do acento grave indicativo de crase?
a) doença que representam uma ameaça as populações periféricas.
b) doenças que representam uma ameaça a população rural.
c) doenças que representam uma ameaça as grandes cidades.
d) doenças que representam uma ameaça a qualquer população.
e) doenças que representam uma ameaça a nossa cidade.
09. (EXERCÍCIOS DE CRASE) (NCE) Na frase “Das revoltas da polícia africana às usinas de alumínio no Canadá.”, observa-se a utilização de sinal indicativo de crase. A opção em que a utilização deste mesmo sinal é obrigatória, é:
a) A menina estava atenta a tudo o que se passava.
b) Do fato ocorrido as notícias de jornal vai uma grande diferença.
c) Temos que medir as consequências do gesto político.
d) As novas gerações têm uma grande responsabilidade ambiental.
e) O Presidente vai analisar as medidas de segurança.
10. (UNIRIO) Assinale a opção que se usou A por HÀ:
a) O poeta viajará daqui a dois meses para reencontrar seus amigos.
b) Recife fica a alguns quilômetros da fazenda.
c) O fato ocorreu a pouco mais de um ano.
d) Ele deverá chegar a tempo de reencontrá-los.
e) O poeta retornou a casa bem cedo.
Fonte de pesquisa: http://seuconcurso.com.br/crase-exercicios/crase-05.htm
EXERCÍCIO III
Coloque o acento grave indicativo da crase quando julgar necessário:
1- Todos ficaram tensos quando os rivais ficaram cara a cara.
2- A enfermeira entregou a receita a médica e entregou a paciente as instruções devidas.
3- A nova funcionária estava disposta a colaborar com a chefe e obedeceu as ordens, viajando a serviço.
4- Os fiéis fizeram alusão a Sua Santidade e rezaram fervorosamente.
5- Ele disse a noiva que o esperasse as 19h a porta do cinema.
6- Fui a casa da minha amiga para assistir a novela.
7- Os peregrinos foram a Israel.
8- Voltei a escola para entregar o trabalho a professora, mas não cheguei a tempo de encontrá-la, então entreguei a alguém da secretaria.
9- Muitos foram a África assistir aos jogos da Copa.
10- A tripulação chegou exausta a terra.
11- A noiva chegou desanimada a terra da sogra.
12- Fui a casa pegar as fotos que lá havia deixado.
13- Fui a casa do meu namorado pegar as fotos que lá havia deixado.
14- Fomos encaminhados a seção de cadastro.
15- Fomos encaminhados a diversas seções.
16- A maior parte da dívida é atribuída a má gestão do governo.
17- Nunca se habituou aquela nova vida.
18- Vimos aquela jogadora discutindo com o novo técnico.
19- O marido disse a esposa que estava a beira de um ataque de nervos, pois gostava de tudo as claras.
20- Dizem que as claras são mais saudáveis que as gemas.
21- Ela adora dançar, mas nunca fora a gafieiras.
22- O professor mostrou a todos a importância da leitura.
23- Assistimos a novela as 19h e depois a um maravilhoso filme.
24- A aula de dança será das 19h as 20h.
25- No feriado, as lojas ficaram abertas de 8h as 11h.
26- Aquele casalzinho apaixonado namora de domingo a sexta.
27- O torneio vai da próxima segunda a próxima sexta.
28- Leio de cinco a dez páginas por dia.
29- Leia da página 5 a 10.
30- Embora seja um excelente advogado, seu escritório vive as moscas.
31- São repugnantes as baratas.
32- Renato sempre viveu a custa da mulher, e Paula vive a sombra do marido.
33- Mãe, não fique preocupada, pois só chegaremos a noite.
34- A noite está maravilhosa com essas estrelas iluminando nossos pensamentos.
35- Os cantores ficavam ansiosos a medida que a plateia chegava.
36- Foi submetida a uma prova decisiva.
37- Comecei a correr quando vi aquela barata a voar pela sala.
38- A funcionária enviei as duplicatas.
39- Não dei a você a chance que merecia.
40- Não nos referimos a este diretor, e sim aquele.
41- Durante a palestra, os alunos saíram e foram a sala de leitura.
42- Este trabalho não compete a ela.
43- Ele está aprendendo a dançar e já está dando uns passos a Michael Jackson.
