7º Ano







segunda-feira,  17 de agosto de 2015 - 3ª semana
Profª.: Ane Kele
Turma: 700
Disciplina: Geografia
Assunto: Região Norte do Brasil

slideshare
wwweriusblogblogspotcom


Natgeotv.com
Documentário: Amazônia Selvagem

Atividade

Elaborar no Editor de Texto (Writer) um texto com as principais características da Região Norte do Brasil.










sexta-feira,  29 de maio de 2015 - 4ª semana

Profª.: Christian
Turma: 700
Disciplina: Arte
Assunto: Meio Ambiente


Pesquisa de imagens para ampliar e colar no mural do Dia Mundial do Meio Ambiente.

quarta-feira,  13 de maio de 2015 - 2ª semana

Profª.: Ana Neri
Turma: 700
Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Produção de Histórias em Quadrinhos


Produção de HQ no Writer.











quarta-feira,  06 de maio de 2015 - 1ª semana

Profª.: Cristina
Turma: 700
Disciplina: Produção Textual
Assunto: Publicação de texto no Blog


Correção dos textos no Writer.



terça-feira, 05 de maio de 2015 - 1ª semana

Prof.: Theno
Turma: 700
Disciplina: Geografia
Assunto: Problemas sociais

Vídeo "Novos idosos velhos desafios" - caminhos da reportagem.





quarta-feira, 29 de abril de 2015 - 5ª semana


Profª.: Ana Neri
Turma: 700
Disciplina: Língua portuguesa
Assunto: Crase

Música
http://www.youtube.com/watch?v=Efk0b8VOXpQ
Vídeo




Resolva os exercícios abaixo no processador de texto writer.


EXERCÍCIO I





Aqui você tem a oportunidade de estudar a crase a fundo, essa importante matéria, presente na maioria dos concursos públicos.

01. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale a alternativa em que deve usar crase: 
a) Tendo sido escolhida, Maria iniciaria daí a uma semana. 
b) A uma hora da manhã, Antônio já caia de bebêdo. 
c) Ela amava ir a festas. 
d) As folhas do coqueiro caíam, uma a uma. 
e) O Arnaldo seria chamado a qualquer momento.
02. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale a frase em que o A está indevidamente acentuado.
a) Hora à hora os beatas repetiam as preces.
b) A fórmula fria e constante de desprendimento à qual se referia Miguel Couto era típica.
c) Os monges não se referiam, evidentemente, àquelas paredes esterroadas.
d) O amor à educação faz pensar o brasileiro.
e) À uma hora da tarde reuniam se os monges.
03. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale o item em que há ERRO por ausência ou presença do acento no A indicativo de crase. 
a) À cada gol, Pelé exultava. 
b) Assisti a uma partida sem gols. 
c) O juiz terminou a partida às pressas. 
d) À uma hora se iniciaria o último jogo do torneio.
e) Fui à praia e não vi futebol na areia.
04. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale o item cujas lacunas devem ser preenchidas pela sequência HÁ A À.
a) Daqui __ alguns dias, __ diretoria apresentará __ algumas pessoas o programa.
b) __ vários exemplares de livros __ disposição dos que __ secretaria indicar.
c) __ melhor colocação receberá __ recompensa __ que tem direito.
d) __ dois dias, __ prova chega __ banca.
e) __ tempos, vem __ jovem visando __ colocação digna de seu mérito.
05. (CRASE EXERCÍCIOS) Nas alternativas a seguir, marque o único caso em que o uso da crase é facultativo.
a) À vista não se podia comprar, pois o preço era muito alto.
b) Indo à Bahia, não se esqueça de que há belas igrejas por lá.
c) Fomos à casa em que Maria passou os últimos dias e sentimos a sua presença.
d) Entregou à sua mulher a maior parte dos bens.
e) Àquele rapaz não se pode entregar tarefa de responsabilidade.
06. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale a opção em que o uso do acento grave indicativo de crase constituiria erro:
a) uma ameaça as funções.
b) uma ameaça a função.
c) uma ameaça a nossa função.
d) uma ameaça a esta função.
e) uma ameaça as principais funções.
07. (CRASE EXERCÍCIOS) Assinale a opção em que há ERRO no emprego do acento indicativo de crase.
a) passeio à Tijuca.
b) passeio à Urca.
c) passeio à Ipanema.
d) passeio à Barra Tijuca.
e) passeio à Gávea.
08. (CRASE EXERCÍCIOS) Em qual das seguintes opções seria ERRADO o uso do acento grave indicativo de crase?
a) doença que representam uma ameaça as populações periféricas.
b) doenças que representam uma ameaça a população rural.
c) doenças que representam uma ameaça as grandes cidades.
d) doenças que representam uma ameaça a qualquer população.
e) doenças que representam uma ameaça a nossa cidade.
09. (CRASE EXERCÍCIOS) Na frase “Das revoltas da polícia africana às usinas de alumínio no Canadá.”, observa-se a utilização de sinal indicativo de crase. A opção em que a utilização deste mesmo sinal é obrigatória, é:
a) A menina estava atenta a tudo o que se passava.
b) Do fato ocorrido as notícias de jornal vai uma grande diferença.
c) Temos que medir as consequências do gesto político.
d) As novas gerações têm uma grande responsabilidade ambiental.
e) O Presidente vai analisar as medidas de segurança.
10. ((CRASE EXERCÍCIOS) Assinale a opção que se usou A por HÀ:
a) O poeta viajará daqui a dois meses para reencontrar seus amigos.
b) Recife fica a alguns quilômetros da fazenda.
c) O fato ocorreu a pouco mais de um ano.
d) Ele deverá chegar a tempo de reencontrá-los.
e) O poeta retornou a casa bem cedo.

