9º Ano

sexta-feira,  27  de novembro de 2015 - 2ª semana

Educação Física
Prof.:Paulo
Turma: 900  

Assunto:  parkur e Slackline

SLICKLINE
http://www.gibbonslacklines.com.br/sobre1.html

Vídeo
http://canaloff.globo.com/programas/slackline/materias/slackline-3a-temporada-estreia.html


PARKUR
http://www.lepartanos.com/2009/03/historia-do-parkour.html
http://www.parkourbrazil.com/


terça-feira,  06  de outubro de 2015 - 2ª semana

Produção Textual
Profª.:Ana Neri
Turma: 900  
Assunto:  Livros interessantes

Atividade
Recomendar alguns livros lidos no decorrer do ano letivo de 2015 criando uma propaganda no Editor de Texto - Writer.

Um país é feito de homens e de livros.” (Monteiro Lobato)


Queridos alunos,
Ler ainda é o principal meio para a transmissão e aquisição de cultura.
Durante a leitura descobrimos um novo mundo, recheado de coisas desconhecidas, viajamos no tempo, conhecemos lugares, novas culturas, vencemos dificuldades na escrita, adquirimos melhor pronúncia das palavras, abrimos as portas ao conhecimento e com ele alcançamos sabedoria que nunca termina.
O ato de ler deve ser prazeroso , pois a leitura é um processo constante que deve ter início na família, aperfeiçoar-se na escola e continuar ao longo da vida.

Boa leitura para todos.

Um abraço,
Profª Ana Neri





quinta-feira,  01  de outubro de 2015 - 1ª semana
História
Profª.: Tânia
Turma: 900  

Assunto:  Guerra fria

Pesquisar na Internet

A guerra ideológica entre o Capitalismo e o Socialismo no contexto da guerra fria citando a participação dos Estados Unidos e da União Soviética nas guerras da Coréia e do Vietnã, a criação da OTAN e do Pacto de Varsóvia e a crise dos mísseis (1962).

Atividade

Elaborar um texto no Editor de texto Writer

quarta-feira,  30  de setembro de 2015 - 5ª semana

Inglês
Profª.: Rosemary
Turma: 900  

Assunto:  Filme: A corrente do bem

“PAY  IT  FORWARD”

         1) Write the names of the characters

Eugene Simonet
Arlene McKinney
Trevor McKinney








        ________                 ________                  ________
                                                                                          

          2) Answer the following questions
  
1) Why is the kid's project different from the other students ideas?

    2)What problem does the kid's mother have?

    3) How does the kid try to help the first person for his project? Does he succeed?

   4) How does the kid try to help the second person for his project? Does he succeed?

   5) How does the kid try to help the third person for his project? Does he succeed?

   6) Why is the kid's teacher so concerned about his father coming back?

   7) Do you think such a project could work in real life?  Why or why not?

          3) Multiple choice

      1) What is the name of the homeless guy Trevor helps?
                       a)  Jerry             b)  Barry              c) Peter

      2) How old does Trevor turn in this movie?
                         a) 11                 b) 12              c) 13

      3) What grade is Trevor in?
                          a) 7th                b) 8th              c) 9th

      4) What class does Trevor have with Eugene Simonet?
                         a)  Mathematics                    b) Literature                  c) Social Studies

     5) Do Eugene and Arlene end up together?

                        a) Yes                                    b) No             


Revisão no site Projovem Inglês


segunda-feira,  28  de setembro de 2015 - 5ª semana

Língua portuguesa
Prof.: Everaldo
Turma: 900  

Assunto: Relacionamentos - Filme: O pesadelo de uma mãe


"O filme conta a história de uma garota com síndrome de boderline. Essa síndrome é frequentemente confundida com esquizofrenia ou transtorno bipolar, porém possui características diferentes, como a duração e intensidade das emoções."

terça-feira,  22  de setembro de 2015 - 4ª semana

Geometria
Profª. Lilia
Turma: 900  
Assunto: Teorema de Pitágoras

Vídeo aula

Teorema de Pitágoras - Aulas 3D - Colégio Contec
Demostración del teorema de Pitágoras
Uma aplicação prática do Teorema de Pitágoras
Material de pesquisa
Atividades

Atividades com resolução
Teorema de pitágoras teste seu conhecimento

segunda-feira,  31  de agosto de 2015 - 5ª semana

Língua portuguesa
Prof.: Everaldo
Turma: 900  

Assunto: Apresentação de trabalho - vídeos e imagens do Patrimônio Histórico de São Pedro da Aldeia.

quinta-feira, 27  de agosto de 2015 - 4ª semana

Língua portuguesa
Prof.: Everaldo
Turma: 900  

Assunto: Apresentação de trabalho - vídeos e imagens do Patrimônio Histórico de São Pedro da Aldeia.

terça-feira, 11 de agosto de 2015 - 2ª semana

Produção Textual
Profª.: Ana Neri
Turma: 900  

Assunto: Apresentação de vídeos sobre a linguagem empregada nas décadas de 60 a 2015.

sexta-feira, 07 de agosto de 2015 - 1ª semana

Educação Artística
Profª.: Christian
Turma: 900  

Assunto: Cultura dos Rodeios no Município de São Pedro da Aldeia.