44- Fomos ao restaurante e pedimos arroz a grega com um bom vinho e começamos a relembrar o passado.
45- Em relação a isso, prefiro nada comentar.
Fonte de pesquisa: https://professoramarialucia.wordpress.com/2011/08/10/crase-exercicio-com-gabarito/
quarta-feira, 15 de abril de 2015 - 4ª semana
Profª.: Cristina
Turma: 700
Disciplina: Produção Textual
Assunto: Texto de apresentação
Atividade
Escrever o perfil para postar no Blog da professora.
terça-feira, 24 de fevereiro de 2015 - 4ª semana
Turma: 700
Exibição do filme: Prova de Fogo - Uma História de Vida
Turma: 700
Exibição do filme: Prova de Fogo - Uma História de Vida
Assistir ao filme Prova de Fogo, no Projetor Interativo Multimídia
Ø Em seguida pedir que os alunos relatem oralmente e em forma de produção o que entenderam do filme;
_ Perceber que um bom relacionamento depende de uma boa convivência com o próximo.
_ Reconhecer o valor da amizade, cooperação e perseverança;
Ø Listar atitudes importantes que devemos ter com os outros.
_ Reconhecer o valor da amizade, cooperação e perseverança;
Ø Listar atitudes importantes que devemos ter com os outros.
quinta-feira, 12 de março de 2015 - 2ª Semana
Profª.: Ana Neri
Disciplina: Língua Portuguesa
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 700
Assunto: Modelos de correspondências
MEMORANDO
http://www.brasilescola.com/redacao/memorando.htm
Modelo
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8437285204453915720#editor/target=page;pageID=6196436096769716401;onPublishedMenu=pages;onClosedMenu=pages;postNum=0;src=link
OFÍCIO
http://guiadicas.net/modelos-de-oficio-como-fazer/
Modelo
https://www.google.com.br/search?q=modelo+oficio&biw=1366&bih=643&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=v_AAVdv6JfLasATYmYGQAw&ved=0CB0QsAQ
MEMORANDO
http://www.brasilescola.com/redacao/memorando.htm
Modelo
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8437285204453915720#editor/target=page;pageID=6196436096769716401;onPublishedMenu=pages;onClosedMenu=pages;postNum=0;src=link
OFÍCIO
http://guiadicas.net/modelos-de-oficio-como-fazer/
Modelo
https://www.google.com.br/search?q=modelo+oficio&biw=1366&bih=643&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=v_AAVdv6JfLasATYmYGQAw&ved=0CB0QsAQ
Atividade
terça-feira, 09 de dezembro de 2014 - 2ª Semana
terça-feira, 09 de dezembro de 2014 - 2ª Semana
Turmas: 700 e 701
Assunto: Filme - Deus não está morto
segunda-feira, 24 de novembro de 2014 - 4ª Semana
Turmas: 700 e 701
Assunto: Região Nordeste
BNDES
quinta-feira, 13 de novembro de 2014 - 2ª Semana
Disciplina: Geometria
Turmas: 700 e 701
Assunto: Figuras Planas
Área de figuras planas - Exercícios
1. Determine a área de uma sala
quadrada, sabendo que a medida de seu lado é 6,45 m.
2. Vamos calcular a área de uma praça
retangular, em que o comprimento é igual a 50 m e sua largura mede 35,6 m.
3. Calcule a área de um retângulo, em
que a base mede 34 cm e sua altura mede a metade da base.
4. É necessário um certo número de
pisos de 25 cm x 25 cm para cobrir o piso de uma cozinha com 5 m de comprimento
por 4 m de largura. Cada caixa tem 20 pisos. Supondo que nenhum piso se
quebrará durante o serviço, quantas caixas são necessárias para cobrir o piso
da cozinha?
5. Quantos metros de tecido, no
mínimo, são necessários para fazer uma toalha para uma mesa que mede 300 cm de
comprimento por 230 cm de
largura?
6. Um pintor foi contratado para
pintar uma sala retangular que mede 5,5 m x 7 m. Para evitar que a tinta
respingue no chão ele vai forrar a sala com folhas de jornal. Quantos metros de
folha de jornal ele vai precisar?
7. Vamos calcular a área de um
losango, sabendo que sua diagonal maior mede 5 cm e a diagonal menor mede 2,4
cm.