EXERCÍCIO II


EXERCÍCIOS DE CRASE

1- Use crase quando necessário:

01. (UNIRIO) Assinale o item em que se deveria colocar acento indicativo de crase.

a) Depois de assinalado, o pinheiro cairia daí a uma semana.

b) A uma hora da tarde, o pinheiro seria cortado.

c) Ninguém iria a festas de Natal sem pinheiro enfeitado.

d) As folhas do pinheiro caíam, uma a uma.

e) O pinheiro seria colocado a qualquer momento.



02.  (UNIRIO) Assinale a frase em que A está indevidamente acentuado.

a) Hora à hora os monges renovavam as preces.

b) A fórmula fria e constante de desprendimento à qual se referia Miguel Couto era típica.

c) Os monges não se referiam, evidentemente, àquelas paredes esterroadas.
d) O amor à educação faz pensar o brasileiro.
e) À uma hora da tarde reuniam‑se os monges.

03.  (UNIRIO) Assinale o item em que há ERRO por ausência ou presença do acento no A indicativo de crase.
a) À cada gol, Pelé exultava.
b) Assisti a uma partida sem gols.
c) O juiz terminou a partida às pressas.
d) À uma hora se iniciaria o último jogo do torneio.
e) Fui à praia e não vi futebol na areia.

04.  (UNIRIO) Assinale o item cujas lacunas devem ser preenchidas pela sequência HÁ ‑ A ‑ À.
a) Daqui __ alguns dias, __ diretoria apresentará __ algumas pessoas o programa.
b) __ vários exemplares de livros __ disposição dos que __ secretaria indicar.
c) __ melhor colocação receberá          __ recompensa            __ que tem direito.
d) __ dois dias, __ prova chega __ banca.
e) __ tempos, vem __ jovem visando __ colocação digna de seu mérito.

05.  (UFRRJ) Nas alternativas a seguir, marque o único caso em que o uso da crase é facultativo.
a) À vista não se podia comprar, pois o preço era muito alto.
b) Indo à Bahia, não se esqueça de que há belas igrejas por lá.
c) Fomos à casa em que Maria passou os últimos dias e sentimos a sua presença.
d) Entregou à sua mulher a maior parte dos bens.
e) Àquele rapaz não se pode entregar tarefa de responsabilidade.

06. (EXERCÍCIOS DE CRASE) (CESGRANRIO) Assinale a opção em que o uso do acento grave indicativo de crase constituiria erro:
a) uma ameaça as funções.
b) uma ameaça a função.
c) uma ameaça a nossa função.
d) uma ameaça a esta função.
e) uma ameaça as principais funções.

07.  (CESGRANRIO) Assinale a opção em que há ERRO no emprego do acento indicativo de crase.
a) passeio à Tijuca.
b) passeio à Urca.
c) passeio à Ipanema.
d) passeio à Barra Tijuca.
e) passeio à Gávea.

08.  (USU) Em qual das seguintes opções seria ERRADO o uso do acento grave indicativo de crase?
a) doença que representam uma ameaça as populações periféricas.
b) doenças que representam uma ameaça a população rural.
c) doenças que representam uma ameaça as grandes cidades.
d) doenças que representam uma ameaça a qualquer população.
e) doenças que representam uma ameaça a nossa cidade.

09. (EXERCÍCIOS DE CRASE) (NCE) Na frase “Das revoltas da polícia africana às usinas de alumínio no Canadá.”, observa-se a utilização de sinal indicativo de crase. A opção em que a utilização deste mesmo sinal é obrigatória, é:
a) A menina estava atenta a tudo o que se passava.
b) Do fato ocorrido as notícias de jornal vai uma grande diferença.
c) Temos que medir as consequências do gesto político.
d) As novas gerações têm uma grande responsabilidade ambiental.
e) O Presidente vai analisar as medidas de segurança.

10.  (UNIRIO) Assinale a opção que se usou A por HÀ:
a) O poeta viajará daqui a dois meses para reencontrar seus amigos.
b) Recife fica a alguns quilômetros da fazenda.
c) O fato ocorreu a pouco mais de um ano.
d) Ele deverá chegar a tempo de reencontrá-los.
e) O poeta retornou a casa bem cedo.