Pesquisar sobre o Pólo Rural e a Festa do Peão de Boiadeiro.











terça-feira, 04 de agosto de 2015 - 1ª semana

Produção Textual
Profª.: Ana Neri
Turma: 900                       

Assunto: Redução da Maioridade Penal no Brasil.

Pesquisa

Legislação atual e Principais propostas.

Atividade

Elaborar um texto.

sexta-feira, 19 de junho de 2015 - 3ª semana

Educação Física
Prof.: Paulo
Turma: 900                       

Assunto: Voleibol

Vídeos

História do vôlei

O Voleibol parte 1

O Voleibol parte 2

Sistema de rodízio 4 x 2 com infiltração

Aprenda o sistema 5 x 1 no voleibol

ATIVIDADES

Racha cuca
Vôlei I

Vôlei II


Vôlei Feminino

 Brasil na liga mundial

 

Trivias

terça-feira, 28 de abril de 2015 -  5ª Semana

Produção Textual
Profª.: Ana Neri
Turma: 900                       
Assunto: Currículo

Agora faça o seu currículo.


quarta-feira, 15 de abril de 2015-  3ª Semana

Língua Portuguesa
Profª.: Cristina
Turma: 900                       
Assunto: Figuras de linguagens

1- Descobrir a figura de linguagem predominante em cada poema,

Amor é fogo que arde sem se ver
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

                                                 
Camões

 
A Estrela
Vi uma estrela tão alta,
Vi uma estrela tão fria!
Vi uma estrela luzindo
Na minha vida vazia.
Era uma estrela tão alta!
Era uma estrela tão fria!
Era uma estrela sozinha
Luzindo no fim do dia.
Por que da sua distância
Para a minha companhia
Não baixava aquela estrela?
Por que tão alto luzia?
E ouvi-a na sombra funda
Responder que assim fazia
Para dar uma esperança
Mais triste ao fim do meu dia.
                                   Manuel Bandeira

Consoada
Quando a Indesejada das gentes chegar
(Não sei se dura ou coroável)
Talvez eu tenha medo,
Talvez sorria, ou diga;
-alô, iniludível!
O meu dia foi bom, pode a noite descer,
(A noite com os seus sortilégios)
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
A mesa posta,
Com cada coisa em seu lugar.
                          Manuel Bandeira  

Uma lata existe para conter algo
Mas quando o poeta diz: "Lata"
Pode estar querendo dizer o incontível
Uma meta existe para ser um alvo
Mas quando o poeta diz: "Meta"
Pode estar querendo dizer o inatingível
Por isso, não se meta a exigir do poeta
Que determine o conteúdo em sua lata
Na lata do poeta tudonada cabe
Pois ao poeta cabe fazer
Com que na lata venha caber
O incabível
Deixe a meta do poeta, não discuta
Deixe a sua meta fora da disputa
Meta dentro e fora, lata absoluta
Deixe-a simplesmente metáfora
                                                   Gilberto Gil


2- No poema musicado identificar e justificar as figuras de linguagem destacadas.

Epitáfio
Titãs

Devia ter amado mais
Ter chorado mais

Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer


Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe
a alegria e a dor que traz no coração

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor

Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier


 
3 – Bônus
Responder às perguntas referentes a cada poema.

Poema Sinestésico











Li cores em você
que tinha um sabor
que não sei de cor.
Meio azedo e meio doce.
Cítrico, cínico e hostil.

a)    Qual o sentido de “ler cores”, quando o eu-lírico afirma “li cores em você”?
b)    Quem seria o interlocutor? Por que acha isso?
c)    É possível cores terem sabor? Comente sobre suas impressões e percepções.
d)    Qual a função da sinestesia nesse poema?

e)    Quais os sentidos são misturados no último verso? Explique-o, entendendo que ele é o “fecho” do poema
                                                
     Tc-tac   
               
                         










Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu ti-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Tic-tac...