8. Sabendo que a base maior de um
trapézio mede 12 cm, base menor mede 3,4 cm e sua altura mede 5 cm. Calcule a
área deste trapézio.
9.
Qual a área de um triângulo que tem a base igual a 7 m e a altura igual
a 6 m ?
10.
Encontre o perímetro de um quadrado que tem a área igual a 64 m 2 .
11.
Encontre a área de um quadrado com os lados medindo 12 m .
12.
Um quadrado e um retângulo tem a mesma área. Sabe-se que o retângulo tem
8 m de comprimento e
32 m de altura.
Encontre:
a) a medida dos lados do quadrado.
b) o perímetro do quadrado.
Matemática
Assunto: Equações e problemas do 1º grau
quinta-feira, 16 de outubro de 2014 - 3ª Semana
Problemas de equação do 1º grau
Matemática - Equações do 1º Grau – Introdução
Atividades
quinta-feira, 16 de outubro de 2014 - 3ª Semana
Disciplina: Educação Física
Turmas: 700 e 701
Assunto: Oficina de Xadrez
terça-feira, 14 de outubro de 2014 - 3ª Semana
Ed. Artística
Assunto: Realismo
- Contexto Histórico
- Surgiu a partir da segunda metade do século XIX.
- As idéias do Liberalismo e Democracia
ganham mais espaço. As ciências evoluem e os métodos de experimentação e observação da realidade passam a ser vistos como os únicoscapazes de explicar o mundo físico. Em 1870, iniciam-se os primeiros sintomas da agitação cultural, sobretudo nas academias de Recife, SP, Bahia e RJ, devido aos seus contatos frequentes com as grandes cidades europeias. - Houve também uma transformação no aspecto social com o surgimento da população urbana, a desigualdade econômica e o aparecimento do proletariado.
O Realismo iniciou-se na França, em 1857, com a publicação de “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert.
Características do Realismo
- Oposição ao idealismo romântico. Não há envolvimento sentimental
- Representação mais fiel da realidade
- Romance como meio de combate e crítica às instituições sociais decadentes, como o casamento, por exemplo
- Análise dos valores burgueses com visão crítica denunciando a hipocrisia e corrupção da classe
- Influência dos métodos experimentais
- Narrativa minuciosa (com muitos detalhes)
- Personagens analisadas psicologicamente
Autores principais do Realismo
Machado de Assis
É considerado o maior escritor do século XIX, escreveu romances e contos, mas também aventurou-se pelo mundo da poesia, teatro, crônica e critica literária.
Nasceu no Rio de Janeiro em 1839 e morreu em 1908. Foi tipógrafo e revisor tornando-se colaborador da imprensa da época.
Sua infância foi muito pobre e a sua ascensão artística se deve a muito trabalho e dedicação. Sua esposa, Carolina Xavier, o incentivou muito na carreira literária, tanto que foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.
Embora sejam romances, essas obras também revelam algumas características que futuramente marcarão a fase realista e madura do autor, como a análise psicológica dos personagens, o humor, monólogos interiores e cortes na narrativa (uma das suas principais características).
“Memórias Póstumas da Brás Cubas” (considerado o divisor de águas na obra machadiana) “Quincas Borba”, “Dom Casmurro”, “Esaú e Jacó” e “Memorial de Aires”, revelam o interesse cada vez maior do autor de aprofundar a análise do comportamento do homem, revelando algumas características próprias do ser-humano como a inveja, a luxúria, o egoísmo e a vaidade, todas encobertas por uma aparência boa e honesta.
Como contista Machado escreveu: ”A Cartomante”,”O Alienista”,”O Enfermeiro”,”O Espelho” dentre outros.
Como cronista escreveu, entre 1892 e 1897, para a Gazeta de Notícias, sob o título “A Semana”.
Embora suas peças teatrais não tenham o mesmo nível que seus contos e romances, ele nos deixou “Quase ministro” e “Os deuses da casaca”.
Como crítico literário, além de vários prefácios e ensaios destacam-se 3 estudos: ”Instinto de nacionalidade”,”A nova geração” e “O primo Basílio” (a respeito do romance de mesmo nome de Eça de Queirós).