EXERCÍCIO III

Coloque o acento grave indicativo da crase quando julgar necessário:
 1- Todos ficaram tensos quando os rivais ficaram cara a cara.
2- A enfermeira entregou a receita a médica e entregou a paciente as instruções devidas.
3- A nova funcionária estava disposta a colaborar com a chefe e obedeceu as ordens, viajando a serviço.
4- Os fiéis fizeram alusão a Sua Santidade e rezaram fervorosamente.
5- Ele disse a noiva que o esperasse as 19h a porta do cinema.
6- Fui a casa da minha amiga para assistir a novela.
7- Os peregrinos foram a Israel.
8- Voltei a escola para entregar o trabalho a professora, mas não cheguei a tempo de encontrá-la, então entreguei a alguém da secretaria.
9- Muitos foram a África assistir aos jogos da Copa.
10- A tripulação chegou exausta a terra.
11- A noiva chegou desanimada a terra da sogra.
12- Fui a casa pegar as fotos que lá havia deixado.
13- Fui a casa do meu namorado pegar as fotos que lá havia deixado.
14- Fomos encaminhados a seção de cadastro.
15- Fomos encaminhados a diversas seções.
16- A maior parte da dívida é atribuída a má gestão do governo.
17- Nunca se habituou aquela nova vida.
18- Vimos aquela jogadora discutindo com o novo técnico.
19- O marido disse a esposa que estava a beira de um ataque de nervos, pois gostava de tudo as claras.
20- Dizem que as claras são mais saudáveis que as gemas.
21- Ela adora dançar, mas nunca fora a gafieiras.
22- O professor mostrou a todos a importância da leitura.
23- Assistimos a novela as 19h e depois a um maravilhoso filme.
24- A aula de dança será das 19h as 20h.
25- No feriado, as lojas ficaram abertas de 8h as 11h.
26- Aquele casalzinho apaixonado namora de domingo a sexta.
27- O torneio vai da próxima segunda a próxima sexta.
28- Leio de cinco a dez páginas por dia.
29- Leia da página 5 a 10.
30- Embora seja um excelente advogado, seu escritório vive as moscas.
31- São repugnantes as baratas.
32- Renato sempre viveu a custa da mulher, e Paula vive a sombra do marido.
33- Mãe, não fique preocupada, pois só chegaremos a noite.
34- A noite está maravilhosa com essas estrelas iluminando nossos pensamentos.
35- Os cantores ficavam ansiosos a medida que a plateia chegava.
36- Foi submetida a uma prova decisiva.
37- Comecei a correr quando vi aquela barata a voar pela sala.
38- A funcionária enviei as duplicatas.
39- Não dei a você a chance que merecia.
40- Não nos referimos a este diretor, e sim aquele.
41- Durante a palestra, os alunos saíram e foram a sala de leitura.
42- Este trabalho não compete a ela.
43- Ele está aprendendo a dançar e já está dando uns passos a Michael Jackson.
44- Fomos ao restaurante e pedimos arroz a grega com um bom vinho e começamos a relembrar o passado.
45- Em relação a isso, prefiro nada comentar.




quarta-feira, 15 de abril de 2015 - 4ª semana

Profª.: Cristina
Turma: 700
Disciplina: Produção Textual
Assunto: Texto de apresentação

Atividade

Escrever o perfil para postar no Blog da professora.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015 - 4ª semana

Turma:  700

Exibição do filme: Prova de Fogo - Uma História de Vida
 

 Assistir ao filme Prova de Fogo, no Projetor Interativo Multimídia
          Ø Em seguida pedir que os alunos relatem oralmente e em forma de produção o         que  entenderam do filme;
        _ Perceber que um bom relacionamento depende de uma boa convivência com o             próximo.
        _ Reconhecer o valor da amizade, cooperação e perseverança;
    

          Ø Listar atitudes   importantes que devemos  ter com os outros.
quinta-feira,  12 de março de 2015 -  2ª Semana 


Profª.: Ana Neri

Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 700  
Atividade



terça-feira,  09 de dezembro de 2014 -  2ª Semana 




Profª.: Jucélia

Disciplina: Ciências
Turmas: 700  e 701
Assunto:  Filme - Deus não está morto


segunda-feira,  24 de novembro de 2014 -  4ª Semana 




Prof.: Fernando

Disciplina: Geografia
Turmas: 700  e 701
Assunto: Região Nordeste


BNDES


https://www.youtube.com/watch?v=dRKYyzx1m0Y







quinta-feira,  13 de novembro de 2014 -  2ª Semana 




Prof.: Wuanderson
Disciplina: Geometria
Turmas: 700 e 701         
Assunto: Figuras Planas







Área de figuras planas - Exercícios

1. Determine a área de uma sala quadrada, sabendo que a medida de seu lado é 6,45 m.

2. Vamos calcular a área de uma praça retangular, em que o comprimento é igual a 50 m e sua largura mede 35,6 m.

3. Calcule a área de um retângulo, em que a base mede 34 cm e sua altura mede a metade da base.

4. É necessário um certo número de pisos de 25 cm x 25 cm para cobrir o piso de uma cozinha com 5 m de comprimento por  4 m de largura. Cada caixa tem 20 pisos. Supondo que nenhum piso se quebrará durante o serviço, quantas caixas são necessárias para cobrir o piso da cozinha?