Vinícius de Moraes

a)     Como chama a figura de linguagem “Tic-Tac’?
b)     O uso dela, nesse poema, foi aleatório? Explique os efeitos de sentido.


c)      Para além dela, o que o encadeamento dos versos propõe ao poema?



sexta-feira, 27 de março de 2014 -  4ª Semana

Educação Física
Prof.: Paulo
Turma: 900                       
Assunto: Atividade física

Qual a atividade física ideal para você?

http://saude.ig.com.br/bemestar/qual-a-atividade-fisica-ideal-para-voce/n1237863260132.html

Vídeos

Benefícios da Prática de Atividades Físicas

https://www.youtube.com/watch?v=9iGPOsk9tIo

Os 10 Mitos da Atividade Física

https://www.youtube.com/watch?v=MNJyR_xV5AE

Alimentação antes e depois da atividade física


A importância da atividade física





10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Atividade Física


Jogos
quarta-feira,  25 de fevereiro de 2015 -  4ª Semana 

Turma: 900

Exibição do filme: Prova de Fogo - Uma História de Vida



         Assistir ao filme Prova de Fogo, no Projetor Interativo Multimídia. 
          Ø Em seguida pedir que os alunos relatem oralmente e em forma de produção o         que  entenderam do filme;
        _ Perceber que um bom relacionamento depende de uma boa convivência com o             próximo.
        _ Reconhecer o valor da amizade, cooperação e perseverança;
    

          Ø Listar atitudes importantes que devemos  ter com os outros.
quinta-feira, 16 de outubro de 2014 -  3ª Semana 




Prof.: Dailton

Disciplina: Educação Física

Turmas: 900 e 901
Assunto: Oficina de Xadrez


quinta-feira, 02 de outubro de 2014 -  1ª Semana

História

Prof.ª: Ana Carla

Turmas: 900 e 901                      
Assunto: Eleições 2014

Simulado/Eleições 2014 utilizando o Software Aperta Quem , com as funções:
Cadastro de candidatos com nome e número; 
Botões: CONFIRMA, BRANCO E CORRIGE

Impressão de relatório em PDF.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014 -  4ª Semana

Produção Textual

Profª.: Roberta
Turma:  900
            
Assunto: Narrativa

NARRAÇÃO

A narração é um texto dinâmico, que contém vários fatores de dependência que são extremamente importantes para a boa estruturação do texto. Narrar é contar um fato,  acontecimentos, reais ou fictícios, vividos por indivíduos, envolvendo ação e movimento e como todo fato ocorre em determinado tempo, em toda narração há sempre um começo um meio e um fim. São requisitos básicos para que a narração esteja completa.

A narração está vinculada à nossa vida, pois sempre temos algo a contar.

Narrar é relatar fatos.

A narrativa impõe certas normas:

a) o fato: que deve ter sequência ordenada; a sucessão de tais sequências recebe o nome de enredo, trama ou ação;
b) a personagem;
c) o ambiente: o lugar onde ocorreu o fato;
d) o momento: o tempo da ação

O relato de um episódio implica interferência dos seguintes elementos:

fato - o quê?
personagem - quem?
ambiente - onde?
momento - quando?

Em qualquer narrativa estarão sempre presentes o fato e a personagem, sem os quais não há narração.

Na composição narrativa, o enredo gira em torno de um fato acontecido. Toda história tem um cenário onde se desenvolve. Desta forma, ao enfocarmos a trama, o enredo, teremos, obrigatoriamente, de fazer descrições para caracterizar tal cenário. Assim, acrescentamos: narração também envolve descrição.

Narração na 1ª Pessoa

A narração na 1ª pessoa ocorre quando o fato é contado por um participante, isto é; alguém que se envolva nos acontecimentos ao mesmo tempo em que conta o caso.

A narração na 1ª pessoa torna o texto muito comunicativo porque o próprio narrador conta o fato e assim o texto ganha o tom de conversa a amiga.
Além disso, esse tipo de narração é muito comum na conversa diária, quando o sujeito conta um fato do qual ele também é participante.

Narração na 3ª Pessoa

O narrador conta a ação do ponto de vista de quem vê o fato acontecer na sua frente. Entretanto o contador do caso não participa da ação.

Observar: "Era uma vez um boiadeiro lá no sertão, que tinha cara de bobo e fumaças de esperto. Um dia veio a Curitiba gastar os cobres de uma boiada".

Você percebeu que os verbos estão na 3ª pessoa (era, veio) e que o narrador conta o caso sem dele participar. O narrador sabe de tudo o que acontece na estória e por isso recebe o nome de narrado onisciente. Observe: "No hotel pediu um quarto, onde se fechou para contar o dinheiro. Só encontrou aquela nota de cem reais. O resto era papel e jornal..."

Você percebeu que o boiadeiro está só, fechado no quarto. Mas o narrador é onisciente e conto o que a personagem está fazendo


Fonte: http://www.algosobre.com.br/redacao/narracao.html

Atividade no Editor de texto BROffice Writer

Texto:
                                               
GOVERNAR

Os garotos da rua resolveram brincar de Governo, escolheram o Presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos.

- Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança. Januário será meu Ministro da Fazenda e pagará meu lanche.
- Com que dinheiro? – atalhou Januário.
- Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do Governo.
- E que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro.
- Lucram a certeza de que têm um bom Presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente.
- Assim não vale. O Presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens.
- Eu sou o Presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser Presidente é moleza? Já estou sentindo como este cargo é cheio de espinhos.
Foi deposto, e dissolvida a República.

                           (Carlos Drummond de Andrade. Contos Plausíveis. Rio de Janeiro, Record)

Após a leitura do texto, responda às questões:

1 .   Quais são as personagens da narração?

2 .  Quem é personagem principal, isto é, o protagonista da história?

3 .  O que eles resolveram fazer?

4 .   Por que o Presidente foi deposto?

5 .  Assinale as características do presidente que o texto apresenta:
a. ( ) mandão
b. ( ) autoritário
c. ( ) democrático
d. ( ) justo
e. ( ) egoísta
6. Que outro título você daria ao texto?
7. Escreva sim ou não, de acordo com o texto:
a. ( ) As autoridades devem aproveitar-se de seus cargos para tirar benefícios próprios.
b. ( ) As autoridades devem agir para o bem de todos, sem se aproveitarem do cargo para benefícios próprios.
8. Justifique sua resposta à questão 7.
9.Se você fosse Presidente, o que faria para beneficiar as pessoas?

Fonte: http://portugues.camerapro.com.br/texto-para-interpretacao-13-governar-nivel-fundamental/

ATIVIDADES ONLINE

Texto narrativo

http://oportugues.freehostia.com/hotpotatoes/textonarrativo/nocoes_gerais_narrativa/categorias_da_narrativa.htm

Texto dramático

Texto poético
http://oportugues.freehostia.com/hotpotatoes/textopoetico/nocoes_de_versificacao/textopoeticodefinicao.htm


quarta-feira, 24 de setembro de 2014 -  4ª Semana

Produção Textual

Profª: Flávia
Turma: 901

Assunto: Entrevista

De Frente com Gabi - MV Bill - Parte 1


Atividade
Criar em dupla um roteiro com dez perguntas para entrevistar um ex-aluno da escola.



sexta-feira, 12  de setembro de 2014 -  2ª Semana

Ciências

Prof.ª: Dayse
Turmas: 900 e 901                    

 Assunto: Experiências para Feira de Ciências.

Pesquisar experiências para apresentar na feira de Ciências. 

quarta-feira, 14 de agosto de 2014 -  1ª Semana

Geometria

Profª: Aline
Turma: 901

Assunto:  Teorema de Pitágoras

Vídeo aula

Teorema de Pitágoras - Aulas 3D - Colégio Contec

http://www.youtube.com/watch?v=lGsjhPKv1Z8

Demostración del teorema de Pitágoras

http://www.youtube.com/watch?v=bQcq9LITLvk&list=PLxUagDwHQn-rxUbHMB6lUICW0KSVwXD9C&index=2

Uma aplicação prática do Teorema de Pitágoras

http://www.youtube.com/watch?v=4l4Z8qkvSUc


quarta-feira, 14 de agosto de 2014 -  1ª Semana

Matemática

Profª: Aline
Turma: 900

Assunto:  Sistema de Equações

Vídeo aula

Sistemas de equações do primeiro grau - aprenda o método da substituição - #1

http://www.youtube.com/watch?v=6tne92O6txk


Sistemas de equações do 2º grau com duas variáveis, passo a passo, aula nº 119
http://www.youtube.com/watch?v=sJVn617iJbM



quarta-feira, 13 de agosto de 2014 -  1ª Semana

Geometria

Profª: Aline
Turma: 900

Assunto:  Teorema de Pitágoras

Vídeo aula

Teorema de Pitágoras - Aulas 3D - Colégio Contec

http://www.youtube.com/watch?v=lGsjhPKv1Z8

Demostración del teorema de Pitágoras

http://www.youtube.com/watch?v=bQcq9LITLvk&list=PLxUagDwHQn-rxUbHMB6lUICW0KSVwXD9C&index=2

Uma aplicação prática do Teorema de Pitágoras

http://www.youtube.com/watch?v=4l4Z8qkvSUc



quarta-feira, 13 de agosto de 2014 -  1ª Semana

Matemática

Profª: Aline
Turma: 901

Assunto:  Sistema de Equações

Vídeo aula

Sistemas de equações do primeiro grau - aprenda o método da substituição - #1

http://www.youtube.com/watch?v=6tne92O6txk


Sistemas de equações do 2º grau com duas variáveis, passo a passo, aula nº 119
http://www.youtube.com/watch?v=sJVn617iJbM



quarta-feira, 06 de agosto de 2014 -  2ª Semana
 
Geografia

Prof.: Fernando
Turma: 901                  

Assunto: Gravidez na Adolescência

Seminário com apresentação de Slides preparados pelos alunos.