Outros Autores
- Raul Pompéia: “O Ateneu”
- Aluísio Azevedo: “O cortiço”,”O Mulato”, “Casa de pensão”
- Inglês de Souza: “O missionário”
- Adolfo Caminha: “A normalista”, “Bom-Crioulo”
- Domingos Olímpio: ”Luzia-Homem”
Cronologia dos principais romances do Realismo
- 1881 “O Mulato”, “Memórias póstumas de Brás Cubas”
- 1884 “Casa de pensão”
- 1888 “O missionário”, “O Ateneu”
- 1890 “O cortiço”
- 1891 “Quincas Borba”
- 1893 “A normalista”
- 1895 “Bom-Crioulo”
- 1899 “Dom Casmurro”
- 1903 “Luzia-Homem”
- 1904 “Esaú e Jacó”
- 1908 “Memorial de Aires”
Por Cristiana Gomes
http://www.infoescola.com/literatura/realismo/
Pesquisa livre na Internet sobre o assunto.
quinta-feira, 02 de outubro de 2014 - 1ª Semana
História
Prof.ª: Ana Carla
Assunto: Eleições simulada 2014
Simulado/Eleições 2014 utilizando o Software Aperta Quem , com as funções:
Cadastro de candidatos com nome e
número;
Botões: CONFIRMA, BRANCO E CORRIGE
Impressão de relatório em PDF.
quinta-feira, 25 de setembro de 2014 - 2ª Semana
Língua Portuguesa
Prof.ª: Flávia
Turma: 700 e 701
Assunto: Estruturas do verbo
c) A desinência -MOS da palavra preferimos
indica que pessoa e número?
Atividade online
Conjugador de verbo
e) Qual o radical do verbo OUVIR?
Estrutura do verbo
|
||||
Forma verbal
|
Radical
|
Vogal temática
|
Desinência Modo-temporal
|
Desinência
Número-pessoal
|
GANHAVAMOS
|
GANH
|
A
|
VA
|
MOS
|
1. Observe os verbos da tabela e analise a sua estrutura:
VERBO
|
RADICAL
|
VOGAL TEMÁTICA
|
DESINÊNCIA
|
CONDENOU
|
|||
RESPONDEMOS
|
|||
TRANSFORMARAM
|
|||
DISCUTINDO
|
|||
LAVAM
|
|||
COZINHEI
|
2. Leia o anúncio:
a) Observe os verbos retirados do anúncio e responda: Qual é sua vogal
temática? A qual conjugação pertence?
ADIANTAR –
GARANTIR –
PERDER –
TRAZER – SENTIR – SONHAR – COMER – AMAR - PEDIR
Atividade online
Conjugador de verbo
.Leia
este poema:
Passarinho
Eu vi um
passarinho
Entre a
folhagem do meu jardim,
Pequeno e
gorduchinho
Brincando
entre as folhas de cetim.
Voa, voa,
passarinho,
Numa
alegria sem fim
Por entre
as folhas de arminho
Brancas
como jasmim.
(Vera Beatriz)
a) Transcreva do poema todas as formas verbais
presentes.
b) Qual o infinitivo dos verbos transcritos na
alternativa anterior?
c) Qual o radical dos verbos:
·
brincar:
·
voar:
·
partir:
·
passar:
3.
Leia este
poema:
Naquele
bairro afastado
onde em
crianças vivias,
a remoer
melodias
de uma
ternura sem par...
passava
todas as tardes
um
realejo tristonho
passava
como num sonho
um
realejo a tocar.
Depois tu
partiste
ficou
triste
a rua
deserta...
Na tarde
fria
e calma
ouço
ainda o realejo
a tocar.
(Custódio
Mesquita)
a) Transcreva do texto os verbos que pertencem à 2ª
conjugação.
b) Qual o radical desses verbos?
c) No texto há um verbo que pertence à 1ª conjugação.
Qual é esse verbo?
d) A que conjugação pertence a forma verbal
“PARTISTE”?
quarta-feira, 24 de setembro de 2014 - 2ª Semana
Produção Textual
Prof.ª: Paula
Turma: 701
Assunto: Narração
Fonte: http://www.algosobre.com.br/redacao/narracao.html
5 . Assinale as características do presidente que o texto apresenta:
a. ( ) mandão
b. ( ) autoritário
c. ( ) democrático
d. ( ) justo
e. ( ) egoísta
6. Que outro título você daria ao texto?
7. Escreva sim ou não, de acordo com o texto:
a. ( ) As autoridades devem aproveitar-se de seus cargos para tirar benefícios próprios.
b. ( ) As autoridades devem agir para o bem de todos, sem se aproveitarem do cargo para benefícios próprios.