5. Quantos metros de tecido, no mínimo, são necessários para fazer uma toalha para uma mesa que mede 300 cm de comprimento por 230 cm de largura?       

6. Um pintor foi contratado para pintar uma sala retangular que mede 5,5 m x 7 m. Para evitar que a tinta respingue no chão ele vai forrar a sala com folhas de jornal. Quantos metros de folha de jornal ele vai precisar?

7. Vamos calcular a área de um losango, sabendo que sua diagonal maior mede 5 cm e a diagonal menor mede 2,4 cm.

8. Sabendo que a base maior de um trapézio mede 12 cm, base menor mede 3,4 cm e sua altura mede 5 cm. Calcule a área deste trapézio.

9. Qual a área de um triângulo que tem a base igual a 7 m  e a altura igual a 6 m  ?

10. Encontre o perímetro de um quadrado que tem a área igual a 64 m 2   .

11. Encontre a área de um quadrado com os lados medindo 12 m  .

12. Um quadrado e um retângulo tem a mesma área. Sabe-se que o retângulo tem 8 m  de comprimento e 32 m  de altura. Encontre:

a) a medida dos lados do quadrado.
b) o perímetro do quadrado.



terça-feira, 11  de novembro de 2014 -  2ª Semana





Matemática


Prof.ª: Clarice
Turma: 700 e 701                   


 Assunto: Equações e problemas do 1º grau


Problemas de equação do 1º grau
                                                              
Matemática - Equações do 1º Grau – Introdução

Atividades



quinta-feira, 16 de outubro de 2014 -  3ª Semana 




Prof.: Dailton

Disciplina: Educação Física

Turmas: 700 e 701
Assunto: Oficina de Xadrez


terça-feira, 14  de outubro de 2014 -  3ª Semana





Ed. Artística


Prof.ª: Christian
Turma: 700                    


 Assunto: Realismo


  • Surgiu a partir da segunda metade do século XIX.
  • As idéias do Liberalismo e Democracia  ganham mais espaço.
  • As ciências evoluem e os métodos de experimentação e observação da realidade passam a ser vistos como os únicoscapazes de explicar o mundo físico.
  • Em 1870, iniciam-se os primeiros sintomas da agitação cultural, sobretudo nas academias de Recife, SP, Bahia e RJ, devido aos seus contatos frequentes com as grandes cidades europeias.
  • Houve também uma transformação no aspecto social com o surgimento da população urbana, a desigualdade econômica e o aparecimento do proletariado.
O Realismo iniciou-se na França, em 1857, com a publicação de “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert.

Características do Realismo

  • Oposição ao idealismo romântico. Não há envolvimento sentimental
  • Representação mais fiel da realidade
  • Romance como meio de combate e crítica às instituições sociais decadentes, como o casamento, por exemplo
  • Análise dos valores burgueses com visão crítica denunciando a hipocrisia e corrupção da classe
  • Influência dos métodos experimentais
  • Narrativa minuciosa (com muitos detalhes)
  • Personagens analisadas psicologicamente

Autores principais do Realismo

Machado de Assis

É considerado o maior escritor do século XIX, escreveu romances e contos, mas também aventurou-se pelo mundo da poesia, teatro, crônica e critica literária.
Nasceu no Rio de Janeiro em 1839 e morreu em 1908. Foi tipógrafo e revisor tornando-se colaborador da imprensa da época.
Sua infância foi muito pobre e a sua ascensão artística se deve a muito trabalho e dedicação. Sua esposa, Carolina Xavier, o incentivou muito na carreira literária, tanto que foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras.
Como romancista escreveu: ”A mão e a luva”, “Ressurreição”, ”Helena” e “Iaiá Garcia”.
Embora sejam romances, essas obras também revelam algumas características que futuramente marcarão a fase realista e madura do autor, como a análise psicológica dos personagens, o humor, monólogos interiores e cortes na narrativa (uma das suas principais características).
“Memórias Póstumas da Brás Cubas” (considerado o divisor de águas na obra machadiana) “Quincas Borba”, “Dom Casmurro”, “Esaú e Jacó” e “Memorial de Aires”, revelam o interesse cada vez maior do autor de aprofundar a análise do comportamento do homem, revelando algumas características próprias do ser-humano como a inveja, a luxúria, o egoísmo e a vaidade, todas encobertas por uma aparência boa e honesta.
Como contista Machado escreveu: ”A Cartomante”,”O Alienista”,”O Enfermeiro”,”O Espelho” dentre outros.
Como cronista escreveu, entre 1892 e 1897, para a Gazeta de Notícias, sob o título “A Semana”.
Embora suas peças teatrais não tenham o mesmo nível que seus contos e romances, ele nos deixou “Quase ministro” e “Os deuses da casaca”.
Como crítico literário, além de vários prefácios e ensaios destacam-se 3 estudos: ”Instinto de nacionalidade”,”A nova geração” e “O primo Basílio” (a respeito do romance de mesmo nome de Eça de Queirós).