terça-feira, 04 de agosto de 2014 -  2ª Semana


Língua Inglesa

Prof.ª: Keli
Turmas: 900 e 901                      

Assunto: Song Class


Atividades


1-CHOSSE THE CORRECT WORD:

It might seem CRAZY/LAZY what I’m about to say

Sunshine she’s here you can take a FRIEND/BREAK

I’m a hot air MOON/BALOON that could go to space

With the air, like I don’t care baby by the WAY/DAY


2- FILL IN THE BLANKS:

(Chorus)

Because I’m happy

Clap along if you fell like a ____________  without a roof

Because I’m happy
Clap along if you fell like happines is the ____________

Because I’m happy

Clap along if you know what ____________ is to you

Because I’m happy

Clap along if you __________ like that’s what you wanna do     


3-PUT THESE LINES IN ORDER:        

Yeah, well I should probably warn you I’ll be just fine (   )

Here come bad News talking this and that (   )

Yah, no offense to you don’t waste your time (   )

Yeah, give me all you got, don’t hold back (   )

Here’s why


(Chorus x2)

Happy, come on, bring me down

Happy, come on, bring me down

Love is too high to bring me down

Come on, bring me down

I said bring me down

Come on, bring me down

Love is too high to bring me down

Come on, bring me down

I said

Bring me down... can’t nothing...

Bring me down... your love is too high

Bring me down... can’t nothing...

Bring me down, I said (let me tell you now)

(Chorus x2)
 
sexta-feira, 25 de julho de 2014 -  4ª Semana

Profª: Christian

Educação Artística
Turma: 901

Assunto: Pós impressionismo
http://www.suapesquisa.com/vangogh3/

Vincent Van Gogh
A biografia, principais pinturas, importantes informações sobre sua vida, impressionismo e pós-impressionismo.

fotografia de Van Gogh
Foto de Van Gogh

Introdução 

Van Gogh é considerado um dos principais representantes da pintura mundial. Nasceu na Holanda, no dia 30 de março de 1853. Teve uma irmã e um irmão chamado Theo. Com este irmão, estabeleceu uma forte relação de amizade. Através das cartas que trocou com com o irmão, os pesquisadores conseguiram resgatar muitos aspectos da vida e do trabalho do pintor.

Biografia 

Começou a atuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte anos, foi morar em Londres e depois em Paris, graças ao reconhecimento que teve. Porém, o interesse pelos assuntos religiosos acabou desviando sua atenção e resolveu estudar Teologia, na cidade de Amsterdã.  Mesmo sem terminar o curso, passou a atuar como pastor na Bélgica, por apenas seis meses. Impressionado com a vida e o trabalho dos pobres mineiros da cidade, elaborou vários desenhos à lápis.

Resolveu retornar para a cidade de Haia, em 1880, e passou a dedicar um tempo maior à pintura. Após receber uma significativa influência da Escola de Haia, começou a elaborar uma série de trabalhos, utilizando técnicas de jogos de luzes. Neste período, suas telas retratavam a vida cotidiana dos camponeses e os trabalhadores na zona rural da Holanda.

O ano de 1886, foi de extrema importância em sua carreira. Foi  morar em Paris, com seu irmão. Conheceu, na nova cidade, importantes pintores da época como, por exemplo, Emile Bernard,
Toulouse-Lautrec, Paul Gauguin e Edgar Degas, representantes do impressionismo.  Recebeu uma grande influência destes mestres do impressionismo, como podemos perceber em várias de suas telas

Dois anos após ter chegado à França, parte para a cidade de Arles, ao sul do país. Uma região rica em paisagens rurais, com um cenário bucólico. Foi neste contexto que pintou várias obras com girassóis.  Em Arles, fez único quadro que conseguiu vender durante toda sua vida : A Vinha Encarnada. 

Convidou Gauguin para morar com ele no sul da França. Este foi o único que aceitou sua ideia de fundar um centro artístico naquela região. No início, a relação entre os dois era tranqüila, porém com o tempo, os desentendimentos foram aumentando e, quando Gauguin retornou para Paris, Vincent entrou em depressão.  Em várias ocasiões teve ataques de violência e seu comportamento ficou muito agressivo. Foi neste período que chegou a cortar sua orelha.  