8. Justifique sua resposta à questão 7.
9.Se você fosse Presidente, o que faria para beneficiar as pessoas?
Fonte: http://portugues.camerapro.com.br/texto-para-interpretacao-13-governar-nivel-fundamental/
ATIVIDADES ONLINE
NARRAÇÃO
A narração é um texto dinâmico, que contém vários fatores de dependência que são extremamente importantes para a boa estruturação do texto. Narrar é contar um fato, acontecimentos, reais ou fictícios, vividos por indivíduos, envolvendo ação e movimento e como todo fato ocorre em determinado tempo, em toda narração há sempre um começo um meio e um fim. São requisitos básicos para que a narração esteja completa.
A narração está vinculada à nossa vida, pois sempre temos algo a contar.
Narrar é relatar fatos.
A narrativa impõe certas normas:
a) o fato: que deve ter sequência ordenada; a sucessão de tais sequências recebe o nome de enredo, trama ou ação;
b) a personagem;
c) o ambiente: o lugar onde ocorreu o fato;
d) o momento: o tempo da ação
b) a personagem;
c) o ambiente: o lugar onde ocorreu o fato;
d) o momento: o tempo da ação
O relato de um episódio implica interferência dos seguintes elementos:
fato - o quê?
personagem - quem?
ambiente - onde?
momento - quando?
personagem - quem?
ambiente - onde?
momento - quando?
Em qualquer narrativa estarão sempre presentes o fato e a personagem, sem os quais não há narração.
Na composição narrativa, o enredo gira em torno de um fato acontecido. Toda história tem um cenário onde se desenvolve. Desta forma, ao enfocarmos a trama, o enredo, teremos, obrigatoriamente, de fazer descrições para caracterizar tal cenário. Assim, acrescentamos: narração também envolve descrição.
Narração na 1ª Pessoa
A narração na 1ª pessoa ocorre quando o fato é contado por um participante, isto é; alguém que se envolva nos acontecimentos ao mesmo tempo em que conta o caso.
A narração na 1ª pessoa torna o texto muito comunicativo porque o próprio narrador conta o fato e assim o texto ganha o tom de conversa a amiga.
Além disso, esse tipo de narração é muito comum na conversa diária, quando o sujeito conta um fato do qual ele também é participante.
Além disso, esse tipo de narração é muito comum na conversa diária, quando o sujeito conta um fato do qual ele também é participante.
Narração na 3ª Pessoa
O narrador conta a ação do ponto de vista de quem vê o fato acontecer na sua frente. Entretanto o contador do caso não participa da ação.
Observar: "Era uma vez um boiadeiro lá no sertão, que tinha cara de bobo e fumaças de esperto. Um dia veio a Curitiba gastar os cobres de uma boiada".
Você percebeu que os verbos estão na 3ª pessoa (era, veio) e que o narrador conta o caso sem dele participar. O narrador sabe de tudo o que acontece na estória e por isso recebe o nome de narrado onisciente. Observe: "No hotel pediu um quarto, onde se fechou para contar o dinheiro. Só encontrou aquela nota de cem reais. O resto era papel e jornal..."
Você percebeu que o boiadeiro está só, fechado no quarto. Mas o narrador é onisciente e conto o que a personagem está fazendo
Fonte: http://www.algosobre.com.br/redacao/narracao.html
Atividade no Editor de texto BROffice Writer
Texto:
GOVERNAR
Os garotos da rua resolveram brincar de Governo, escolheram o Presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.
GOVERNAR
Os garotos da rua resolveram brincar de Governo, escolheram o Presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.
- Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança. Januário será meu Ministro da Fazenda e pagará meu lanche.
- Com que dinheiro? – atalhou Januário.
- Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do Governo.
- E que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro.
- Lucram a certeza de que têm um bom Presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.
- Assim não vale. O Presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.
- Eu sou o Presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser Presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.
Foi deposto, e dissolvida a República.
- Com que dinheiro? – atalhou Januário.
- Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do Governo.
- E que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro.
- Lucram a certeza de que têm um bom Presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.
- Assim não vale. O Presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.
- Eu sou o Presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser Presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.
Foi deposto, e dissolvida a República.