Outros Autores

Cronologia dos principais romances do Realismo

  • 1881 “O Mulato”, “Memórias póstumas de Brás Cubas”
  • 1884 “Casa de pensão”
  • 1888 “O missionário”, “O Ateneu”
  • 1890 “O cortiço”
  • 1891 “Quincas Borba”
  • 1893 “A normalista”
  • 1895 “Bom-Crioulo”
  • 1899 “Dom Casmurro”
  • 1903 “Luzia-Homem”
  • 1904 “Esaú e Jacó”
  • 1908 “Memorial de Aires”
http://www.infoescola.com/literatura/realismo/

Pesquisa livre na Internet sobre o assunto.


quinta-feira, 02  de outubro de 2014 -  1ª Semana





História


Prof.ª: Ana Carla



Turma: 700 e 701                    


 Assunto: Eleições simulada 2014

Simulado/Eleições 2014 utilizando o Software Aperta Quem , com as funções:
Cadastro de candidatos com nome e número; 
Botões: CONFIRMA, BRANCO E CORRIGE
Impressão de relatório em PDF.


quinta-feira, 25  de setembro de 2014 -  2ª Semana

Língua Portuguesa


Prof.ª: Flávia
Turma: 700 e 701                    

 Assunto: Estruturas do verbo


Estrutura do verbo
Forma verbal
Radical
Vogal temática
Desinência Modo-temporal
Desinência Número-pessoal
GANHAVAMOS
GANH
A
VA
MOS




1.      Observe os verbos da tabela e analise a sua estrutura:

VERBO
RADICAL
VOGAL TEMÁTICA
DESINÊNCIA
CONDENOU
RESPONDEMOS
TRANSFORMARAM
DISCUTINDO
LAVAM
COZINHEI

2. Leia o anúncio:





a) Observe os verbos retirados do anúncio e responda: Qual é sua vogal temática? A qual conjugação pertence?

ADIANTAR –

GARANTIR –

PERDER –

b) ) Qual é o infinitivo do verbo PREFERIMOS?


c) A desinência -MOS da palavra preferimos indica que pessoa e número?





TRAZER – SENTIR – SONHAR – COMER – AMAR - PEDIR

Atividade online
Conjugador de verbo

.Leia este poema:
Passarinho

Eu vi um passarinho
Entre a folhagem do meu jardim,
Pequeno e gorduchinho
Brincando entre as folhas de cetim.

Voa, voa, passarinho,
Numa alegria sem fim
Por entre as folhas de arminho
Brancas como jasmim.

                                             (Vera Beatriz)

      a)      Transcreva do poema todas as formas verbais presentes.

      b)      Qual o infinitivo dos verbos transcritos na alternativa anterior?

      c)     Qual o radical dos verbos:
·         brincar:
·         voar:
·         partir:
·         passar:

    3.    Leia este poema:
Naquele bairro afastado
onde em crianças vivias,
a remoer melodias
de uma ternura sem par...
passava todas as tardes
um realejo tristonho
passava como num sonho
um realejo a tocar.
Depois tu partiste
ficou triste
a rua deserta...
Na tarde fria
e calma
ouço ainda o realejo
a tocar.
                                  (Custódio Mesquita)

      a)      Transcreva do texto os verbos que pertencem à 2ª conjugação.

      b)      Qual o radical desses verbos?

      c)      No texto há um verbo que pertence à 1ª conjugação. Qual é esse verbo?

      d)     A que conjugação pertence a forma verbal “PARTISTE”?

 e)     Qual o radical do verbo OUVIR?


quarta-feira, 24  de setembro de 2014 -  2ª Semana

Produção Textual


Prof.ª: Paula
Turma: 701                    

 Assunto: Narração


NARRAÇÃO

A narração é um texto dinâmico, que contém vários fatores de dependência que são extremamente importantes para a boa estruturação do texto. Narrar é contar um fato,  acontecimentos, reais ou fictícios, vividos por indivíduos, envolvendo ação e movimento e como todo fato ocorre em determinado tempo, em toda narração há sempre um começo um meio e um fim. São requisitos básicos para que a narração esteja completa.

A narração está vinculada à nossa vida, pois sempre temos algo a contar.

Narrar é relatar fatos.

A narrativa impõe certas normas:

a) o fato: que deve ter sequência ordenada; a sucessão de tais sequências recebe o nome de enredo, trama ou ação;
b) a personagem;
c) o ambiente: o lugar onde ocorreu o fato;
d) o momento: o tempo da ação

O relato de um episódio implica interferência dos seguintes elementos:

fato - o quê?
personagem - quem?
ambiente - onde?
momento - quando?