Seu estado psicológico chegou a refletir em suas obras. Deixou a técnica do pontilhado e passou a pintar com rápidas e pequenas pinceladas. No ano de 1889, sua doença ficou mais grave e teve que ser internado numa clínica psiquiátrica. Nesta clínica, dentro de um mosteiro, havia um belo jardim que passou a ser sua fonte de inspiração. As pinceladas foram deixadas de lado e as curvas em espiral começaram a aparecer em suas telas 

No mês de maio, deixou a clínica e voltou a morar em Paris, próximo de seu irmão e do doutor Paul Gachet, que iria lhe tratar. Este doutor foi retratado num de seus trabalhos: Retrato do Doutor Gachet. Porém a situação depressiva não regrediu. No dia 27 de julho de 1890, atirou em seu próprio peito. Foi levado para um hospital, mas não resistiu, morrendo três dias depois.


Atividade

Pesquisar obras de Van Gogh e escolher uma para fazer a releitura.



terça-feira, 15 de julho de 2014 -  3ª Semana
Língua Portuguesa
Prof.ª: Ana Neri  
Turmas: 900 e 901       
               
Assunto: Artigo para jornal
Se é importante ensinar a perder, é também importante ensinar a ganhar?Descrição: http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_1.gif Descrição: http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_4.gifDescrição: http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_2.gifDescrição: http://educarparacrescer.abril.com.br/imagens/entrevistas/canto_3.gif
Sim, tão importante quanto ensinar a perder é mostrar como se deve  comportar quando ganha. "Ao ganhar, o importante é mostrar que se colocar acima do adversário e zombar são posturas que deixam o outro em situações constrangedoras e que o "perder" para o adversário toma uma proporção muito maior. Sentir-se bem, feliz e satisfeito faz parte de uma situação de ganhar, mas ela não deve desvalorizar o outro", diz Itamara Teixeira Barra, psicopedagoga
Atividade
Escrever no editor de texto um artigo com o tema: Saber perder e saber ganhar numa Copa da FIFA.


quarta-feira, 11 de junho de 2014 -  2ª Semana
 

Matemática

Profª  Aline
Turmas: 900 e 901

Equações do 2º grau incompleta

Vídeo aula


Calculadora de equações do 2º grau


A equação do amor

Galileu Galilei descreve sua admiração pela matemática com o célebre pensamento: “A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo”. Seguindo a linha dos que têm muito apreço por essa ciência fascinante, vamos exibir uma equação que poderá servir para conquistar alguns corações, mesmo daqueles que ainda não sentiram brotar no peito a paixão pela matemática. Reparem na beleza da estruturação e mais ainda no resultado final, uma verdadeira declaração de amor.

Vamos considerar os números reais positivos a, t, e, o, m. Obteremos o valor real de x na equação:


terça-feira, 10 de junho de 2014 -  2ª Semana

Língua Portuguesa

Profª Ana Neri
Turma: 901

Texto dissertativo e Narrativo

Analisar o texto da Música Todo Mundo - Copa 2014 

Gaby Amarantose Monobloco - TODO MUNDO

https://www.youtube.com/watch?v=927YwFiR9nQ 

 Gaby Amarantose Monobloco - TODO MUNDO(legendado)

Passinho

http://www.youtube.com/watch?v=xq_SYNYdbh4

Todo Mundo- Gaby Amarantos Brasil 2014 Letra

http://www.youtube.com/watch?v=X1hLFD2klXU

Criar uma charge sobre a Copa da FIFA 2014.

 
terça-feira, 27 de maio de 2014 -  5ª Semana

Língua Portuguesa

Profª Ana Neri
Turma: 901

Texto dissertativo e Narrativo


 Atividades no BrOffice-Writer
1 - Analisar o texto da Música Somos um Só - Copa 2014 e transformar o texto poético em narração ou dissertação, observando a paragrafação e pontuação.

 Somos um Só - Copa 2014
Compositor: Tavito e Aldir Blanc







Dessa vez é no Brasil
Essa bola tá com a gente, o desafio
É juntar talento lá do coração
Com a força da união
Fazer brilhar de novo, o campeão
No Brasil, isso é normal
Em todo canto tem um craque mundial
Feito de paixão
Buscando a vitória, sempre a vitória
Persegue a taça e vai com raça até o final

E a galera, veste a camisa amarela
E entra em campo
Pra jogar junto na fé
Um drible, uma esticada
Toque em toque até a rede
Chegou a hora
Agora somos um só
É nossa escola
De super, superação
Vai que dá Brasil, hexacampeão
Eu sei que vou
Vou do jeito que eu sei
De gol em gol
Com direito a replay
Eu sei que vou
Com o coração batendo a mil
É taça na raça, Brasil!
Eu sei que vou
Vou do jeito que eu sei
De gol em gol
Com direito a replay
Eu sei que vou
Com o coração batendo a mil
É taça na raça, Brasil!