(Carlos Drummond de Andrade. Contos Plausíveis. Rio de Janeiro, Record)
Após a leitura do texto, responda às questões:
1 . Quais são as personagens da narração?
2 . Quem é personagem principal, isto é, o protagonista da história?
3 . O que eles resolveram fazer?
4 . Por que o Presidente foi deposto?
5 . Assinale as características do presidente que o texto apresenta:
a. ( ) mandão
b. ( ) autoritário
c. ( ) democrático
d. ( ) justo
e. ( ) egoísta
6. Que outro título você daria ao texto?
7. Escreva sim ou não, de acordo com o texto:
a. ( ) As autoridades devem aproveitar-se de seus cargos para tirar benefícios próprios.
b. ( ) As autoridades devem agir para o bem de todos, sem se aproveitarem do cargo para benefícios próprios.
8. Justifique sua resposta à questão 7.
9.Se você fosse Presidente, o que faria para beneficiar as pessoas?
Fonte: http://portugues.camerapro.com.br/texto-para-interpretacao-13-governar-nivel-fundamental/
ATIVIDADES ONLINE
Texto narrativo
http://oportugues.freehostia.com/hotpotatoes/textonarrativo/nocoes_gerais_narrativa/categorias_da_narrativa.htm
Texto dramático
Texto poético
http://oportugues.freehostia.com/hotpotatoes/textopoetico/nocoes_de_versificacao/textopoeticodefinicao.htmterça-feira, 09 de setembro de 2014 - 2ª Semana
Ciências
Prof.ª: Jucélia
Prof.ª: Jucélia
Turma: 700 e 701
Assunto: Experiências para Feira de Ciências.
Pesquisar experiências para apresentar na feira de Ciências.
Pesquisar experiências para apresentar na feira de Ciências.
Turmas: 700
Assunto:Elementos Circenses
Turmas: 700 e 701
Assunto: Adjunto Adnominal
Complemento Nominal
É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode
referir-se a substantivos, adjetivos ou advérbios,
sempre por meio de preposição.
Exemplos:
Ricardo estava consciente
de tudo.
adjetivo complemento nominal
adjetivo complemento nominal
Adjunto Adnominal
É o termo
da oração que sempre se refere a um substantivo. Vem representado por artigos,
adjetivos, locuções adjetivas, pronomes adjetivos e numerais. Os adjuntos
adnominais modificam o substantivo, qualquer que seja a função que ele exerça
na oração.
Exemplos
- O
alegre espetáculo começou tarde.
Alegre: Adjunto Adnominal
Espetáculo: Substantivos
Espetáculo: Substantivos
Fonte:
http://www.infoescola.com/portugues/adjunto-adnominal/
Atividade
1)
Marque: ( 1 ) para o adjunto
adnominal; ( 2 ) para o complemento
nominal.
a) ( ) O povo não aceita a construção de
usinas nucleares.
b)
( ) A folha do
caderno foi arrancada.
c) ( ) Comprei um dicionário de inglês.
d) ( ) A conservação da natureza é uma necessidade.
e) ( ) As luzes do prédio estão apagadas.
f) ( ) Ela tem necessidade de muito amor.
g) ( ) Houve severa proibição ao corte de árvores.
h) ( ) Continua a luta contra poluição.
i) ( ) Existe um órgão de proteção aos índios.
j) ( ) Os queijos de Minas são muito apreciados.
k) ( ) Ainda existem muitos engenhos de cana.
l) ( ) A saudade dos amigos é grande.
m) ( ) Não temos necessidade de auxílio.
n) ( ) Esperamos aprovação em todas as disciplinas.
o) ( ) O Brasil não vende açúcar de beterraba.
p) ( ) Deve haver preocupação com os estudos.
c) ( ) Comprei um dicionário de inglês.
d) ( ) A conservação da natureza é uma necessidade.
e) ( ) As luzes do prédio estão apagadas.
f) ( ) Ela tem necessidade de muito amor.
g) ( ) Houve severa proibição ao corte de árvores.
h) ( ) Continua a luta contra poluição.
i) ( ) Existe um órgão de proteção aos índios.
j) ( ) Os queijos de Minas são muito apreciados.
k) ( ) Ainda existem muitos engenhos de cana.
l) ( ) A saudade dos amigos é grande.
m) ( ) Não temos necessidade de auxílio.
n) ( ) Esperamos aprovação em todas as disciplinas.
o) ( ) O Brasil não vende açúcar de beterraba.
p) ( ) Deve haver preocupação com os estudos.