Em qualquer narrativa estarão sempre presentes o fato a personagem, sem os quais não há narração.

Na composição narrativa, o enredo gira em torno de um fato acontecido. Toda história tem um cenário onde se desenvolve. Desta forma, ao enfocarmos a trama, o enredo, teremos, obrigatoriamente, de fazer descrições para caracterizar tal cenário. Assim, acrescentamos: narração também envolve descrição.

Narração na 1ª Pessoa

A narração na 1ª pessoa ocorre quando o fato é contado por um participante, isto é; alguém que se envolva nos acontecimentos ao mesmo tempo em que conta o caso.

A narração na 1ª pessoa torna o texto muito comunicativo porque o próprio narrador conta o fato e assim o texto ganha o tom de conversa a amiga.
Além disso, esse tipo de narração é muito comum na conversa diária, quando o sujeito conta um fato do qual ele também é participante.

Narração na 3ª Pessoa

O narrador conta a ação do ponto de vista de quem vê o fato acontecer na sua frente. Entretanto o contador do caso não participa da ação.

Observar: "Era uma vez um boiadeiro lá no sertão, que tinha cara de bobo e fumaças de esperto. Um dia veio a Curitiba gastar os cobres de uma boiada".

Você percebeu que os verbos estão na 3ª pessoa (era, veio) e que o narrador conta o caso sem dele participar. O narrador sabe de tudo o que acontece na estória e por isso recebe o nome de narrado onisciente. Observe: "No hotel pediu um quarto, onde se fechou para contar o dinheiro. Só encontrou aquela nota de cem reais. O resto era papel e jornal..."

Você percebeu que o boiadeiro está só, fechado no quarto. Mas o narrador é onisciente e conto o que a personagem está fazendo


Fonte: http://www.algosobre.com.br/redacao/narracao.html

Atividade no Editor de texto BROffice Writer

Texto:
                                               
GOVERNAR
Os garotos da rua resolveram brincar de Governo, escolheram o Presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.

- Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança. Januário será meu Ministro da Fazenda e pagará meu lanche.
- Com que dinheiro? – atalhou Januário.
- Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do Governo.
- E que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro.
- Lucram a certeza de que têm um bom Presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.
- Assim não vale. O Presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.
- Eu sou o Presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser Presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.
Foi deposto, e dissolvida a República.

                           (Carlos Drummond de Andrade. Contos Plausíveis. Rio de Janeiro, Record)

Após a leitura do texto, responda às questões:

1 .   Quais são as personagens da narração?

2 .  Quem é personagem principal, isto é, o protagonista da história?

3 .  O que eles resolveram fazer?

4 .   Por que o Presidente foi deposto?

5 .  Assinale as características do presidente que o texto apresenta:
a. ( ) mandão
b. ( ) autoritário
c. ( ) democrático
d. ( ) justo
e. ( ) egoísta
6. Que outro título você daria ao texto?
7. Escreva sim ou não, de acordo com o texto:
a. ( ) As autoridades devem aproveitar-se de seus cargos para tirar benefícios próprios.
b. ( ) As autoridades devem agir para o bem de todos, sem se aproveitarem do cargo para benefícios próprios.
8. Justifique sua resposta à questão 7.
9.Se você fosse Presidente, o que faria para beneficiar as pessoas?

Fonte: http://portugues.camerapro.com.br/texto-para-interpretacao-13-governar-nivel-fundamental/

ATIVIDADES ONLINE

Texto narrativo

http://oportugues.freehostia.com/hotpotatoes/textonarrativo/nocoes_gerais_narrativa/categorias_da_narrativa.htm

Texto dramático

Texto poético
http://oportugues.freehostia.com/hotpotatoes/textopoetico/nocoes_de_versificacao/textopoeticodefinicao.htm


terça-feira, 09  de setembro de 2014 -  2ª Semana

Ciências

Prof.ª: Jucélia
Turma: 700 e 701                    

 Assunto: Experiências para Feira de Ciências.

Pesquisar experiências para apresentar na feira de Ciências. 




terça-feira, 26  de agosto de 2014 -  5ª Semana



Ed. Artística


Profª.: Christian
Turmas:  700 
            
Assunto:Elementos Circenses


Documentário Vida de Circo


El equilibrista del alambre









quarta-feira, 20  de agosto de 2014 -  4ª Semana



Língua Portuguesa


Profª.: Flávia
Turmas:  700 e 701
            
Assunto: Adjunto Adnominal 



Complemento Nominal
   É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se a substantivos, adjetivos ou advérbios, sempre por meio de preposição.
Exemplos:
Ricardo estava   consciente        de tudo.
                               adjetivo       complemento nominal
Adjunto Adnominal

É o termo da oração que sempre se refere a um substantivo. Vem representado por artigos, adjetivos, locuções adjetivas, pronomes adjetivos e numerais. Os adjuntos adnominais modificam o substantivo, qualquer que seja a função que ele exerça na oração.
Exemplos
- O alegre espetáculo começou tarde.
Alegre: Adjunto Adnominal
Espetáculo: Substantivos
Fonte: http://www.infoescola.com/portugues/adjunto-adnominal/
Atividade
1) Marque:   ( 1 ) para o adjunto adnominal;   ( 2 ) para o complemento nominal.

a) (    ) O povo não aceita a construção  de usinas nucleares.
b) (    ) A folha  do caderno  foi arrancada.
c) (    ) Comprei um dicionário  de inglês.
d) (    ) A conservação  da natureza  é uma necessidade.
e) (    ) As luzes  do prédio  estão apagadas.
f) (    ) Ela tem necessidade de muito amor.
g) (    ) Houve severa proibição  ao corte  de árvores.
h) (    ) Continua a luta contra  poluição.
i) (    ) Existe um órgão de proteção aos índios.
j) (    ) Os queijos de Minas são muito apreciados.
k) (    ) Ainda existem muitos engenhos de cana.
l) (     ) A saudade dos amigos é grande.
m) (    ) Não temos necessidade de auxílio.
n) (    ) Esperamos aprovação em todas as disciplinas.
o) (    ) O Brasil não vende açúcar de beterraba.
p) (   ) Deve haver preocupação com os estudos.
Fonte:http://blogdadonarita.blogspot.com.br/search/label/Exerc%C3%ADcios
2) Leia a  tira aseguir:



ðDestaque do primeiro quadrinho os ADJUNTOS ADNOMINAIS e diga a que substantivos eles se referem.
3) Classifique os adjuntos adverbiais destacados em lugar, tempo, modo ou causa:

a) Segunda-feira haverá um jogo importante.

b) Com o mau tempo não podemos trabalhar ao relento.

c) O livro foi acolhido com entusiasmo pelos leitores.

d) O automóvel parou perto do rio.


quarta-feira, 14  de agosto de 2014 -  3ª Semana

Geometria

Prof.: Wuanderson
Turmas:  700 e 701
            
Assunto: Polígonos



Pesquisar sobre  Polígonos

http://www.infoescola.com/geometria/poligonos/

http://www.brasilescola.com/matematica/poligonos.htm

http://www.escolakids.com/conhecendo-os-poligonos.htm

Atividade online

http://www.auladoguto.com.br/exercicios-online-de-matematica/exercicio-online-poligonos-parte-12

quarta-feira, 06  de agosto de 2014 -  2ª Semana

Inglês

Prof.ª: Rose Mary
Turmas:  701
            
Assunto: Song Class


Obs.: A turma não foi ao LIED, poi não terminou o teste no tempo programado.

sexta-feira,  01 de agosto de 2014 -  1ª Semana

Ed. Física

Prof.: Paulo
Turmas: 700 e 701
            
Assunto: Handbol


Pesquisar regras

Obs.: Não foi possível ministrar as aulas, pois a Internet estava lenta e instável.


terça-feira, 22 de julho de 2014 -  4ª Semana

Ed. Artística

Prof.ª: Christian
Turmas: 700 e 701
            
Assunto: Carmem Miranda
Pesquisa sobre quem foi Carmem Miranda, suas músicas famosas, seu estilo (roupa) e suas características.
Fazer a releitura de Carmem Miranda, no caderno de desenho.


terça-feira, 25 de julho de 2014 -  4ª Semana
Prof.ª:
Disciplina: Produção Textual
Turmas:  
            
Assunto: Narrativa

NARRAÇÃO

A narração é um texto dinâmico, que contém vários fatores de dependência que são extremamente importantes para a boa estruturação do texto. Narrar é contar um fato,  acontecimentos, reais ou fictícios, vividos por indivíduos, envolvendo ação e movimento e como todo fato ocorre em determinado tempo, em toda narração há sempre um começo um meio e um fim. São requisitos básicos para que a narração esteja completa.

A narração está vinculada à nossa vida, pois sempre temos algo a contar.

Narrar é relatar fatos.

A narrativa impõe certas normas:

a) o fato: que deve ter sequência ordenada; a sucessão de tais sequências recebe o nome de enredo, trama ou ação;
b) a personagem;
c) o ambiente: o lugar onde ocorreu o fato;
d) o momento: o tempo da ação

O relato de um episódio implica interferência dos seguintes elementos:

fato - o quê?
personagem - quem?
ambiente - onde?
momento - quando?

Em qualquer narrativa estarão sempre presentes o fato e a personagem, sem os quais não há narração.

Na composição narrativa, o enredo gira em torno de um fato acontecido. Toda história tem um cenário onde se desenvolve. Desta forma, ao enfocarmos a trama, o enredo, teremos, obrigatoriamente, de fazer descrições para caracterizar tal cenário. Assim, acrescentamos: narração também envolve descrição.

Narração na 1ª Pessoa

A narração na 1ª pessoa ocorre quando o fato é contado por um participante, isto é; alguém que se envolva nos acontecimentos ao mesmo tempo em que conta o caso.

A narração na 1ª pessoa torna o texto muito comunicativo porque o próprio narrador conta o fato e assim o texto ganha o tom de conversa a amiga.
Além disso, esse tipo de narração é muito comum na conversa diária, quando o sujeito conta um fato do qual ele também é participante.

Narração na 3ª Pessoa

O narrador conta a ação do ponto de vista de quem vê o fato acontecer na sua frente. Entretanto o contador do caso não participa da ação.

Observar: "Era uma vez um boiadeiro lá no sertão, que tinha cara de bobo e fumaças de esperto. Um dia veio a Curitiba gastar os cobres de uma boiada".

Você percebeu que os verbos estão na 3ª pessoa (era, veio) e que o narrador conta o caso sem dele participar. O narrador sabe de tudo o que acontece na estória e por isso recebe o nome de narrado onisciente. Observe: "No hotel pediu um quarto, onde se fechou para contar o dinheiro. Só encontrou aquela nota de cem reais. O resto era papel e jornal..."

Você percebeu que o boiadeiro está só, fechado no quarto. Mas o narrador é onisciente e conto o que a personagem está fazendo


Fonte: http://www.algosobre.com.br/redacao/narracao.html
Atividade no Editor de texto BROffice Writer

Texto:
                                               
GOVERNAR
Os garotos da rua resolveram brincar de Governo, escolheram o Presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.

- Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança. Januário será meu Ministro da Fazenda e pagará meu lanche.
- Com que dinheiro? – atalhou Januário.
- Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do Governo.
- E que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro.
- Lucram a certeza de que têm um bom Presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.
- Assim não vale. O Presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.
- Eu sou o Presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser Presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.
Foi deposto, e dissolvida a República.

                           (Carlos Drummond de Andrade. Contos Plausíveis. Rio de Janeiro, Record)

Após a leitura do texto, responda às questões:

1 .   Quais são as personagens da narração?

2 .  Quem é personagem principal, isto é, o protagonista da história?

3 .  O que eles resolveram fazer?

4 .   Por que o Presidente foi deposto?

5 .  Assinale as características do presidente que o texto apresenta:
a. ( ) mandão
b. ( ) autoritário
c. ( ) democrático
d. ( ) justo
e. ( ) egoísta
6. Que outro título você daria ao texto?
7. Escreva sim ou não, de acordo com o texto:
a. ( ) As autoridades devem aproveitar-se de seus cargos para tirar benefícios próprios.
b. ( ) As autoridades devem agir para o bem de todos, sem se aproveitarem do cargo para benefícios próprios.
8. Justifique sua resposta à questão 7.
9.Se você fosse Presidente, o que faria para beneficiar as pessoas?

Fonte: http://portugues.camerapro.com.br/texto-para-interpretacao-13-governar-nivel-fundamental/
ATIVIDADES ONLINE

Texto narrativo

http://oportugues.freehostia.com/hotpotatoes/textonarrativo/nocoes_gerais_narrativa/categorias_da_narrativa.htm

Texto dramático

Texto poético
http://oportugues.freehostia.com/hotpotatoes/textopoetico/nocoes_de_versificacao/textopoeticodefinicao.htm


terça-feira, 15 de abril de 2014 - 3ª semana

Educação Artística

Profª  Christian
Turma:  701


Chocolate Literário - "Centenário de Orlando Villas Bôas"  Tema:  Respeito gera paz.
Pesquisa sobre Orlando Villas Bôas e Parque Nacional do Xingu


quinta-feira, 10 de abril de 2014 - 2ª semana

Produção Textual

Profª  Lydia
Turma:  701

Blog e site de empresas

Pesquisa



quinta-feira, 27 de março de 2014 - 4ª semana

Geometria

Prof.  Wanderson
Turmas: 700 e 701

Ângulos

Vídeo aula

Atividade no Writer



terça-feira, 25 de março de 2014 - 4ª semana

Matemática

Profª Clarice
Turmas: 700 e 701

Números inteiros e retas numéricas

Vídeo aula

Atividade no Writer



quarta-feira, 12 de março de 2014 - 2ª semana

Língua Portuguesa

Profª Flávia
Turmas: 700 e 701

Verbo

Vídeo aula

Atividade no Writer



quarta-feira, 12 de março de 2014 - 2ª semana

Ciências

Profª Jucélia
Turmas: 700 e 701

A água

Importância da água e a terra




Benefícios  para o organismo




Propriedades e importância para a vida



 
Carta 2070

A partir da visualização do vídeo escreva um texto sobre o descaso com o uso da água pelas pessoas e o que se pode fazer hoje para evitar a sua escassez no futuro.

Jogo da Água.
http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/plen/swf/jogos/jogodaagua/Jogo_da_Agua.swf

Nenhum comentário:

Postar um comentário