É taça na raça, Brasil!
Link:
http://www.vagalume.com.br/temas-rede-globo/somos-um-so-copa-2014.html#ixzz32lX23oJ9


2 - Pesquisar tirinhas sobre a Copa 2014 e depois criar sua própria tirinha.














terça-feira, 29 de abril de 2014 -  5ª Semana
 

Educação Física

 Prof. Paulo
Turmas: 900 e 901

Jogos cooperativos

"Vivendo e aprendendo a jogar
Nem sempre ganhando
Nem sempre perdendo
Mas, aprendendo a jogar."
(Guilherme Arantes)

Estudo dirigido
Responder as perguntas no editor de texto - Writer

VÍDEO - YOUTUBE : https://www.youtube.com/watch?v=I7gkeTHnaDI

1- O que são jogos cooperativos?
2 - Qual o objetivo desses jogos?
3- O que mais importa em jogos cooperativos?
4- Quais as características libertadoras dos jogos cooperativos?
5- Quais os benefícios dos jogos cooperativos?

6-  Qual a diferença principal entre jogos cooperativos e competitivos?
7- Cite dois exemplos de jogos cooperativos - Educação Física.


8-  Construção do Quadro de Valores Sociais e Características dos Jogos Competitivos e Cooperativos

É possível que uma ou mais característica esteja presente em ambos os jogos!


frases que representem características e valores sociais presentes tanto nos jogos competitivos como nos jogos cooperativos
Copiar e colar a frase nas colunas associada à característica ou valor social correspondente ao tipo de jogo que  acredita estar representado. 
Características: Visão de que tem para todos;  Objetivos comuns; Ganhar com o outro; Jogar com; Visão de só tem para um (jogador, time); Confiança Mútua; Todos participam; Objetivos exclusivos; Descontração, atenção, preocupação, tensão; Solidariedade; Jogar contra; Diversão para todos; A vitória é compartilhada; Rivalidade; Vontade de Continuar Jogando; Existem momentos de alegria e de frustração; A vitória é só de um time e Pressa para acabar o jogo (saber o resultado).

“Quadro de Características/Valores Sociais”


Jogo Cooperativo
Características Predominantes
Características
Comuns
Jogo Competitivo
Características Predominantes




















9- Você acha que é possível inexistir competição nos jogos cooperativos? Por quê?






segunda-feira, 14 de abril de 2014 -  3ª Semana

Língua Inglesa

Profª Keli
Turmas: 900 e 901

Chocolate Literário - "Centenário de Orlando Villas Bôas"  Tema:  Respeito gera paz.

Pesquisa - Letra e Vídeo: Tributo a Paz (HEAL THE WORLD) - Michael Jakson




quarta-feira, 09 de abril de 2014 -  2ª Semana
Geografia

Prof. Fernando
Turmas: 900 e 901

Chocolate Literário - "Centenário de Orlando Villas Bôas"  Tema:  Respeito gera paz.

Estudo dirigido
Responder as perguntas no editor de texto - Writer

1) Quando foi criado o Parque Nacional do Xingu?
2) Em qual Estado e Macrorregião brasileira está localizado o Parque Nacional do Xingu?
3) Qual foi o presidente que criou o Parque Nacional do Xingu?
4)Quais são os tipos de vegetações que ocorrem no Parque Nacional do Xingu?
5) Antes de começar sua expedição Orlando Villas Bôas trabalhava em uma empresa de qual ramo?
6) Quem foi o antropólogo que ajudou Orlando Villas Bôas a criar o Parque Nacional do Xingu?
7) A  expedição de Orlando Villas Bôas criou quantas cidades no Brasil?
8) Aproximadamente quantos índios vivem hoje no parque Nacional do Xingu? E em quantas etnias eles são divididos?
  



quinta-feira, 03 de abril de 2014 -  1ª Semana

História

Profª  Carla
Turmas: 900 e 901

Chocolate Literário - "Centenário de Orlando Villas Bôas"  Tema:  Respeito gera paz.

Pesquisa - Biografia de Orlando Villas Bôas



quinta-feira, 27 de março de 2014 -  4ª Semana
 
Geometria

Profª Aline
Matemática

Profª Aline
Turmas: 900 e 901

Potenciação

http://www.youtube.com/watch?v=au6ksw-RcSM

http://matematica7.com.sapo.pt/7ano/cap1/um/1_ex1_9.html

http://matematica7.com.sapo.pt/7ano/cap1/um/1_ex1_11.html


http://matematica7.com.sapo.pt/7ano/cap1/um/1_ex1_13.html 



terça-feira, 18 de março de 2014 -  3ª Semana

Ciências

 Profª Dayse
Turmas: 900 e 901

A Água


Importância da água e a terra
https://www.youtube.com/watch?v=HAHj6LbrjEw


Benefícios  para o organismo

Propriedades e importância para a vida
https://www.youtube.com/watch?v=afyfaS77V-c



terça-feira, 11 de março de 2014 -  2ª Semana

Língua Portugues

Profª Ana Neri
Turmas: 900 e 901

Aposto e vocativo
http://www.youtube.com/watch?v=h883qlmW2hk

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18987


Atividade: copiar e colar no Writer e salvar LP900_seunome

ESCOLA MUNICIPAL LUIZA TERRA DE ANDRADE
Língua Portuguesa
Profª: Ana Neri
Data: 11/03/14
Dinamizadora: Rejane Goulart
Aluno(a):    
Turma: 900

Pacato cidadão
Skank Composição: Samuel Rosa e Chico Amaral
Oh! Pacato Cidadão!
Eu te chamei a atenção
Não foi à toa, não
C'est fini la utopia
Mas a guerra todo dia
Dia a dia, não...
E tracei a vida inteira
Planos tão incríveis
Tramo a luz do sol
Apoiado em poesia
E em tecnologia
Agora à luz do sol...
Pacato Cidadão!
É o Pacato da Civilização
Pacato Cidadão!
É o Pacato da Civilização...
Oh! Pacato Cidadão!
Eu te chamei a atenção
Não foi à toa, não
C'est fini la utopia
Mas a guerra todo dia
Dia a dia, não...
E tracei a vida inteira
Planos tão incríveis
Tramo a luz do sol
Apoiado em poesia
E em tecnologia
Agora à luz do sol...
Pra que tanta TV
Tanto tempo pra perder
Qualquer coisa que se queira
Saber querer
Tudo bem, dissipação
De vez em quando é "bão"
Misturar o brasileiro
Aaaaai!
Com alemão
Pacato Cidadão!
É o Pacato da Civilização...
Oh! Pacato Cidadão!
Eu te chamei a atenção
Não foi à toa, não
C'est fini la utopia
Mas a guerra todo dia
Dia a dia, não...
E tracei a vida inteira
Planos tão incríveis
Tramo a luz do sol
Apoiado em poesia
E em tecnologia
Agora à luz do sol...
Pra que tanta sujeira
Nas ruas e nos rios
Qualquer coisa que se suje
Tem que limpar
Se você não gosta dele
Diga logo a verdade
Sem perder a cabeça
Sem perder a amizade...
Pacato Cidadão!
É o Pacato da civilização
Pacato Cidadão!
É o Pacato da civilização...
Oh! Pacato Cidadão!
Eu te chamei a atenção
Não foi à toa, não
C'est fini la utopia
Mas a guerra todo dia
Dia a dia, não...
E tracei a vida inteira
Planos tão incríveis
Tramo a luz do sol
Apoiado em poesia
E em tecnologia
Agora à luz do sol...
Consertar o rádio
E o casamento é
Corre a felicidade
No asfalto cinzento
Se abolir a escravidão
Do caboclo brasileiro
Numa mão educação
Na outra dinheiro...
Pacato Cidadão!
É o Pacato da Civilização
Pacato Cidadão!
É o Pacato da Civilização...(2x)
Pacato Cidadão!
É o Pacato
Da Civilização! Da Civilização!

Responda as questões sobre o texto.
  1. Vocativo é o termo da oração por meio do qual chamamos o interpelamos nosso interlocutor, real ou imaginário.
  1. Transcreva da canção a expressão que evidencia o interlocutor do texto.
  1. Esse interlocutor é uma pessoa específica? Explique.
  1. O vocativo é um termo que se relaciona com o mundo exterior, com a situação comunicativa.
  1. Qual é o contexto brasileiro que leva o eu lírico a chamar o cidadão de pacato?
  1. Quais são as características de uma pessoa considerada “pacato cidadão” ?
  1. O trecho abaixo faz parte da crônica “Recado ao Senhor do 903” de Rubem Braga. Nessa crônica, enfoca os problemas de convivência diária entre vizinhos de apartamentos.
Recado ao senhor do 903
Vizinho
Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita pessoal – devia ser meia noite – e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. [...]
  1. identifique o vocativo no trecho acima.
  1. Qual a função do vocativo em uma carta?


Exercícios online
http://www.infoescola.com/portugues/adjunto-adnominal/exercicios/

http://rachacuca.com.br/educacao/portugues/concordancia-nominal/

http://www.graudez.com.br/portugues/funcoes%20sintaticas1.htm

Obs.: não deu tempo para os exercícios online.







Nenhum comentário:

Postar um comentário