Fonte:http://blogdadonarita.blogspot.com.br/search/label/Exerc%C3%ADcios
ðDestaque do primeiro
quadrinho os ADJUNTOS ADNOMINAIS e diga a que substantivos eles se referem.
3) Classifique os adjuntos adverbiais destacados em
lugar, tempo, modo ou causa:
a) Segunda-feira haverá um jogo importante.
b) Com
o mau tempo não podemos trabalhar ao relento.
c) O
livro foi acolhido com entusiasmo pelos leitores.
d) O
automóvel parou perto do rio.
Turmas: 700 e 701
Assunto: Polígonos
Pesquisar sobre Polígonos
http://www.infoescola.com/geometria/poligonos/
http://www.brasilescola.com/matematica/poligonos.htm
http://www.escolakids.com/conhecendo-os-poligonos.htm
Atividade online
http://www.auladoguto.com.br/exercicios-online-de-matematica/exercicio-online-poligonos-parte-12
Turmas: 701
Assunto: Song Class
sexta-feira, 01 de agosto de 2014 - 1ª Semana
Turmas: 700 e 701
Assunto: Handbol
terça-feira, 22 de julho de 2014 - 4ª Semana
Turmas: 700 e 701
Assunto: Carmem Miranda
Pesquisa sobre quem foi Carmem Miranda, suas músicas famosas, seu estilo (roupa) e suas características.
Fazer a releitura de Carmem Miranda, no caderno de desenho.
terça-feira, 25 de julho de 2014 - 4ª Semana
Prof.ª:
Disciplina: Produção Textual
Turmas:
Assunto: Narrativa
NARRAÇÃO
A narração é um texto dinâmico, que contém vários fatores de dependência que são extremamente importantes para a boa estruturação do texto. Narrar é contar um fato, acontecimentos, reais ou fictícios, vividos por indivíduos, envolvendo ação e movimento e como todo fato ocorre em determinado tempo, em toda narração há sempre um começo um meio e um fim. São requisitos básicos para que a narração esteja completa.
A narração está vinculada à nossa vida, pois sempre temos algo a contar.
Narrar é relatar fatos.
A narrativa impõe certas normas:
a) o fato: que deve ter sequência ordenada; a sucessão de tais sequências recebe o nome de enredo, trama ou ação;
b) a personagem;
c) o ambiente: o lugar onde ocorreu o fato;
d) o momento: o tempo da ação
b) a personagem;
c) o ambiente: o lugar onde ocorreu o fato;
d) o momento: o tempo da ação
O relato de um episódio implica interferência dos seguintes elementos:
fato - o quê?
personagem - quem?
ambiente - onde?
momento - quando?
personagem - quem?
ambiente - onde?
momento - quando?
Em qualquer narrativa estarão sempre presentes o fato e a personagem, sem os quais não há narração.
Na composição narrativa, o enredo gira em torno de um fato acontecido. Toda história tem um cenário onde se desenvolve. Desta forma, ao enfocarmos a trama, o enredo, teremos, obrigatoriamente, de fazer descrições para caracterizar tal cenário. Assim, acrescentamos: narração também envolve descrição.
Narração na 1ª Pessoa
A narração na 1ª pessoa ocorre quando o fato é contado por um participante, isto é; alguém que se envolva nos acontecimentos ao mesmo tempo em que conta o caso.
A narração na 1ª pessoa torna o texto muito comunicativo porque o próprio narrador conta o fato e assim o texto ganha o tom de conversa a amiga.
Além disso, esse tipo de narração é muito comum na conversa diária, quando o sujeito conta um fato do qual ele também é participante.
Além disso, esse tipo de narração é muito comum na conversa diária, quando o sujeito conta um fato do qual ele também é participante.
Narração na 3ª Pessoa
O narrador conta a ação do ponto de vista de quem vê o fato acontecer na sua frente. Entretanto o contador do caso não participa da ação.
Observar: "Era uma vez um boiadeiro lá no sertão, que tinha cara de bobo e fumaças de esperto. Um dia veio a Curitiba gastar os cobres de uma boiada".
Você percebeu que os verbos estão na 3ª pessoa (era, veio) e que o narrador conta o caso sem dele participar. O narrador sabe de tudo o que acontece na estória e por isso recebe o nome de narrado onisciente. Observe: "No hotel pediu um quarto, onde se fechou para contar o dinheiro. Só encontrou aquela nota de cem reais. O resto era papel e jornal..."
Você percebeu que o boiadeiro está só, fechado no quarto. Mas o narrador é onisciente e conto o que a personagem está fazendo
Fonte: http://www.algosobre.com.br/redacao/narracao.html
Atividade no Editor de texto BROffice Writer
Texto:
GOVERNAR
Os garotos da rua resolveram brincar de Governo, escolheram o Presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.
GOVERNAR
Os garotos da rua resolveram brincar de Governo, escolheram o Presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.
- Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança. Januário será meu Ministro da Fazenda e pagará meu lanche.
- Com que dinheiro? – atalhou Januário.
- Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do Governo.
- E que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro.
- Lucram a certeza de que têm um bom Presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.
- Assim não vale. O Presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.
- Eu sou o Presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser Presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.
Foi deposto, e dissolvida a República.
- Com que dinheiro? – atalhou Januário.
- Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do Governo.
- E que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro.
- Lucram a certeza de que têm um bom Presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.
- Assim não vale. O Presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.
- Eu sou o Presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser Presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.
Foi deposto, e dissolvida a República.
(Carlos Drummond de Andrade. Contos Plausíveis. Rio de Janeiro, Record)
Após a leitura do texto, responda às questões:
1 . Quais são as personagens da narração?
2 . Quem é personagem principal, isto é, o protagonista da história?
3 . O que eles resolveram fazer?
4 . Por que o Presidente foi deposto?
5 . Assinale as características do presidente que o texto apresenta:
a. ( ) mandão
b. ( ) autoritário
c. ( ) democrático
d. ( ) justo
e. ( ) egoísta
6. Que outro título você daria ao texto?
7. Escreva sim ou não, de acordo com o texto:
a. ( ) As autoridades devem aproveitar-se de seus cargos para tirar benefícios próprios.
b. ( ) As autoridades devem agir para o bem de todos, sem se aproveitarem do cargo para benefícios próprios.
8. Justifique sua resposta à questão 7.
9.Se você fosse Presidente, o que faria para beneficiar as pessoas?
Fonte: http://portugues.camerapro.com.br/texto-para-interpretacao-13-governar-nivel-fundamental/
ATIVIDADES ONLINE
Texto narrativo
http://oportugues.freehostia.com/hotpotatoes/textonarrativo/nocoes_gerais_narrativa/categorias_da_narrativa.htm
Texto dramático
Texto poético
http://oportugues.freehostia.com/hotpotatoes/textopoetico/nocoes_de_versificacao/textopoeticodefinicao.htmterça-feira, 15 de abril de 2014 - 3ª semana
Educação Artística
Profª Christian
Turma: 701
Chocolate
Literário - "Centenário de Orlando Villas Bôas"
Tema: Respeito gera paz.
Pesquisa sobre Orlando Villas Bôas e Parque Nacional do Xinguquinta-feira, 10 de abril de 2014 - 2ª semana
Produção Textual
Profª Lydia
Turma: 701
Blog e site de empresas
Pesquisa
quinta-feira, 27 de março de 2014 - 4ª semana
Geometria
Prof. Wanderson
Turmas: 700 e 701
Ângulos
Vídeo aula
Atividade no Writer
terça-feira, 25 de março de 2014 - 4ª semana
Matemática
Profª Clarice
Turmas: 700 e 701
Números inteiros e retas numéricas
Vídeo aula
Atividade no Writer
quarta-feira, 12 de março de 2014 - 2ª semana
Língua Portuguesa
Profª Flávia
Turmas: 700 e 701
Verbo
Vídeo aula
Atividade no Writer
quarta-feira, 12 de março de 2014 - 2ª semana
Ciências
Profª Jucélia
Turmas: 700 e 701
A água
Importância da água e a terra
Benefícios para o organismo
Propriedades e importância para a vida
Carta 2070
A partir da visualização do vídeo escreva um texto sobre o descaso com o uso da água pelas pessoas e o que se pode fazer hoje para evitar a sua escassez no futuro.
Jogo da Água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário